Introdução ao Balanced Scorecard (BSC)

Se você se preocupa com os objetivos a longo prazo de sua empresa e os projetos do presente, então precisa conhecer e saber aplicar o Balanced Scorecard (BSC).

A imagem mostra alguns princípios do Balanced Scorecard ou BSC

Nunca ouviu falar do BSC ou somente de forma muito superficial? Isso é até natural, mas devido a importância que essa metodologia possui é essencial conhecê-la.

Todos sabemos que as organizações possuem diversos problemas e um dos maiores é fazer com que seus colaboradores tenham foco para conseguir cumprir os objetivos.

Outro grande problema que elas possuem está ligado a forma como elas acompanham os resultados.

Na grande maioria das vezes elas simplesmente fazem esse acompanhamento somente através de indicadores financeiros. Acredite, muitas até acreditam que somente isso é o suficiente.

Foi a partir disso que dois professores pertencentes a equipe da Harvard Business School, David Norton e Robert Kaplan, discutiram sobre essas visões e acabaram desenvolvendo o Balanced Scorecard.

Isso ocorreu ainda na década de 90, mais precisamente no ano de 1992.

Além de fazerem isso, eles também mostraram que era preciso acompanhar outras perspectivas. Assim seria possível ter uma visão 360º de tudo que ocorre dentro da organização.

Atualmente, essa ferramenta tem ganhado uma importância cada vez maior e grandes empresas a estão utilizando.

Através do Balanced Scorecard elas estão elaborando e até mesmo executando seu planejamento estratégico.

Que tal conhecermos essa metodologia mais profundamente?

Tabela de Conteúdo

O que é o Balanced Scorecard?

O que significa Balanced Scorecard? Esse termo, ao ser traduzido, significa Indicadores Balanceados de Desempenho.

Trata-se de uma ferramenta que é mais voltada para a aplicação da gestão estratégica. Sua principal função é fazer com que todos os processos que existem na empresa sejam visualizados.

Isso vai permitir identificar o que é necessário fazer para que os objetivos sejam alcançados.

Dessa forma, garante-se que todos os esforços que a organização está fazendo tenham como direção a estratégia que foi definida.

Mas, diante disso, qual é o objetivo do BSC?

O Balanced Scorecard possui como seu objetivo principal fazer a mensuração, monitoramento e direcionamento das ações que estão sendo tomadas.

O ponto de partida para isso é a medida do desempenho estratégico que a empresa possui.

O BSC vai muito além da área financeira e possui 4 perspectivas como base: clientes, processos internos, financeira e aprendizado e crescimento.

Elas estão ligadas entre si e possuem uma relação bem próxima de causa e efeito. Entenda melhor sobre as 4 perspectivas que o Balanced Scorecard possui.

Balanced Scorecard e as suas 4 perspectivas

Onde deseja chegar? Esse é o primeiro passo que deve ser dado na obtenção dos bons objetivos estratégicos através das perspectivas do BSC.

Isso quer dizer que a empresa precisa ter uma visão muito clara a respeito dela mesma, caso contrário, os resultados até podem surgir, mas não serão os esperados. Vamos ver as 4 perspectivas?

Perspectiva Financeira

O Balanced Scorecard surgiu no ano de 1992 e modificou a forma de avaliar a empresa.

Afinal, antes de sua criação a única perspectiva que a empresa avaliava era justamente essa, a financeira.

Os diretores a consideram a queridinha já que eles desejam saber quanto de dinheiro que a empresa possui, se está dando lucro ou obtendo prejuízo.

Essa perspectiva dentro do BSC tem o intuito de identificar o impacto resultante das decisões estratégicas em cima das metas e dos indicadores que foram utilizados.

Alguns exemplos da perspectiva financeira existente no BSC:

  • Diminuição dos custos operacionais;
  • Ganho no faturamento;
  • Aumento do lucro;
  • Aumento do retorno do capital que foi investido;
  • Gerar rentabilidade ao acionista.

Perspectiva dos clientes

Nessa perspectiva olha-se para fora, mais precisamente para o cliente a fim de saber se ele está satisfeito.

É nesse momento que, durante a construção do BSC, é feita uma análise para saber se a empresa está conseguindo resolver o problema do cliente ou não.

O objetivo é não apenas identificar, mas também fazer um acompanhamento a fim de saber se realmente a empresa está criando valor para o cliente.

Mas qual a importância disso?

É através dessa atenção que é possível aumentar a quantidade de captação de clientes e os torna fiéis a empresa.

Para que isso seja possível essa perspectiva possui os seguintes pontos como principais:

  • Fidelização dos clientes;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Número maior de clientes;
  • Lucratividade do cliente;
  • Fortalecimento da marca.

Perspectiva dos processos internos

Os clientes possuem uma demanda junto a empresa e para que ela seja atendida é preciso ter atenção aos processos internos.

Através dessa atenção torna-se possível fazer uma identificação dos processos que possuem um impacto maior na organização e conseguir melhorá-los.

Outro benefício de fazer isso é que se torna possível identificar se é preciso criar um processo para que os objetivos sejam alcançados.

Alguns exemplos dessa perspectiva no Balanced Scorecard são:

  • A qualidade tanto do projeto quanto do produto se torna melhor;
  • Novos produtos podem ser desenvolvidos assim como o tempo para o desenvolvimento dos produtos;
  • A qualidade das operações que são realizadas apresenta melhora;
  • A capacidade produtiva sofre um aumento;
  • O controle de custos passa a ter melhoria.

Perspectiva do aprendizado e do crescimento

Quando uma organização possui uma equipe de colaboradores bem capacitada e com um nível de conhecimento bom tanto eles quanto ela crescem.

O objetivo principal dessa perspectiva é justamente investir nos colaboradores, mais precisamente na sua qualificação.

Assim o conhecimento que eles possuem pode ser convertido em insumos que ajudarão a empresa a crescer.

Ao investir nessa perspectiva a organização ainda garante que seus colaboradores tenham um grau de produtividade bem como de motivação mais alto.

Mas como fazer essas iniciativas?

Isso pode ser feito por meio de investimentos em treinamentos para os colaboradores, equipamentos, desenvolvimento e pesquisa de novos produtos.

Alguns exemplos que podem ser citados para essa perspectiva são:

  • Retenção de colaboradores sofre um aumento;
  • Número de treinamentos apresenta um aumento;
  • O nível de tecnologia se torna muito melhor;
  • Habilidades da equipe são aprimoradas;
  • Nível de atualização dos produtos apresenta melhora.

Como é o funcionamento dos Indicadores Balanceados de Desempenho?

Já vimos o que é o BSC e suas 4 perspectivas, que tal definirmos os indicadores, objetivos, planos de ação e metas que cada uma delas possui?

Assim fica muito mais fácil entender seus conceitos. Vamos ver?

Mapa estratégico

O mapa estratégico tem sua utilização bem clara: documentar, resumidamente e de forma visual, todos os objetivos estratégicos que estão presentes em cada perspectiva.

Em compensação, esses objetivos vão pegar a visão e segmentar em objetivos menores na macroestratégia para que as ações e a gestão de resultados sejam facilitadas.

Indicadores

São eles que vão fazer a mensuração do resultado do objetivo. Mas eles não se restringem apenas a isso, pois também vai fazer a medição dos meios responsáveis por levar aos resultados.

Saiba mais: Indicadores

A medição de cada objetivo estratégico é feita por um indicador e este, por sua vez, precisa ser direto e claro quanto ao que deseja analisar.

Metas

A função das metas, em um primeiro momento, parece ser bem simples, afinal, são elas que vão qualificar os indicadores.

Isso quer dizer que são as metas que vão elaborar o nível ou taxa que se espera atingir com os indicadores.

Por esse motivo, é muito importante usar a meta SMART, além de ser alcançável e realista.

Projetos estratégicos

As ações estratégicas precisam ser colocadas em prática e isso é feito nessa etapa. Para que as metas sejam alcançadas e bem-sucedidas é preciso que todos os projetos e ações sejam realizados.

O ideal é que tudo ocorra conforme o planejado e para que isso aconteça é necessário utilizar uma ferramenta, a 5W2H.

Ela é muito simples e intuitiva e pode fazer com que as atividades sejam realizadas de forma otimizada e acelerada.

Sabe o que mais essa ferramenta é capaz de fazer? Tornar as atividades mais assertivas. Certamente ela é perfeita para ser utilizada nessa etapa, não acha?

Benefícios que o Balanced Scorecard promove

O termo BSC está sendo utilizado com mais frequência nos últimos tempos. Existem profissionais que ainda não ouviram falar sobre ele e por esse motivo possuem certa dúvida quanto a sua utilização.

Muitos se perguntam se realmente vale a pena fazer tal investimento.

Mas para ajudar nessa questão separamos alguns dos principais benefícios que o Balanced Scorecard promove.

Execução da estratégia e comunicação se tornam melhores

A empresa possui um planejamento excepcional, digno de prêmio, mas só alguns colaboradores tiveram acesso a ele e o conhecem? Então isso não vai adiantar muito.

É preciso que todos conheçam o planejamento para que possam trabalhar, juntos, seguindo o que foi planejado para alcançar determinado objetivo.

Quando se utiliza o Balanced Scorecard esse cenário se modifica para a melhor. Afinal, com essa metodologia tanto a comunicação quanto às estratégias que a empresa precisa adotar são bem compreendidas por todos os colaboradores.

A forma como isso é feito é bem simples: através do mapa estratégico.

O BSC vai auxiliar nessa compreensão utilizando o mapa estratégico que é uma ferramenta muito importante dessa metodologia.

Com o auxílio dela, todos os colaboradores conseguem entender e comunicar as estratégias.

Isso acontece porque o principal objetivo dela é ser prática e transparente e para que isso seja possível ela utiliza uma abordagem visual.

Todas as vezes que a comunicação estratégica é melhorada todo o processo voltado ao cumprimento das metas também apresenta melhora.

Departamentos se alinham

Para que uma empresa consiga obter resultados bons é preciso que todos trabalhem em equipe. Quando falamos em todos quer dizer TODOS mesmo, colaboradores entre si e os departamentos.

Quanto mais alinhados TODOS estiverem, sabendo quais os objetivos que possuem bem como suas atualizações, melhor será para conseguir alcançar bons resultados.

Eficácia na alocação de recursos

O Balanced Scorecard possui quatro perspectivas, como já vimos anteriormente.

Através dessas perspectivas a visão que se passa a ter da organização e das necessidades que ela possui se tornam mais amplas.

Mas isso não é tudo, pois ao se ter uma noção da causa e efeito, decisões estratégicas podem ser tomadas.

Que tipo de decisões? Principalmente com relação a alocação de recursos que tenham o intuito de trazer maiores retornos.

Aperfeiçoamento contínuo

Você já sabe que o BSC possui um mapa, mas talvez ainda não saiba que ele pode ser atualizado de acordo com a necessidade que a empresa possua.

Isso não apenas é possível como também permite que o flow de aperfeiçoamento que a empresa possui seja mantido.

Conforme as metas e objetivos sejam atingidos é totalmente possível fazer uma renovação do quadro.

Dessa forma, o BSC passa a ser utilizado como uma ferramenta voltada para a otimização de desempenho que jamais ficará ultrapassada.

Em um mundo globalizado que o mercado é muito competitivo e que se transforma constantemente as empresas precisam ter um método de gestão que seja possível personalizá-lo sempre que possível.

Afinal, o ideal é que sempre se acompanhe as mudanças que ocorrem no segmento de atuação, seja a nível nacional ou internacional.

Indicadores intangíveis e tangíveis integrados

O BSC é tido como um dos pioneiros na união de indicadores intangíveis e tangíveis em uma mesma estratégia.

Afinal, esse modelo de gestão estratégica foi um dos primeiros a conseguir isso.

Somente os indicadores contábeis e financeiros eram analisados com grande importância para analisar se a empresa cresceu e se obteve sucesso.

Entretanto, com o surgimento do Balanced Scorecard isso acabou caindo por terra.

O melhor de tudo é que ele permanece assertivo e atual e ainda agrega pontos de maior complexidade do negócio.

Que pontos seriam esses?

A relação entre clientes e mercado é um deles, mas também há o relacionamento dos colaboradores com o aprendizado e o conhecimento relacionado à própria empresa.

Conclusão do Balanced Scorecard

O Balanced Scorecard é uma metodologia que surgiu transformando a forma de enxergar o sucesso de uma empresa.

Com ele, os números contábeis são analisados, mas não apenas eles, pois existem outros pontos que também precisam ter toda a atenção como, por exemplo, a comunicação entre os colaboradores.

Você já conhecia o termo Balanced Scorecard? O que achou de conhecer um pouco mais sobre essa metodologia? Quais pontos te chamaram mais a atenção?

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