Carta de Controle: Entenda o que é e como fazer em Excel

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Mais sobre esse material

Cartas de controle foram inventadas por Walter A. Shewhart enquanto trabalhava para a Bell Labs na década de 1920, foram utilizados em uma série de setores como parte de uma metodologia de melhoria de processos.

Shewhart reconheceu que, por mais cuidadoso que um processo seja construído, sempre haverá variação dentro dessa variação de processo que pode ser prejudicial se impedir que você cumpra prazos ou cotas.

Você terá que tomar medidas para corrigir desvios que tenham um impacto prejudicial em seu negócio, e é aqui que um Carta de controle pode ajudar.

Saiba mais sobre os Cartas de controle e tenha acesso a um modelo em Excel.

Como podemos definir essa ferramenta?

Uma Carta de controle, também conhecida como Carta de controle estatístico de processo ou Carta SPC, é uma das inúmeras ferramentas gráficas usadas na análise de controle de qualidade para determinar como um processo evolui ao longo do tempo.

Na imagem, temos um exemplo de carta de controle
Fonte: EdrawMax

Os principais componentes de um Carta de controle são os seguintes:

  • Um gráfico de série temporal visual que representa os pontos de dados coletados em intervalos regulares.
  • Uma linha de controle horizontal pode ajudá-lo a ver as variações e tendências mais rapidamente.
  • Linhas horizontais colocadas a distâncias iguais acima e abaixo da linha de controle para simbolizar os limites superiores e inferiores do controle. Estes limites superior e inferior são derivados dos dados registrados no gráfico da série cronológica durante um período escolhido.

Benefícios da utilização de um Gráfico de controle

As cartas de controle podem ajudá-lo das seguintes maneiras:

  • Reconheça as variações que são inevitáveis nos processos. As variações dentro de seus limites de controle indicam que o processo está funcionando corretamente. As variações que surgem fora de seus limites de controle sugerem que você tem um problema que tem que ser corrigido.
  • Verifique se algo está incorreto ou se está prestes a dar errado. Estas indicações de problemas o alertam para a necessidade de uma ação corretiva.
  • Procure por padrões dentro dos pontos traçados. Os padrões revelam razões plausíveis, que podem ajudar na busca de respostas.
  • Faça previsões sobre o desempenho futuro.
  • Com base em sua análise, apresente novas sugestões para melhorar a qualidade.

 

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