Planejamento de negócio: O que é e como fazer?

Abrir uma empresa de sucesso é o sonho de muitas pessoas que pensam em empreender e se transformarem em seus próprios chefes. O planejamento de negócio é o primeiro passo para você se tornar um empresário bem-sucedido.

O que é um plano de negócio?

Qualquer coisa que vamos realizar, seja um projeto, a compra de um carro novo ou, no caso, a abertura de uma nova empresa, precisamos planejar muito bem cada passo que devemos dar.

O plano empresarial é uma metodologia onde você planeja os pontos mais importantes para abrir uma empresa, tentando prever todos os custos e investimentos.

Este planejamento evita surpresas desagradáveis e problemas financeiros, ou até problemas administrativos, como a falta de matéria prima.

E se eu já tiver uma empresa?

Muitas pessoas abrem empresas sem planejar muito ou chegam à um cargo de gestão onde devem melhorar os números da empresa e gerar lucros.

Empresas sem planejamentos acabam gastando muito mais, desperdiçando tempo e matéria prima e perdendo clientes.

Porém, mesmo que o planejamento de negócio seja uma ferramenta para novos empreendedores, você também pode aplicar em sua organização e colher os frutos dessa estratégia de sucesso.

Como fazer um bom plano de negócio?

Um plano para sua empresa deve conter várias informações que irão ajudar você a visualizar as necessidades básicas e os possíveis retornos financeiros.

Então vamos dividir o plano em algumas seções básicas para você ir aprendendo com calma o que deve colocar no papel para consiga saber melhor qual ação deve tomar a seguir.

Definição da empresa

O primeiro passo é definir como será, ou como é, a empresa, isso possibilita que você saiba qual é o mercado e comece a identificar até seu público alvo.

A definição é separada em alguns tópicos, isso organiza melhor nossas ideias e fica expresso de forma mais clara no papel.

  • Resumo do negócio: Aqui você vai dar uma curta explicação do que pretende fazer, por exemplo: “Cuidar de animais e vender produtos para donos de pets”.
  • Setor de atuação: Neste tópico você identifica o seu mercado, isso será importante no planejamento de negócio para você saber onde investir as campanhas de marketing ou em que áreas buscar especializações. Um exemplo deste tópico seria: “Serviços com animais no geral, petshop”.
  • Concorrência: No mundo dos negócios você sempre está competindo com alguém, é essa concorrência que faz com que sempre surjam novos serviços e ideias. No plano empresarial você deve identificar quem são seus concorrentes e qual o risco que eles trazem para sua empresa. Continuando o exemplo: “Mundo Cão Petshop, atua apenas com cachorros e Bicho mania loja de animais de estimação, trabalha apenas com a venda e doação de animais”
  • Diferenciais positivos: Você pode utilizar esse espaço para identificar quais os pontos que você pode oferecer que vão dar certa vantagem em relação à concorrência, como “Em nosso petshop cada animalzinho recebe um cadastro, onde nossos especialistas controlam dados como vacinas, histórico médico e etc”.
  • Diferenciais negativos: Este é outro ponto muito importante do planejamento de negócio, é aqui que você identifica os pontos que podem fazer os clientes procurarem seus concorrentes, exemplificando “O nosso preço é muito alto e a qualidade é semelhante ao concorrente mais barato”.
  • Visão de mercado: Todo grande empreendedor visualiza sua empresa no futuro, sempre com o pé no chão para conseguir transformar essa visão em realidade, tanto as de curto prazo como as de longo prazo. No exemplo da petshop “Em alguns meses queremos conquistar os clientes do bairro, e em alguns anos abrir filiais nas cidades próximas”.

Com esses tópicos definidos você já tem as ideias base da empresa e o destino que quer chegar (Várias filiais), agora temos que descobrir qual é o melhor caminho para chegar nesse destino.

Veja mais:  Controle de Ações Financeiras – Veja como funciona e sua importância para empresas

Investimento

Em todo negócio é necessário um ponto de equilíbrio entre o investimento e as receitas, já que o objetivo de toda e qualquer empresa é dar dinheiro.

No planejamento de negócio você deve dividir os seus investimentos em duas categorias.

  • Investimentos iniciais: São todos os custos de construção, reforma, compra de maquinários, cursos de especialização e etc.. Ou seja, tudo o que você vai gastar para abrir a empresa.
  • Investimentos contínuos: Todas as empresas precisam de investimentos ao longo de sua vida, seja para ampliação, manutenções, treinamento de funcionários entre outros. Esses investimentos devem ser colocados nos contínuos, e a previsão deles é algo bem importante, por isso é recomendado fazer esse planejamento para os próximos 5 anos.

Com esses investimentos você já sabe quanto terá que desembolsar para começar a sua empresa e quanto vai gastar todo ano para manter os investimentos ativos.

Vale lembrar que os investimentos em marketing também são muito importantes, podendo até possuir um espaço separado em seu planejamento para prever esses valores.

Os investimentos dão uma primeira ideia de caminho até o destino que escolhemos no primeiro item, o próximo vai nos indicar a qualidade desse caminho.

Custos e projeção de receitas

Saber quanto você vai gastar e receber é muito importante em um planejamento de negócios, é, basicamente, o feedback dos investimentos que você pretende realizar.

Para calcular os custos você pode separar os valores em duas categorias.

  • Custos fixos: São os custos que terá todo mês, independente se produzir um produto ou milhares produtos. Um exemplo disso é o salário dos funcionários.
  • Custos variáveis: São os custos gerados para produzir cada produto, estão incluídos o valor da matéria prima utilizado, a hora-máquina entre outros fatores.

Já a projeção de receitas é realizada conforme uma pesquisa de mercado, que indica qual é a venda esperada de cada produto. Com essa pesquisa você pode calcular o lucro e ter uma ideia de quanto dinheiro irá entrar todo mês.

Essa informação é interessante, com ela você pode fazer um benchmarking e comparar os produtos para ver quais são mais rentáveis.

Agora já temos um destino, um caminho e já sabemos como é esse caminho, precisamos descobrir se é realmente viável começar essa jornada.

Análise de viabilidade

Nessa área você pode calcular vários indicadores que vão te contar, em números e porcentagens, qual é o verdadeiro retorno que sua empresa pode dar.

Alguns desses indicadores que você pode calcular no planejamento de negócio são:

  • Valor Presente Líquido: O VPL avalia quanto vale a empresa de acordo com as projeções de lucro e investimentos, se o valor dela, atualmente, for menor do que o valor investido, então pode não ser uma boa ideia.
  • Taxa Interna de Retorno: Esse índice avalia o investimento e o retorno esperado, calculando a porcentagem de rendimento da quantia investida, se for menor do que a Taxa da poupança, pode ser melhor guardar o seu dinheiro no banco.
  • Payback: Este índice avalia o tempo que demora para que o seu investimento seja pago, assim você pode analisar se vale a pena apostar os próximos 5 ou 10 anos da sua vida nesse negócio.

Agora já temos todas as informações da nossa jornada empreendedora, mas para facilitar ainda mais a sua vida, você pode adicionar um último tópico, para analisar todas essas informações juntas, em forma de gráficos.

Continue aprendendo: Redução de Custos – Quanto a empresa onde você trabalha reduziu de custos?

Panorama

Saber ler e interpretar um planejamento de negócio é muito importante, os gráficos ajudam a você ver o que será realizado e toda a movimentação financeira nos próximos períodos.

Então sempre que realizar um plano de negócio preste atenção nos gráficos e no panorama geral, é com esses dados que você pode decidir em investir em sua ideia ou mudar de estratégia de negócio, revendo alguns investimentos e produtos.

E o plano sempre dá certo?

A qualidade do planejamento vai sempre depender da qualidade dos dados que você colocar, se você esquecer parte dos investimentos e dos custos, o planejamento não consegue prever com exatidão o lucro.

Então quando estiver fazendo o planejamento sempre estude muito a sua ideia, tentando identificar do melhor modo possível os dados e conseguindo uma previsão bem confiável.

E como posso melhorar o planejamento ou minha capacidade de empreendedor?

O planejamento de negócio é algo que vai ficando cada vez mais fácil e intuitivo de ser feito, a experiência de mercado é a grande variável no mundo dos negócios, por isso a persistência é uma das principais características dos grandes empreendedores.

Mas você pode aprender muita coisa estudando, inclusive com cursos online ou até acompanhando profissionais de sucesso no linkedin.

A rede social profissional é um ótimo lugar para se inspirar e até para realizar brainstorming discutindo com outros aspirantes a empreendedores.

Não existe atalho para o sucesso, o único jeito que funciona é o trabalho duro e o planejamento bem realizado. Ninguém alcança o sucesso sem ultrapassar vários obstáculos antes.

Continue lendo: Controle de Cheques Recebidos – Vital para a saúde financeira

Conheça mais sobre o mundo dos negócios

O planejamento de negócios é uma metodologia muito eficiente para a abertura ou mudança de estratégias de uma empresa, mas no mundo do empreendedorismo ainda existem vários detalhes que você deve conhecer.

Acompanhe nossos conteúdos e descubra tudo o que você precisa saber para ser um empreendedor de sucesso e várias dicas para seu negócio.

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