Você sabe o que é OLAP (Online Analytical Processing)? O que isso tem a ver com a capacidade de administrar a sua empresa? Como pode impactar na tomada de decisões diariamente no ambiente corporativo?

Pois bem, se ainda não sabe responder a essas perguntas completamente, então a publicação de hoje é para você.

Desse modo, saiba que a arquitetura OLAP e suas ferramentas podem auxiliar na realização de análises comparativas da sua organização. Leia!

Tabela de Conteúdo

O que é Business Intelligence?

Antes de entendermos o que é OLAP, é necessário falar um pouco sobre outro conceito, o de business intelligence (BI), conhecido como inteligência de negócios ou inteligência empresarial, numa tradução ao português. Mas, afinal, o que é isso?

De forma geral, este é um processo de gestão empresarial que comporta processos de coleta, organização e análise de informações.

Desse modo, a partir disso tudo, utiliza uma série de técnicas e ferramentas empresariais para otimizar as atividades do negócio.

Portanto, em outras palavras, serve para reestruturar a sua empresa, adotando práticas mais produtivas. Via de regra, isto é feito por um analista de negócios ou por alguém que tenha conhecimento dessas práticas, a partir de treinamentos, por exemplo.

Então, na gestão empresarial, o business intelligence ajuda a interpretar dados, mesmo quando eles existem em grande quantidade.

Sendo assim, auxilia a identificar novas oportunidades no planejamento, visando práticas que aumentem a competitividade e a estabilidade a longo prazo.

Ou seja, a inteligência empresarial permite identificar a que passo está a sua organização e, após isso, como melhorá-la.

Por isso, serve praticamente para empresas de todos os setores, uma vez que se aplica ao operacional de um modo geral.

Porém, dito isso, o que o business intelligence tem a ver com OLAP? A resposta é simples: basicamente, o BI é um processo que extrai as informações de um banco de dados OLAP para avaliá-las.

Portanto, OLAP e BI estão conectados e, juntos, otimizam a tomada de decisões empresarial.

Assim, é uma importante ferramenta para comparar, sobretudo, diferentes períodos e o sucesso ou insucesso da adoção de novas práticas na organização.

O que é OLAP?

O que é OLAP?

Assim como falei na introdução, OLAP significa Online Analytical Processing, o que, traduzindo, pode ser chamado de Processamento Analítico Online.

No entanto, o nome não é muito claro. Por isso, precisamos explicar um pouco mais sobre o conceito geral.

Relembrando o que acabamos de ver, essa prática está integrada ao business intelligence. Aqui, então, o OLAP serve como um facilitador para as práticas de BI, ao permitir uma comparação de dados mais precisa.

Dessa maneira, o Processamento Analítico Online pode ser definido como uma tecnologia de bancos de dados.

Entre as suas principais características e finalidades, ela é otimizada exatamente para a produção de relatórios, ao invés de transações.

No entanto, embora pareça um conceito novo, a base do sistema OLAP não é recente.

Ela data ainda da década de 1960, tendo como base um livro de Ken Iverson, aplicado à prática posteriormente pela IBM com a APL (Arranjo Produtivo Local).

Então, este nicho se popularizou ainda mais durante as décadas de 1980 e 1990, tendo evoluções importantes.

E foi aqui que nasceram as ferramentas OLAP como conhecemos hoje, dando seus primeiros passos.

Por isso, em função desse desenvolvimento histórico, muitos conceitos utilizados em OLAP são provenientes da linguagem APL.

Ainda assim, há a inserção de novas ferramentas e uma integração mais efetiva no uso de dados.

O importante a ter em mente é que essa é uma tecnologia de estruturas multidimensionais, que visa dar acesso ágil às informações e dados de análise.

Ou seja, ela busca facilitar a tomada de decisões, trazendo avaliações como o de totais de vendas em determinado local, ações de marketing, etc.

Quais são os benefícios?

Agora, em relação às vantagens das ferramentas OLAP, quais são? Afinal de contas, se o Processamento Analítico Online é uma prática recorrente, é porque apresenta pontos positivos, não é mesmo?

Dessa maneira, podemos resumir em alguns pontos principais. Veja:

  • Facilidade: este método permite visualizar e analisar dados corporativos mais facilmente, possibilitando uma comparação simples e rápida.
  • Aumenta a competitividade: atualmente, quanto mais rápidas as decisões, melhor é. Assim, uma empresa que obtêm informações mais precisas e resolve ir para determinada região antes, por exemplo, pode estar determinando seu sucesso a longo prazo.
  • Modelo intuitivo: além de ser rápido e eficaz, o modelo OLAP é bastante intuitivo e natural. Desse modo, facilita também a leitura por quem está tomando as decisões na sua organização.
  • Flexibilidade: há a possibilidade de navegar e efetuar diferentes pesquisas, projetando cenários e descobrindo tendências e fatos sobre a organização e a sua atuação.
  • Funciona em diversos sistemas: o OLAP costuma ser usado na integração e disponibilização de bases de dados em SAP, ERP e CRM, por exemplo.

Ou seja, em resumo, essa tecnologia diminui as dificuldades na retirada e análise dos dados. Por isso, ela é considerada bastante adaptável às situações e fácil de adicionar a aplicações de suporte ao planejamento e a sistemas empresariais de análise e gestão.

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Conceitos básicos de OLAP

o que é OLAP?

Como foi dito anteriormente, a multidimensionalidade é um aspecto essencial quando falamos em OLAP.

Então, isso significa que as consultas de dados podem ser feitas a partir de diversas medidas e filtros, sempre aliadas ao business intelligence.

Contudo, para que essa visão multidimensional seja obtida, é preciso compreender quais são os conceitos fundamentais do Processamento Analítico Online.

Veja eles abaixo:

  • Cubo ou measure: nesta estrutura são armazenados os dados do negócio. Assim, temos fatores como vendas, receitas, investimentos, etc.
  • Dimensão: aqui são agrupados os dados relacionados. Como exemplo, temos venda de produto por período de tempo.
  • Hierarquia: é uma árvore lógica, em que são organizados os membros das dimensões.
  • Membro: é o subconjunto da dimensão, organizados dentro dos níveis hierárquicos. Então, pense em um nível hierárquico regional (América Latina, Europa, Oriente Médio), depois em países (Brasil, Itália, Irã), em seguida cidades (São Paulo, Roma, Teerã) e assim por diante.
  • Medida: essa dimensão é mais utilizada nas comparações, agrupando custos, taxas, lucros, etc.

Aplicações OLAP por área

Para finalizar, saiba que a aplicação OLAP pode ser feita em diversos segmentos dentro da mesma empresa.

Isto é, mesmo diferentes setores podem se aproveitar desta tecnologia, embora para conteúdos diferentes.

Pense, então, no setor de vendas. Neste caso, pode ser realizada uma análise segmentada entre produto, região, período do tempo, etc. Dessa maneira, isto permite uma maior previsibilidade e análise de ações ótimas.

Além disso, nas finanças, esta tecnologia é perfeitamente adaptável à análise de L&P, ao fluxo de caixa, às ações de investimento, entre outros.

De modo similar, no marketing, permite a análise de mercados e, no setor de RH, a projeção de salários e de benefícios.

Note, portanto, que este modelo pode ser bastante eficaz, desde que devidamente implementado.

Em função das suas características, ele permite que um planejamento estratégico mais eficaz seja elaborado, entendendo mais sobre a sua própria organização, independentemente do tamanho dela.

Portanto, se você está buscando otimizar a metodologia de tomada de decisões no seu negócio, comece a pensar em soluções como estas!

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