Introdução ao Ponto de Venda (PDV)

Você sabia que o ponto de venda (PDV) é de suma importância para obter bons resultados comerciais em uma empresa? Não basta fazer um bom controle financeiro, controle de estoque e checar o fluxo de caixa.

Exemplo de um pdv

Também é preciso gerir o PDV, pois ele pode fazer com que o negócio tenha uma alavancada impressionante e é justamente isso que todo dono e gerente de negócio deseja.

Isso se deve ao fato de que é no ponto de venda, ou PDV como também é conhecido, que o cliente tem acesso a marca.

É nesse lugar que são apresentadas as melhores condições tanto em estrutura quanto em produtos e serviços para que ele tome uma decisão de compra convicta.

Mas não se limite a pensar que o PDV se trata apenas do ponto físico da empresa. Afinal, ele é toda forma de comunicação entre a marca e o cliente e nisso os sites estão inclusos.

Por esse motivo, é preciso ter toda atenção com as páginas web, pois elas devem ser simples, fáceis e práticas para que o consumidor possa usá-las sem problemas.

Tabela de Conteúdo

O que é Ponto de Venda (PDV)?

O Ponto de Venda (PDV) é o local utilizado pela empresa que permite que o cliente tenha contato com o produto ou serviço que ela oferece. Por ter essa característica ele também é chamado de Sistema de Frente de Caixa.

É por esse motivo que certas ações realizadas no PDV como, por exemplo, as promoções, são consideradas uma forma válida de aproximação com os clientes. Afinal, elas visam estimular o desejo do consumidor em adquirir tal item.

Por tudo isso, é importante lembrar que o Ponto de Vendas possui um significado bem mais abrangente atualmente do que há certo tempo.

No âmbito industrial, por exemplo, o PDV pode ser o distribuidor, a loja e até equipamentos e amostras que se encontram em determinado local.

No segmento varejo e revenda, o PDV é aquele local que instiga o consumidor a realizar uma compra. Já quando o assunto é software e tecnologia o PDV trata-se do aparelho que são efetuadas as vendas.

Por falar em softwares, vale salientar a importância do sistema PDV, afinal, ele permite que os detalhes sejam geridos mais facilmente e até que as vendas sejam acompanhadas em tempo real.

Mas, para isso, o terminal deve permitir a interação com outro computador que armazene os dados e também deve ter determinado software instalado.

Esses dados que devem ser armazenados são de fundamental importância para a empresa, como é o caso do controle de estoque, por exemplo. São eles que asseguram que os resultados estão satisfatórios.

Como gerenciar vários PDV’s?

Em um primeiro momento pode parecer um pouco difícil gerenciar um único Ponto de Venda (PDV) e se forem mais de um, então parece que a missão é impossível.

Entretanto, essa tarefa não é complexa e isso se deve principalmente aos sistemas de gerenciamento que facilitam a atuação do gestor.

As vantagens e as facilidades que eles apresentam são inúmeras, mas antes de utilizar um deles é preciso saber fazer uma escolha certeira.

Muitos modelos atuam enviando todos os dados para um servidor que se encontra na própria loja. Assim, seu usuário deve fazer a exportação desse sistema de forma manual se isso for preciso.

Essa modalidade apresenta benefícios muito importantes e o principal deles é que a empresa não sofrerá com imprevistos decorrentes de falhas na conexão com a internet.

Esse é um problema que acontece com certa frequência e que acaba por atrapalhar um dia inteiro de fluxo de trabalho.

Por esse motivo, uma alternativa que muitos gestores estão optando é procurar por softwares mais modernos que proporcionam a Cloud Computing.

Esta é uma modalidade muito interessante e que apresenta vários benefícios como, por exemplo, permitir que os Pontos de Vendas sejam acessados remotamente.

Como os arquivos são hospedados virtualmente, os dados não são perdidos. Além do mais, com um sistema PDV que utiliza a Computação em Nuvem ele pode ser conectado a outros terminais, servidores e até em rede.

Como a tecnologia pode ser usada no PDV?

O trabalho de gestão precisa ser eficiente e conseguir compreender como a tecnologia pode ser utilizada no ponto de venda (PDV) é importante.

Afinal, os recursos tecnológicos são ótimos para fazer com que a experiência do consumidor seja ótima. Além do mais, o atendimento pode ser mais qualificado ao utilizar a tecnologia.

Quando o assunto é tecnologia no ponto de venda (PDV), existem alguns recursos que são muito interessantes como a Realidade Virtual e o Óculos 3D, por exemplo.

Ferramentas como essas proporcionam ao cliente uma experiência interativa e diferenciada ao conhecer um produto.

Outra opção são as já conhecidas gôndolas, mas em formato digital. Isso possibilita que o cliente tenha condições para comparar preços, ler as recomendações e os comentários de certo produto e realizar a compra.

Para isso, eles devem estar conectados a web e possuir recursos como o touch screen.

Os clientes que não gostam muito da presença de um promotor de vendas ou de um atendente e preferem o “self service” certamente se agradam dessa ideia.

Controle da entrada e saída de produtos

Fazer o controle das entradas e saídas de produtos em um negócio é algo de suma importância. É importante que nenhuma informação seja perdida, pois isso acaba influenciando nos resultados da empresa.

Antes, esse controle era feito em pranchetas, mas a tecnologia está tomando esse lugar com seus aplicativos práticos e funcionais.

As informações são coletadas e centralizadas em um único aplicativo e isso permite fazer o monitoramento de dados que são importantes para o PDV como:

  • Como a concorrência se posiciona;
  • O espaço ocupado por cada produto no PDV;
  • Como as estratégias de Trade Marketing estão se saindo;
  • Quais produtos foram devolvidos e/ou apresentaram defeito.

As informações de entrada e saída de produtos precisam ser facilitadas não apenas pelos motivos citados acima, mas também, porque em uma auditoria eles podem auxiliar, e muito.

Afinal, serão solicitados dados e informações que podem ser localizados e coletados mais facilmente ao fazer uma simples busca no software adotado pela empresa.

Vendas otimizadas

A centralização das informações facilita as estratégias que são adotadas e que possuem como base o Business Intelligence.

Mas essa centralização não ajuda apenas nesse quesito, pois ela também permite que o processo de coleta se torne mais ágil, assim como a organização, compartilhamento e análise das informações.

Certamente tudo isso acaba auxiliando no monitoramento das operações além de obter insights relevantes ao negócio.

É por tudo isso que o caminho mais curto para conseguir ter um aumento das vendas passa pelo investimento em inteligência. Vale lembrar que ao investir nesse setor não necessitará de grandes investimentos na equipe.

Faturamento das vendas

Qual o volume total de vendas que certo produto tem no ponto de venda (PDV)? Qual o faturamento?

Essas e outras informações podem ser acessadas facilmente quando se encontram centralizadas em um aplicativo.

Somente é preciso que a equipe o acesse e faça a atualização das informações que todo o resto será feito por ele.

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Importância da localização para o negócio

A localização é o primeiro ponto que precisa ser levado em consideração ao montar um espaço físico para o negócio.

Isso porque ele contribui diretamente para os números de fluxo de caixa, controle de estoque, controle financeiro, a entrada e a saída de produtos entre outros.

Claro que existem outros pontos que necessitam de atenção como o atendimento, preço diferenciado, serviço de qualidade.

Mas não adianta muito ter tudo isso se a localização do ponto de venda (PDV) não for boa para que os clientes o frequentem.

É por esse motivo que o local do estabelecimento deve ser levado em consideração. Outros pontos que precisam estar em acordo são:

Perfil do público

É importante que a localização do empreendimento esteja em conformidade com o perfil do público.

O bairro que terá o ponto de venda (PDV) tem uma boa concentração dos consumidores da empresa? Quais os locais que os clientes mais frequentam?

Qual a renda média que a população do bairro que terá a instalação do negócio apresenta?

Essas são apenas algumas das perguntas que precisam ser respondidas na hora de decidir o local que o espaço físico do negócio será instalado.

Estilo

Qual o estilo que o negócio terá? Ele é voltado para compras por impulso? Se a resposta for um sim então o melhor é optar por uma rua mais movimentada.

Caso os serviços ou produtos sejam mais especializados é preciso fazer uma análise do perfil do cliente para escolher a melhor opção.

Nem sempre um ambiente mais movimentado é a melhor opção para um negócio.

É preciso analisar o perfil do consumidor para poder determinar qual a melhor região para fixar um ponto de venda (PDV) que realmente faça sucesso.

Fatores externos e internos

Uma ótima forma de ponderar sobre a localização do estabelecimento comercial é através de uma análise SWOT.

Através dela é possível determinar quais pontos são positivos e negativos naquela localização. Quais as fraquezas, as oportunidades, forças e ameaças que ali existem.

Como aumentar as vendas no PDV ?

Para que um ponto de venda (PDV) tenha ótimas vendas não basta apenas apostar na qualidade do produto ou serviço que é prestado ou ter um preço imbatível.

É preciso mostrar aos consumidores que esse empreendimento é o melhor para realizar a compra, e não a concorrência.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e isso se deve a quantidade de opções exigentes no mercado.

É por esse motivo que é preciso encontrar formas que atendam aos desejos e as demandas que eles possuem. A seguir, confira ótimas dicas para aumentar as vendas no PDV.

Apresentação do estabelecimento

Um ponto de venda (PDV) bem apresentado, com uma fachada atraente, uma boa disposição dos produtos e iluminação certamente chama a atenção do público quando passa.

Por isso, é preciso levar em consideração a apresentação do estabelecimento, pois ela deve atender aos clientes da melhor forma que for possível.

É importante que o perfil do consumidor e o comportamento que ele possui sejam levados em consideração na hora de fazer a organização do empreendimento.

Afinal, ele deve se sentir confortável ao adentrar no local para poder tomar uma decisão consciente se vai ou não realizar a compra.

Estado dos produtos

Os produtos precisam estar em um ótimo estado de conservação, caso contrário, o cliente verificará que a qualidade não é das melhores e sairá comentando com outros a respeito disso.

O resultado dessa propaganda negativa é uma queda nas vendas que podem até fazer com que o estabelecimento feche.

Para evitar que isso aconteça é preciso garantir que a qualidade e o estado de conservação dos produtos sejam as melhores possíveis.

Certamente isso fará com que a experiência do consumidor com a marca seja satisfatória e consequentemente a propaganda boca a boca será positiva, o que aumenta as chances de venda.

Funcionários treinados

O processo de decisão de uma compra passa por vários estágios e leva em consideração diversos pontos e um deles é a qualidade dos funcionários.

Quando um cliente não é atendido tão bem ele até pode finalizar a compra, mas as chances de retornar ao estabelecimento se tornam mínimas.

Para evitar que isso aconteça é preciso treinar os profissionais para que o atendimento se torne um dos principais diferenciais do negócio.

Isso também faz com que eles se sintam mais motivados e valorizados, o que fará com que se dediquem mais ao trabalho o que, certamente, aumenta a produtividade.

Hot points

É comum que os estabelecimentos possuam um local com maior destaque, eles são conhecidos por hotspots. Mas não basta ter um espaço assim, é preciso saber utilizá-lo para ter bons resultados.

Por isso, em um ponto de venda (PDV) é preciso escolher estrategicamente o hot points. É interessante que ele esteja localizado em um corredor que seja passagem obrigatória ou uma prateleira que fique na altura dos olhos.

Ali os itens que possuem menor saída devem ser colocados para que haja um estímulo em suas vendas.

Conclusão do PDV

Ao seguir essas dicas é possível ter um ótimo rendimento no PDV com um índice muito interessante de entrada e saída de produtos além de uma movimentação de fluxo de caixa melhor.

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