Análise VRIO: Como aplicar essa metodologia?

A análise VRIO refere-se a uma metodologia que se baseia na análise dos recursos internos de uma empresa procurando otimizar a vantagem competitiva da instituição.

Um gráfico mostrando como funciona a análise VRIO

Para que o recurso da empresa seja mais forte e competitivo, é importante que ele apresente como característica o Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização.

Os esforços referentes à aplicação dessa ferramenta podem envolver a aplicação de outros procedimentos como o brainstorming, o gerenciamento de processos, a gestão de processos e a análise a respeito da concorrência.

Estamos falando de uma metodologia criada pelos professores J. B. Barney e W.S. Hesterly, considerada entre as principais ferramentas dedicadas para a análise interna da empresa.

Inicialmente, o principal objetivo é gerar vantagem competitiva de maneira responsável, porém que seja uma vantagem mais duradoura e insuperável em relação aos concorrentes.

Esse modelo ou análise costuma ser utilizado para a identificação de pontos competitivos e reais forças de capacidade presentes na corporação.

Essa ferramenta permite analisar o que a empresa possui como vantajoso em relação aos concorrentes.

O que é Análise VRIO?

Normalmente, a empresa precisa sempre se perguntar o porquê de possuir uma determinada posição em seu mercado principal.

É importante verificar se os colaboradores podem de fato contribuir com o negócio. Outro fator, é verificar as patentes e os direitos autorais relacionados com a posição estratégica.

No conceito fundamental, essa ferramenta significa:

– Valor;

– Raridade;

– Inimitabilidade;

– Organização;

Devemos considerar que os recursos da empresa devem ser considerados como valiosos, inimitáveis e raros para a organização utilizar de forma efetiva para contribuir com os passos da empresa.

A empresa deve se certificar que poderá fazer o máximo uso de seus recursos com os devidos esforços para protegê-los e manter a melhoria do valor.

Fatores

A empresa precisa avaliar se existem fatores impeditivos ou que incentivam a empresa a crescer.

Geralmente, determinados fatores podem gerar contribuição para a posição do mercado. Lembrando que cada empresa poderá possuir um conjunto de recursos específicos como pessoas, processos, recursos físicos e dentre outros.

A maneira como a corporação conduz os negócios e usa esses recursos poderá servir de razão para encontrar o caminho do sucesso.

Existem empresas que poderão depender de recursos subjacentes, nesse caso é necessário avaliar cada ponto potencial e a eficiência de cada tipo de recurso e de maneira contínua visando a construção da vantagem competitiva.

Esses esforços podem ser desenvolvidos com a ajuda da aplicação da análise VRIO.

Os principais parâmetros

Como relatamos anteriormente, essa ferramenta considera a existência ou adição de valor, raridade, inimitabilidade e a organização.

A seguir iremos explicar individualmente sobre o conceito de cada um desses parâmetros que compõe a ferramenta.

1 – Valor

Quando nos referimos aos recursos mais valiosos, nos debruçamos sobre os valores que mais contribuem para a missão geral da empresa ou da organização sem fins lucrativos.

Ao identificar cada tipo de valor, a empresa pode se esforçar melhor para a redução de custos, aumento de receita, identificação de oportunidades e outros fatores relacionados à geração de valor produtivo.

Devemos ressaltar que o valor precisa ser medido, e pode ser medido de diferentes formas como através de: um processo de fabricação mais eficiente para gerar qualidade para os produtos, aplicação de força de trabalho mais capacitada e produtiva, desenvolvimento de design inovador e a construção de uma imagem para uma marca se tornar mais presente na vida das pessoas.

2 – Raridade

Ao relatar sobre a raridade, devemos saber que determinado tipo de recurso poderá ser considerado como raro no contexto de poucas empresas ou fornecedores terem acesso.

Quando a empresa possui um gestor ou pesquisador brilhante, um fornecedor que entrega materiais de forma personalizada, clientes leais, comunidade que apoia a empresa e outras forças que ajudam no planejamento e execução dos projetos da corporação, todos esses fatores precisam ser considerados.

3 – Inimitabilidade

A partir desse terceiro passo, podemos gerar um amadurecimento do conceito de raridade a um passo conseguinte, lembrando que os recursos e fatores raros poderão ajudar o produto a não ser facilmente imitado ou copiado de modo fácil.

Nem sempre é fácil avaliar o nível desse tipo de qualidade, pois muitos produtos costumam ser imitados com facilidade no decorrer do tempo.

No mercado concorrencial é muito comum que outras empresas concorrentes desenvolvam produtos similares com características melhores, com melhores preços e mais inovadores.

Comumente, um novo produto que consegue imitar o original de mercado adicionando novos atributos poderia substituir o posicionamento e a procura pelo produto original que antes era considerado revolucionário pelos consumidores.

Porém, proteger o projeto de um produto raro e inimitável poderá proteger a cópia de determinado produto ou obra intelectual pode um determinado período de anos.

Através de registros de patentes, o produto torna-se mais protegido para manter longevidade dos benefícios internos e externos para a empresa em sua atuação de mercado.

Por outro lado, nem sempre é fácil, mesmo com a aplicação da análise VRIo, manter a posição única de mercado para um determinado produto por longo período, principalmente quando temos o término da proteção oriunda do registro de propriedade intelectual.

4 – Organização

Quando falamos no fator “organização”, nos referimos sobre a capacidade que a organização possui para aplicar seus recursos específicos que são considerados raros, valiosos e inimitáveis.

Os sistemas internos relacionados com o controle de gerenciamento devem considerar também os processos de negócios, conscientizando a equipe a explorar da melhor maneira possível os recursos certos para maximizar recursos e benefícios para corporação.

Dessa forma, uma empresa bem estruturada saberá melhorar e aproveitar ao máximo suas forças e recursos. A estrutura poderá garantir o desenvolvimento e o crescimento sustentável da empresa, de forma contínua para o processo de construção de marca e previsão de lucros.

Como utilizar a ferramenta?

Como usar a VRIO?

Ao aplicar a ferramenta de análise VRIO, poderemos seguir os passos previstos:

1 – Identifique os passos

É importante identificar os recursos que realmente são valiosos, raros e inimitáveis, e verificar o nível de organização para serem utilizados na empresa.

2 – Verificação de valor

Para fazer a lista de verificação de valor é importante realizar um brainstorming considerando os recursos determinantes para cada tarefa e de forma atualizada com os objetivos da empresa.

É importante determinar os recursos atuais e futuros, para saber quais terão maior potencial de gerar mais retornos para a empresa. Lembramos que a definição de valor dependerá da situação específica de uma empresa considerando as seguintes questões estratégicas:

– A empresa possui os recursos necessários para melhorar a eficiência de um processo importante?

– Os recursos existentes ajudariam na criação de produtos que atendam às necessidades do cliente?

– A empresa possui acesso a matérias-primas valiosas ou a outros suprimentos para produção?

– A corporação já investiu em máquinas, sistemas de TI ou outros ativos físicos para geração de valor?

– A empresa possui ativos ou produtos que poderiam gerar lealdade para os seus clientes? Seja através de produtos, serviços ou marca com qualidade em seu atendimento, serviços e condições.

– Quanto tempo ou por qual período durará o valor do recurso? É importante nessa questão considerar as escolhas e preferências dos clientes.

– E por fim, verificar se os benefícios de cada recurso poderiam aprofundar os custos.

3 – Lista de Verificação de Raridade

Considerando as questões apresentadas acima, é importante, posteriormente, identificar os ativos que são raros para a empresa, e saber como medir dependendo da situação.

Nesse processo, a empresa precisa considerar as questões a seguir:

– O tempo no qual o recurso permanecerá raro ou exclusivo?

– Verificar o recurso que de fato esteja disponível, ou se está disponível apenas para sua empresa e não para seus concorrentes de mercado.

– Analisar se os concorrentes diretos podem obter o recurso em breve ou antes de sua empresa.

4 – Lista de verificação de inimitabilidade

Nesta etapa, selecione uma lista de recursos valiosos que podem ser considerados raros e identificar de cada tipo de recursos poderá ser facilmente copiado.

Neste caso, nas reuniões, apresente as seguintes questões:

– Em qualquer processo, seria menos complicado para os concorrentes duplicar o recurso?

– O recurso em questão poderá ser substituído por outros recursos similares presentes no mercado e em outras cadeias acessíveis de suprimentos oferecidas por outros fornecedores?

– Caso haja substitutos, eles podem fornecer a mesma qualidade?

– Existe a possibilidade de novos players de mercado desenvolver produtos melhores ao de sua empresa e com menores preços?

5 – Lista de verificação da organização

A aplicar a análise VRIO, é importante também realizar a lista de verificação de organização, lembrando que esta precisa estar bem estruturada para explorar determinado conjunto de recursos valiosos.

É fundamental verificar se a empresa está de fato estruturada para explorar determinado conjunto de recursos que sejam de fato valiosos, raros e inimitáveis.

Nessa etapa as questões a serem levantadas são:

– A empresa possui o tipo certo de força de trabalho para aproveitar ao máximo esses ativos?

– Existem pacotes de compensação que podem atrair colaboradores talentosos para a empresa?

– Verificar se as estruturas da empresa em seu processo gestor não de fato apropriadas.

Outros passos

Além dos passos anteriores para implementação da análise VRIO, é importante verificar se a empresa verificou todos os seus principais recursos analisando sobre o que precisa melhorar e proteger para a sua melhor aplicação.

O brainstorming, por exemplo, pode ser executado em todas as etapas apresentadas, desde o início do planejamento até a revisão de resultados, considerando as seguintes perguntas:

– A corporação possui foco adequado ao recurso?

– A empresa poderia utilizar melhor o recurso ou usá-lo para gerar mais receita?

– Como a equipe responsável poderia ampliar o valor, a raridade ou a imitabilidade do recurso no tempo futuro?

– A empresa poderia preservar o recurso para que o mesmo não seja danificado ou roubado?

– Como a corporação poderia aplicar o recurso da melhor maneira nos processos de produção, gerenciamento, marketing e demais setores da instituição?

– A empresa consegue priorizar os produtos e serviços que de fato utilizam os recursos-chave dedicados para os investimentos para a pesquisa, desenvolvimento e aplicação de recursos produtivos?

– O setor de vendas da empresa sabe direcionar as mensagens promocionais para torná-los mais valiosos e acessíveis para os seus clientes?

Como funciona o modelo?

A aplicação da análise VRIO precisa identificar inicialmente os recursos a serem avaliados e fazer novos questionamentos e fatores como:

Possui valor?

Em caso de resposta negativa, a empresa poderá sofrer com profundas desvantagens competitivas.

Existe raridade nos recursos?

Em caso de raridades de recursos nas mãos dos concorrentes, a sua empresa será vista apenas como uma alternativa sem muita diferenciação.

Dificuldade de imitação

Se o seu produto não for difícil para ser imitado, ele será imitado rapidamente, sendo importante criar atributos único.

O preparo da empresa

A empresa está preparada e capacitada para implementar os principais passos do modelo para criar vantagem competitiva? Não adianta desenvolver um modelo dedicado para a real situação da empresa, se ela de fato não possui tempo e condições para implementá-lo.

A empresa possui recursos?

Além da visão e capacitação, a empresa precisa ter recursos para implementar a análise VRIO e evitar engavetá-la. É importante gerar habilidades para gestão de recursos e de iniciativas de modo eficiente.

Conclusão

Portanto, neste artigo apresentamos uma metodologia que apresenta dois modelos teóricos, a perspectiva de posicionamento e a visão sempre considerando os recursos.

Esse modelo ajuda muito na análise interna da empresa e de seus projetos. Como citamos anteriormente, pode levantar questões estratégicas e envolver o uso de brainstorming para realizar chuva de ideias oportunas.

Atualmente, muitas empresas buscam aplicar essa ferramenta como o melhor caminho para gerar forças competitivas, diferenciação de mercado e longevidade de qualidade de seus produtos.

A aplicação desse modelo ajuda também a analisar os fatores concorrenciais que podem prejudicar a empresa e “roubar” as características de seus produtos.

É importante estudar mais sobre essa ferramenta e aplicá-la de maneira adequada.

Veja mais: Conheça a análise VRIO no McDonald’s

    2 replies to "Análise VRIO: A metodologia que otimiza a vantagem competitiva de empresas"

    • Fábio Brandão

      Parabéns, pela informação sobre Vantagem Competitiva.
      Gostaria de deixar uma pergunta. Estamos em um mercado que além de competitivo, temos as questões de conjuntura economica nada favoráveis. Qual ou quais os produtos/serviços poderiam ser considerado como VRIO nos dias atuais?

      Desde já agradeço a atenção

      Parabéns pelo artigo.

      • Marcello Soares Gomes

        Olá, Fábio!

        Com relação a serviços o relacionamento e a satisfação dos clientes é um VRIO para qualquer organização nos dias atuais. Em relação a produtos, depende muito da empresa e dos produtos que ela tem.

        Um exemplo é o produto iPhone, que sem dúvida é um VRIO para a Apple, pois é Valioso, é Raro (no aspecto de robustez e tecnologia), é difícil de imitar, a Apple esta muito organizada para explorar este produto e, é uma vantagem competitiva grande até hoje.

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