Entenda o que é Liderança Enxuta e qual sua importância

A Liderança Lean ou Enxuta é a junção da metodologia Lean com a postura e ações de um líder assertivo.

Esse tipo de liderança pode ser aplicado em diversas áreas, como no processo de gestão, desenvolvimento de projeto ou até diretamente na produção.

Devemos lembrar que a filosofia Lean visa a redução de desperdícios, melhoria contínua e elevação da qualidade.

A Liderança Lean como um ciclo

O esforço da produção Lean é gerar o melhor valor para o cliente com eficiência e competência.

É importante que gestores e investidores saibam criar métodos para atingir os objetivos.

Lembramos que a aplicação das ferramentas conceituais de negócio focado na produção enxuta ajuda a treinar, orientar e amadurecer a formação de líderes alinhados com os objetivos Lean.

Neste artigo falaremos mais dos conceitos do Lean aplicado à liderança e aos negócios.

O caminho da Liderança Lean

Inicialmente, esse tipo de líder precisa compreender todos os aspectos de crescimento e adoção de esforços em prol de geração de valor para o cliente.

Existem muitas ferramentas Lean que podem ser utilizadas pelo líder, mas é preciso saber quando e qual utilizar para atingir as metas de forma consistente e precisa.

O líder pode enxergar os momentos de trabalho a partir do gemba walk, que significa caminhar e estar onde o trabalho acontece, como forma de obter análises para aplicação de melhorias de processos.

Através dessas análises, o líder precisa colher informações, sugerir ações corretivas e entender profundamente os detalhes junto com a equipe.

A liderança no sistema de gestão

A presença dessa liderança no sistema de gestão precisa identificar oportunidades e problemas, sabendo trabalhar junto com todos os envolvidos da equipe de forma equilibrada e igualitária.

A Liderança Enxuta também deve saber enxugar processos e reduzir burocracias, melhorando também os relacionamentos de trabalho.

Sabendo expor os problemas encontrados e compartilhando com os colaboradores que os problemas não estão sempre nas pessoas, mas a maioria das vezes nos processos.

Sendo assim, o esse líder precisa saber ensinar e apoiar mais do que mandar e controlar somente de forma isolada e autoritária.

Tipos de liderança

Sabemos que a liderança não se refere somente a um cargo. Existem colaboradores que ocupam cargos menos expressivos e são líderes naturais em seus setores.

Da mesma forma, existem gestores que ocupam grandes cargos e possuem espírito de liderança no setor no qual se tornaram especialistas.

A liderança pode ser obtida a partir de um talento natural, de um processo de treinamento ou até mesmo com a experiência.

E quando falamos em Liderança Lean devemos valorizar as melhores possibilidades.

A seguir apresentamos os principais tipos de liderança que podem ser integrados ao sistema enxuto.

1 – Liderança direcionada

Podemos interpretar esse tipo de liderança através do líder diretivo, referente ao indivíduo que sabe definir papéis e as funções de seus colaboradores.

Ele sabe supervisionar tudo de perto, selecionando as decisões certas a serem tomadas com a comunicação direcionada num único sentido.

Esse tipo de líder está mais presente em fases iniciais de implementação, onde o choque de costumes é maior.

2 – A liderança de suporte

O líder também precisa dar suporte para a sua equipe. Ele pode orientar seus colaboradores com alocação de atividades e tarefas.

As decisões e controle dos processos são responsabilidade do seguidor ou do colaborador do líder.

Esse tipo de liderança pode ser oportuna em fases intermediárias de implementação, quando o comportamento das equipes já estão um pouco mais maduros.

3 – A liderança que delega

Muitas vezes é importante delegar funções, ou seja, repassar atividades para serem realizadas por outras pessoas da equipe.

Mesmo no contexto do Liderança Enxuta, esse tipo de líder pode estar envolvido em decisões e resolução de problemas apresentando compartilhamento na tomada de decisões.

4– Liderança Coach

Esse tipo de líder apresenta a capacidade de desenvolver as habilidades de seus colaboradores e seguidores.

Ele pode desenvolver as pessoas através de estudos, análises, cursos, seminários e demais tipos de orientações.

Dessa forma, a comunicação é de duas vias. Envolve níveis intermediários e avançados de implementação, devido a maturidade de suas equipes.

Veja mais: Já ouviu falar da comunicação assertiva? Confira 10 dicas de como usar!

A liderança enxuta

Todos os tipos de liderança podem fazer parte do processo de desenvolvimento do Liderança Enxuta.

Quando falamos na filosofia na produção Lean é normal as pessoas se concentrarem na parte do gerenciamento de processos, por outro lado poucos percebem que além de adotar as ferramentas de gerenciamento é fundamental renovar a cultura organizacional.

Importância da liderança Lean

As 5 qualidades de um Líder Lean

Lembramos que a filosofia Lean possui a meta de fornecer o melhor valor possível para o cliente e da maneira mais eficiente.

Dessa forma, qualquer gerente que esteja determinado a conseguir isso precisa enfatizar a busca da melhoria contínua.

É importante que toda a equipe esteja envolvida para aplicar as mudanças necessárias no trajeto de desenvolvimento dos projetos.

O modelo e os valores de liderança

Podemos enfatizar que o modelo de Liderança Enxuta é concentrado no objetivo de criar líderes, baseados em cinco valores de liderança:

1 – Desafio;

2 – Desenvolver a mente Kaizen;

3 – Caminhar pelo chão (gemba walk);

4 – Facilitar o trabalho em equipe.

5- Gerar respeito

Numa equipe de trabalho, a pessoa liderada precisa se sentir desafiada por seu trabalho, e enxergar maneiras melhores de fazê-lo.

Mesmo que nem todos conheçam o gerenciamento, é importante que a equipe seja treinada a seguir instruções e, ao mesmo tempo, tomar decisões baseadas em análise de dados.

A busca por melhorias

Quando a equipe busca melhorias, o colaborador pode desenvolver uma mentalidade Kaizen focada na solução de problemas, não apenas seguindo as instruções.

Lembramos que Kaizen é uma metodologia Lean que busca caminhos para melhoria de processos e produção.

Ele segue um ciclo que envolve planejar, fazer, verificar e agir. Para agir como líder enxuto, é fundamental entender isso profundamente e envolver sua equipe em todas as etapas do processo.

O ambiente

O ambiente também pode se tornar melhor, lembrando que para facilitar o ambiente Lean, o líder pode e deve fazer parte da equipe, jamais se sentir acima da equipe.

Realizar caminhadas no local de trabalho e se comunicar livremente com cada pessoa o ajudará a conseguir proximidade.

É fundamental saber abordar e conversar sobre a importância do trabalho, pois mesmo as pessoas mais motivadas e hábeis serão apenas indivíduos extremamente bons no que fazem e nem sempre olham no mesmo sentido.

É fundamental o respeito pelas pessoas para obter o sucesso. Lembramos que o respeito pelas pessoas não é apenas ser educado com sua equipe.

É reconhecer que as pessoas da equipe não podem fazer todo o trabalho sozinhas. Saber respeitar a opinião, a experiência, a capacidade de desafiar suas decisões e os limites pessoais.

Orientação e exemplo

Lembramos que, no contexto do Liderança Enxuta, esse tipo de liderança envolve mais ensinamentos do que somente autoridade de gerência.

Saber fazer a metodologia funcionar em organização como um, o líder precisará incentivar sua equipe a melhorar continuamente suas habilidades duras e leves.

Baixe Gratuitamente o E-book: Supervisor, Chefe, Líder: você sabe como gerenciar as relações com eles?

Para funcionar

Identificamos que para o modelo de liderança funcionar, é importante focar mais na cultura da empresa.

Porém, considerando os mais importantes, devem estar a confiança e a transparência. Deixar exemplo é importante para a equipe e a organização.

Aplicações e mudanças

Sendo assim, o conceito enxuto requer mudança cultural e, portanto, é contínuo e permanente. Não envolve somente uma meta, mas um amplo processo em prol da melhoria contínua.

Os resultados começam a aparecer a médio prazo e se intensificam somente a longo prazo a partir dos esforços da empresa.

A filosofia Lean e a Liderança Enxuta usam metodologias e ferramentas de gestão empresarial que aceleram a implantação e manutenção de todo o processo.

Como a Gestão de Custos pode auxiliar?

Numa visão geral, o Sistema de Gestão de Custos pode gerar mais agilidade no acesso às informações facilitando as tomadas de decisão em torno da eliminação de custos na empresa.

Esse sistema é um grande aliado para o gestor que tem o objetivo de saber exatamente quais são os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis de todo o seu processo produtivo.

Ajuda a eliminar desperdícios e garantir maior competitividade e lucratividade nos processos produtivos em diferentes segmentos de produção.

A produção e a manufatura

Analistas percebem a manufatura ou produção enxuta como uma ótima ferramenta de melhoria de determinado setor ou departamento da empresa. Porém, ela é mais do que uma ferramenta.

Trata-se de uma filosofia, a qual deve ser compreendida e utilizada por todos os colaboradores da organização, a todo o momento, em todas as atividades que realizam.

A implementação

No seu processo de implementação, essa filosofia não vai alterar só um processo ou outro da sua organização, pode alterar sua estratégia, sua forma de programar a produção, o fluxo de materiais e informação dentro da empresa.

Conhecimento

A ausência de conhecimento sobre essa filosofia pode prejudicar a empresa, sendo importante que especialmente os líderes sejam detentores do conhecimento e o repassem para suas equipes.

Como falamos de compartilhamento e exemplos anteriormente, podemos enfatizar que os líderes devem reforçar comportamentos enxutos para criar a cultura Lean.

Caso não haja envolvimento dos líderes, não haverá envolvimento do restante da equipe e a sua jornada será encerrada antes mesmo de ter se iniciado em todo o processo.

Evitando riscos

Geralmente, a alta rotatividade dos líderes interfere na gestão, podendo prejudicar do processo de implementação Lean como um todo, pois a quebra do comando causa uma descontinuidade do processo.

Sucesso

No contexto do Liderança Enxuta, a jornada de sucesso contém líderes capacitados, engajados, que motivem e ensinem suas equipes e que permaneçam na organização.

Níveis de envolvimento

Dentre o nível de envolvimento do líder podemos exemplificar a partir do conceito top down. O top down orienta o líder Lean começar a ter sua importância nos cargos mais altos da empresa.

A liderança é um dos pilares fundamentais para o sucesso da Toyota, e se ela não estiver alinhada com as práticas realizadas através do Lean, certas propostas de melhoria irão surgir e podem estar desalinhadas com o pensamento de quem está somente no escritório.

Alinhamento

Nessa concepção, toda e qualquer organização necessita de um alinhamento para que seja criado uma sinergia em relação a um objetivo comum, focando sempre na melhoria contínua.

Por fim..

A partir da aplicação do Liderança Lean na formação de líderes, é fundamental garantir que o processo seja executado com excelência.

Percebemos que empresários e gestores que utilizam e aplicam o Lean Manufacturing encontram desencontros entre teoria e prática.

Geralmente, o líder coach é mais adequado à filosofia da manufatura enxuta. Porém, a variedade de estilos de liderança pode enfatizar mais força interna e externa para a empresa.   

Determinados estudos na área foram aplicados para compreender qual o comportamento que um líder deve ter para impulsionar a implementação Lean.

Na visão prática, é importante evitar uma visão engessada sobre a aplicação das ferramentas.

Respeitando o fator que cada perfil de empresa apresenta diferentes graus de liderança.

Geralmente, as equipes que estão em fase iniciais da aplicação Lean precisam de uma postura mais diretiva da sua liderança.

Sendo assim, vale a pena identificar os melhores caminhos para o desenvolvimento desse tipo de liderança focada na qualidade.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.