Introdução ao Design for Six Sigma (DFSS)

O Design For Six Sigma (DFSS) é uma metodologia cujo objetivo principal é compreender todas as fases existentes dentro de um projeto.

Isso vai permitir que os retrabalhos, que geralmente acontecem para que correções futuras aconteçam, não se torne mais necessário.

Na figura, temos uma figura explicando as fases do DFSS

O que poucos sabem é que essa metodologia surgiu após acontecer algo extraordinário na década de 80: a General Electric (GE) e a Motorola passaram a utilizar a Six Sigma.

A razão para optarem por essa metodologia era muito simples e plausível: o desejo de aumentar a competitividade.

Mas graças a essa visão de mercado e desejo de se tornarem mais competitivas algumas dúvidas passaram a surgir sobre a Six Sigma.

Será que ela realmente poderia ser utilizada para desenvolver ou fazer a remodelagem de algum serviço ou produto? Afinal, redesenhar um produto diversas vezes possui um custo muito alto.

Foi a partir daí que o Design for Six Sigma surgiu trazendo uma série de vantagens e benefícios aos empreendimentos.

Que tal conhecermos um pouco mais sobre essa técnica?

Tabela de Conteúdo

O que é o Design for Six Sigma?

A metodologia DFSS surgiu com o intuito de projetar um novo produto desde sua fase inicial até ser construído.

O mais interessante é que, diferentemente de outras metodologias como o DMAIC, o Design for Six Sigma não possui etapas ou fases bem definidas e reconhecidas por todos.

Ou seja, o DFSS foi elaborado com o intuito de se adaptar à realidade de cada empresa. Assim, ela pode fazer com que essa metodologia se adeque ao setor de atuação e atenda suas reais necessidades.

Mas e se a organização decidir contratar uma empresa de consultoria para auxiliá-la nessa implantação e ela opte por utilizar uma versão que ela criou do DFSS?

Isso não acarreta problema nem desmerece essa metodologia, aliás, é até comum que isso aconteça.

É por esse motivo que o Design for Six Sigma (DFSS) é mais utilizado como uma abordagem ao invés de uma metodologia definida.

Em todo caso, ele conta com ferramentas estatísticas que possuem uma finalidade bem definida que é reduzir os custos e promover melhorias no produto.

Entretanto, esse não é seu objetivo principal que na verdade é agregar mais valor ao produto e isso é alcançado através das inovações tecnológicas e promovendo bem-estar ao cliente.

Objetivo do DFSS

O principal objetivo do Design for Six Sigma (DFSS) é projetar um novo produto ou serviço ou até mesmo redesenhá-lo desde o início.

Para isso, espera-se que o nível de Sigma para aquele processo seja ao menos 4,5 (aproximadamente 1 defeito em cada mil oportunidades, não mais que isso).

Entretanto, dependendo do produto, ele pode ser igual a 6 Sigma ou até superior a isso. Mas como é possível na hora de lançar um produto ou serviço apresentar níveis tão baixos de defeito?

Essa possibilidade existe graças ao Design for Six Sigma que busca compreender completamente as necessidades dos clientes e atender suas expectativas.

Tudo isso é feito antes do projeto chegar a fase de conclusão e sua consequente implementação.

Mas o que acontece se as ferramentas desse método não forem utilizadas sem que o objetivo final seja conhecido, bem como as oportunidades de melhoria?

Caso isso aconteça esse modelo se tornará pouco eficiente e as vantagens que ele apresenta não serão observadas.

Quando o DFSS deve ser utilizado?

Que tal compreendermos melhor quando o DFSS pode ser utilizado através de exemplos?

Listamos três exemplos bem simples que te ajudarão na melhor compreensão de onde aplicar para que as expectativas sejam atendidas:

1 – A empresa tem a intenção de iniciar um projeto ou pretende dar início a um processo.

2 – O novo processo já foi iniciado e chegou em um nível de performance que não tem mais o que fazer, está no máximo. Mas a empresa deseja que essa produção aumente e para isso um processo mais eficiente deve ser empregado para substituir o antigo.

3 – Através da utilização do projeto DMAIC um processo ou melhoria em produto não consegue mais suprir com as exigências do consumidor. Nesse caso, é preciso executar um novo projeto.

Tipos de metodologia do DFSS

O Design for Six Sigma (DFSS) busca fornecer um novo produto ou serviço com o mais alto desempenho possível.

Para que isso aconteça ele segue os padrões de exigência dos seus clientes e conta com diversos tipos de metodologia.

O mais famoso entre eles é o sistema DMADV (Design, Measure, Analyze, Develop, Verify).

Que tal conhecermos um pouco sobre o DMADV e as demais metodologias que o DFSS possui?

DMADV

Certamente essa é a metodologia mais utilizada para a implementação do Design for Six Sigma.

A razão para isso é bem simples: seu objetivo é aumentar a quantidade de giro dos novos produtos lançados por uma empresa no mercado.

Mas isso não é tudo, pois certamente suas ferramentas chamam bastante a atenção. Afinal, esse método faz uso de uma base de dados estatísticos e também de engenharia para alcançar esse objetivo.

Como é possível perceber, DMADV é composto por 5 iniciais e cada uma remete a uma fase que são:

Define

Nesta etapa os objetivos serão definidos bem como as reais necessidades que os clientes possuem.

Outra definição que ocorre nesse momento é o cronograma do projeto.

Afinal, é fundamental conhecer quanto de tempo cada tarefa possui para ser executada bem como o tempo que será necessário para lançar o produto no mercado.

Measure

Esse é um ponto importante já que é aqui que dados das concorrentes que são consideradas referência serão obtidos.

Além do mais, é nesse momento que é feita a medicação e a determinação das necessidades que o consumidor possui.

Resumindo, os requisitos do projeto passam a ser representados por números confiáveis.

Analyse

Se temos números eles precisam ser analisados e isso é feito nessa etapa.

É aqui que são analisadas as opções existentes para que o projeto seja executado.

Isso vai permitir que as novas ideias e as alternativas sejam definidas e priorizadas.

Nesse ponto são criados protótipos bem como simulações computacionais.

Design

Os detalhes do projeto são desenvolvidos e os protótipos construídos possuem uma proximidade com a versão final desejada.

Para que o custo da produção seja reduzido, a produção é feita em baixa escala.

Nessa etapa ainda é feita a revisão dos planos para o fornecimento e também da parte financeira.

Verify

Para saber se o projeto está caminhando bem é preciso verificar seu desempenho bem como se estão sendo atendidas as necessidades que o cliente possui.

É nessa etapa que essa verificação é realizada.

Os testes que foram realizados ainda na etapa Design serão validados nesse momento.

Após isso é que a produção em larga escala é iniciada.

IDOV

Metodologia IDOV e suas fases

Identify, Design, Optimize, Validate ou IDOV como é popularmente conhecida, é uma das metodologias que o Design for Six Sigma utiliza com certa frequência.

Para a implementação desse método são necessárias quatro fases que veremos com detalhes a seguir:

Identificar (Identify)

O desenvolvimento formal do projeto é que dá início a essa fase.

Esse projeto busca atender as necessidades, as especificações que o cliente apresenta.

Desenvolver (Design)

As especificações que o cliente apresentou na primeira fase se transformam nos requisitos e nas alternativas funcionais nessa etapa.

Esse é o momento em que a lista de soluções sofre uma redução para que as melhores alternativas sejam encontradas.

Otimizar (Optimize)

A otimização do processo acontece através da utilização de um método que adquire dados e realiza uma análise estatística boa.

Validar (Validate)

Os dados que foram obtidos são validados.

DCCDI

Se você já conhece a DMADV certamente vai achar essa metodologia muito similar a ela, principalmente nas fases que ocorre a definição, medição e desenho.

Cada letra de DCCDI diz respeito a uma fase. Vamos compreender melhor cada uma delas?

Define

Os objetivos são definidos bem como as necessidades reais que os clientes possuem.

Customer

Todas as análises que haviam sido feitas com o intuito de atender o cliente são finalizadas nesta etapa.

Concept

Nesse momento passa-se a estudar o conceito das ideias. Para isso, é feita uma revisão e desenvolvimento das que forem selecionadas.

Design

Todas as especificações que o projeto possui serão atendidas no design.

Implementation

A implementação já está completa e agora será realizada a comercialização daquele serviço ou produto.

DMEDI

DMEDI é o acrônimo para Define, Measure, Explore, Develop, Implement.

Assim como nas demais metodologias que cada palavra trata-se de uma fase, esta não é diferente.

Mas do que se trata essa metodologia? Ela prioriza que os benefícios obtidos sejam competitivos.

Sua abordagem para criar novos produtos, processos e serviços é criativa.

Que tal conhecermos melhor cada fase dessa metodologia?

Define

Nesta imagem, temos a explicação do DMEDI

Similar às metodologias vistas anteriormente, essa é a fase que ocorre a captação dos objetivos do projeto.

Measure

Todos os parâmetros que o projeto possui precisam ser medidos e isso ocorre nessa etapa.

Explore

O intuito dessa etapa é que o projeto seja enviado a um novo processo somente após estar viável.

Develop

Esta é a fase que ocorre o desenvolvimento para que o projeto ideal seja oferecido. O intuito dessa etapa é que todos os requisitos apresentados pelo cliente sejam atendidos.

Implement

Nessa etapa ocorre a implementação. É nesse momento que a produção do produto começa a ser em larga escala.

Qual o significado de adotar o DFSS no sistema de negócios?

Processos que possuam muita variabilidade são necessários principalmente quando se tenta satisfazer, ao máximo, os clientes.

Foi com o intuito de contribuir nesse sentido que o Design for Six Sigma teve sua construção.

Afinal, criar um novo processo ou produto não é algo simples, tampouco fácil.

É preciso saber lidar com as variações que ocorrem e as mudanças que se fazem necessárias para que o objetivo seja alcançado.

O DFSS faz uso de técnicas avançadas que possuem um objetivo muito bem definido: evitar que o processo apresente problemas desde que foi iniciado.

Os métodos que são utilizados no DFSS sempre buscam atender as necessidades apontadas pelos clientes desde sua concepção.

Os parâmetros do processo são identificados para que o produto e o serviço tenham sua eficácia aumentada junto ao cliente.

Assim, tanto os produtos quanto os serviços que são produzidos através do DFSS proporcionam a satisfação em maior grau do cliente.

Mas não é apenas o consumidor final que obtém algo bom, afinal, a empresa que tem o objetivo de satisfazê-lo ganha uma participação maior de mercado.

Realmente é importante adotar o DFSS?

Mas o que, de fato, significa adotar o Design for Six Sigma (DFSS) para um negócio?

Essa adoção significa o seguinte:

  • Produto ou serviço com melhorias;
  • As linhas atuais dos produtos ou serviços oferecidos passarão por melhorias;
  • Introdução de um novo produto ou serviço com melhorias no mercado ou adição de uma nova categoria de serviço ou produto (nesse último caso, a nova categoria diz respeito ao sistema de negócios e não ao cliente).

Se o intuito da empresa é fornecer um produto ou processo com a menor quantidade possível de defeitos desde sua concepção até entrada no mercado, o DFSS é uma opção sensacional.

Afinal, essa metodologia faz uso dos princípios que o Six Sigma possui e isso contribui incrivelmente para alcançar os objetivos desejados.

Adotar o Design for Six Sigma (DFSS) como um modelo de design é uma ótima ideia.

Através dele o cliente passa a ter voz, suas necessidades e desejos passam a ser melhor compreendidos e são levados para a construção do processo.

Isso ocorre desde o início até o fim da produção, que é quando ocorre a entrega aos clientes.

Conclusão

Ouvir o que o cliente tem a dizer e atendê-lo é um benefício crucial que esse modelo de design possui.

Apesar de parecer um esforço enorme ter de percorrer todas as fases de desenvolvimento que o DFSS apresenta, certamente o resultado obtido é incrível e não desapontará.

Viu como o Design for Six Sigma (DFSS) pode ser muito útil para sua empresa?

Por que não tenta se aprofundar mais nessa metodologia e obter todas as vantagens que ela pode proporcionar para seu negócio?

Aqui você encontra tudo o que precisa para adquirir mais conhecimentos. Conte conosco!

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