Introdução ao Kamishibai

Você já ouviu falar em Kamishibai? Ela é uma ferramenta que tem por objetivo promover melhoras na produtividade e fazer com que os resultados da empresa melhorem.

Como isso é feito? Através de uma auditoria realizada frequentemente que abrange os processos.

No ambiente fabril a gestão e a auditoria são um grande desafio além de ser uma dificuldade para os gestores, mas, a ferramenta Kamishibai pode ser a saída.

Ela é uma das ferramentas que a filosofia Lean utiliza a fim de promover a melhoria contínua e reduzir alguns pontos negativos que ocorrem na organização.

As metodologias voltadas para a gestão são essenciais para que os desperdícios sejam reduzidos e os resultados da empresa se tornem melhores.

Vamos conhecer algumas peculiaridades e como usar essa ferramenta?

Tabela de Conteúdo

O que é Kamishibai?

Kamishibai tem origem japonesa e é uma das formas de histórias. No Japão, tanto homens quanto mulheres podem contá-las em bibliotecas, escolas e até nas ruas.

No século XII, era costume os monges usarem pergaminhos para, junto aos seus ouvintes, contar histórias que tivessem lição de moral.

Dentro da filosofia Lean, o Kamishibai é utilizado como uma ferramenta que ajuda a ilustrar a programação das auditorias. Assim os respectivos status e temas são alocados nos setores da organização.

Ela vai mostrar quais as deficiências principais que existem em cada área, as ações corretivas e as conformidades.

As auditorias são planejadas e esse planejamento deve ser realizado dentro de períodos escalonados que pode ser semanal, quinzenal ou até trimestral.

É necessário que haja a participação tanto da gerência quanto da direção para que elas sejam realizadas.

Mas isso não é tudo, afinal, é de grande importância que os responsáveis por cada área se envolvam para que tomem ciência dos resultados que forem apurados pelas auditorias.

Como o Kamishibai é utilizado pelo Lean?

A filosofia Lean tem como objetivo promover a melhoria contínua e para isso ela utiliza algumas ferramentas. O Kamishibai é uma dessas ferramentas.

Na verdade, ela ajuda a gerenciar as auditorias que ocorrem em um processo.

Em uma placa são colocados diversos cartões e um deles é selecionado aleatoriamente ou conforme a programação feita pelos gerentes da área e supervisores.

Desta forma, tanto a limpeza quanto a segurança do local são mantidas e as verificações de qualidade realizadas.

Ao começar a implantação da filosofia Lean muitas organizações lutam para mantê-la. Mas, certamente, o maior desafio que elas encontram é sustentar as melhorias que passam a ser observadas.

Para isso, algumas ferramentas de melhorias podem ser utilizadas como o 5S, TQM, Lean, TPM, Six Sigma entre outras.

A configuração dos processos para o longo prazo é um desafio de grande proporção.

Por isso, as organizações passaram a criar auditorias em um sistema ou novo processo com o intuito de assegurar a sustentabilidade. Mas se isso não for feito de forma correta e regular não irá ajudar tanto.

Através de cartões de instruções padronizados de trabalho os processos podem ser configurados mais facilmente.

Esses cartões são criados com o intuito de mostrar como que aquele processo precisa ser feito.

Os colaboradores são treinados pelos supervisores com o novo processo e utilizam as folhas de instruções do trabalho.

Após isso é realizada a implantação do sistema de auditoria com o intuito de garantir que todos estão seguindo o processo corretamente.

Inúmeros processos estão adotando esse formato utilizando as ferramentas Lean.

Mas em algum momento as organizações irão perceber que ainda falta alguma coisa e é nesse momento que a auditoria surge.

O 5S

O 5S se origina das palavras japonesas seiton (senso de organização), seiketsu (senso de conservação), seiri (senso de utilização), shitsuke (senso de autodisciplina) e seiso (senso de limpeza).

lean six sigma e metodologia dmaic

O foco dessa ferramenta da filosofia Lean é a melhoria contínua.

Por esse motivo, seu programa possui caráter participativo e busca, de forma simples, efetiva e fácil, educar as pessoas tanto dentro quanto fora do ambiente organizacional.

Qualidade

Gilmore é um dos gurus das ferramentas de qualidade e a define como o grau que certo produto está em conformidade com a especificação ou com o projeto.

Existem inúmeras ferramentas que visam a qualidade que certamente podem ser utilizadas para melhorar os processos e os serviços.

Mas algumas que se destacam são:

TPM

TPM é a sigla para Manutenção Produtiva Total que se trata de uma ferramenta da filosofia Lean.

Por pertencer a essa filosofia é possível deduzir que ela é utilizada com o intuito de reduzir os desperdícios e fazer com que a produtividade aumente. TPM faz isso e ainda desenvolve o entrosamento dos profissionais.

Seu objetivo é evitar que as falhas aconteçam, bem como que as máquinas parem. Mas e se isso acontecer?

Segundo essa ferramenta, se a parada acontecer ela deve ter o menor tempo possível.

TQM ou Gestão da Qualidade

Quando a gestão da qualidade foca em cumprir com os requisitos da qualidade temos o controle da qualidade ou TQM.

Com o intuito de garantir a qualidade, o processo de medição, teste e exame é inspecionado. O intuito disso é fazer uma avaliação das características do produto ou serviço e fazer uma comparação.

Uma das ferramentas do Lean, a Gestão da Qualidade
Fonte: Juran

Assim, são verificados se os requisitos especificados estão presentes. Processos, produtos e até mesmo resultados podem passar pelo processo de inspeção.

Isso vai garantir que ao sair da linha de produção o objeto ou serviço estará correto e atendendo a todas as especificações.

Kamishibai e Lean: qual a relação?

A filosofia Lean tem sido muito explorada no mundo corporativo, pois ela visa aumentar tanto a produtividade quanto a eficiência.

Na foto, os funcionários estão aplicando o quadro de Kamishibai

Suas regras são simples, concisas e buscam facilitar a produção. Essa filosofia surgiu dentro de uma empresa gigante, a Toyota, e seu foco é extinguir oito tipos de desperdícios que são muito comuns nas fábricas:

  • Tempo de espera;
  • Excesso de produção;
  • Excesso de processamento;
  • Inventário;
  • Transporte;
  • Defeitos;
  • Movimento;
  • Habilidades subutilizadas.

Já o Kamishibai trata-se de uma ferramenta utilizada com o intuito de que todos os pontos citados acima estejam funcionando perfeitamente.

Assim, ela garante que o uso da filosofia Lean seja eficiente dentro da empresa.

Como implementar a ferramenta?

Certamente uma das grandes dificuldades que toda empresa possui é aprender a implementar uma nova ferramenta.

Assim, novos conceitos e processos serão inseridos e nem todos sabem ao certo o que fazer.

Quando se trata da implementação da ferramenta Kamishibai é preciso ter atenção a um fato: ela não possui uma única forma.

Tudo vai depender da quantidade de auditores e até mesmo do tamanho que a empresa possui, ou seja, vale da criatividade do gestor para que a ferramenta seja adaptada à organização.

Que tal compreendermos através de um exemplo prático?

Passo 1 – Elaboração do questionário

Certamente, o primeiro passo é o de maior complexidade na hora de implementar essa ferramenta da filosofia Lean.

É nesse momento que os temas que são necessários para a realização da auditoria sejam verificados.

Aos representantes de todas as áreas é necessário solicitar que façam uma análise. A partir daí, será possível elaborar uma lista contendo as questões referentes a cada tema.

Alguns exemplos de temas são: TPM, Qualidade, 5S, Treinamento entre outros.

Passo 2 – Elaboração dos cartões

Não há um modo único e exclusivo para elaborar os cartões. Eles podem ser confeccionados com papel plastificado, entrando em contato com uma gráfica ou até em formas de cadernos.

O que realmente importa é que cada cartão possua um tema e seu respectivo questionário.

Mas também em um cartão podem estar agrupados mais temas. Fica a critério da empresa.

O importante é que eles sejam confeccionados e disponibilizados nos locais de trabalho.

Passo 3 – Elaboração do quadro

É de suma importância que o quadro Kamishibai seja exposto em um lugar que tenha boa visibilidade.

Isso vai permitir que os auditores consigam verificar a programação.

Nesse quadro deve estar a seleção dos auditores, o cronograma para as auditorias, as áreas e temas que passarão pela audição no período.

Mas atenção, os itens que estão no quadro não devem ser fixos, afinal, eles serão alterados constantemente, de acordo com a necessidade.

Passo 4 – Monitoração da ferramenta

O último passo é realizar a atualização do quadro conforme o período escolhido para as auditorias. Esse período pode ser semanal, quinzenal ou trimestral.

Algo bem interessante e que pode ajudar nessa tarefa é elaborar uma planilha para que seja feito um planejamento do cronograma para a realização das auditorias.

Certamente isso vai facilitar o processo de atualização do quadro. Também é importante que os números de conformidades e não conformidades sejam coletados.

Assim eles permitirão que as principais deficiências existentes em cada área sejam visualizadas.

Benefícios do Kamishibai

Quando o Kamishibai é utilizado dentro da estrutura da filosofia Lean diversos benefícios podem ser observados.

Alguns que mais se destacam são:

Melhoria na comunicação

A grande maioria dos gestores é tão ocupado que possuem tempo disponível para andar pela fábrica e ver o que realmente está acontecendo.

Isso faz com que eles não tenham uma conversa direta com aqueles colaboradores que mais possuem conhecimento sobre as fraquezas e forças dos processos.

Entretanto, com a utilização do Kamishibai, será destinado um dia para que cada gestor faça uma visita rápida ao ambiente de produção.

Assim ele terá como fazer algumas perguntas, mesmo que sejam simples, àqueles colaboradores.

Dessa forma ele verá e terá respostas diretas sobre as necessidades de cada setor.

Auditoria facilitada

O modelo de auditoria utilizado no mundo ocidental não é tão eficiente. Na maioria das vezes ele possui um checklist que geralmente é esquecido na prancheta.

Entretanto, o Kamishibai simplifica e até melhora o processo das auditorias. Assim, ele é levado em consideração e promove uma melhora nos pontos da produção que são necessários.

Inserção dos valores nos colaboradores

Constantemente as informações são trocadas e quase que diariamente há a presença de alguém da diretoria nos lugares que não era comum.

Com isso, a troca de conhecimento acontece com maior frequência e os valores da empresa passam a se difundir entre os funcionários.

Os diretores deixam de ser vistos como estranhos e se tornam colegas que possuem um objetivo comum: melhorar as técnicas de trabalho e os processos.

Conclusão do Kamishibai

Kamishibai é uma ferramenta de grande importância dentro de qualquer organização que deseje implementar a melhoria contínua.

Na verdade, ela é uma das ferramentas que a filosofia Lean utiliza para alcançar esse objetivo.

Para sua correta implementação é preciso seguir alguns passos básicos, mas que são essenciais para o sucesso ser alcançado.

Gostou do que aprendeu sobre o Kamishibai? Pretende implementá-lo em seu ambiente de trabalho?

Conte-nos o que você achou e caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco!

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