Introdução à Matriz de Habilidades: O que é e como usar?

A matriz de habilidades é uma ferramenta que faz parte do trabalho de profissionais da área de recursos humanos e gestão de pessoas.

Uma vez que, a matriz ajuda a desenvolver os colaboradores que necessitam ter determinada competência técnica e comportamental para uma determinada função.

No entanto, mesmo estando cada vez mais presente na área, muitos profissionais ainda possuem dúvidas do que se trata a gestão de competências e como fazer a sua aplicação do modo correto.

Sendo assim, a seguir você verá tudo o que você precisa saber sobre matriz de habilidades e gestão por competências.

Tabela de Conteúdo

O que é matriz de habilidades?

A matriz de habilidades é um mecanismo que mapeia as competências/ habilidades necessárias e desejadas para que um colaborador possa desempenhar suas funções de forma adequada e também consiga atingir os objetivos e metas correspondentes.

Essa característica torna a matriz de habilidades uma ferramenta essencial para qualquer profissional de RH orientado aos dados e resultados.

A matriz de habilidades é uma tabela simples, com nomes de pessoas em fileiras de um lado e uma seleção de habilidades relevantes posicionadas nas colunas ao longo do topo, visualizando as habilidades necessárias, as habilidades disponíveis na equipe e as habilidades que a equipe está perdendo.

Para que serve esse tipo de matriz ?

Uma matriz de habilidades ajuda na avaliação das habilidades necessárias para um projeto ou equipe.

Para se obter sucesso, é necessário criar uma visão geral das habilidades requeridas para concluir o trabalho ou projeto com êxito.

Além disso, essa matriz é responsável por fornecer insights sobre as habilidades disponíveis dentro de uma equipe.

Gestão Estratégica para Resultados – Parte 4 de 5

A matriz de habilidade também serve para ajudar a listar as necessidades de um projeto e fazer uma avaliação das habilidades disponíveis na equipe.

Uma matriz de habilidades completa, visualiza as habilidades necessárias, as disponíveis na equipe e as que a equipe está perdendo, fazendo assim com que haja uma maior retenção de talentos e que o RH consiga aproveitar da melhor forma possível o quadro de funcionários disponíveis.

Benefícios da matriz de habilidades

Uma matriz de habilidades é muito benéfica, pois impulsiona o desempenho de muitas maneiras.

Não é apenas eficaz para a equipe, mas também para um indivíduo, a organização e também para os clientes internos e externos.

Esse tipo de matriz ajuda a analisar necessidades de treinamento de uma determinada equipe e logo depois desenvolve planos para fechar qualquer lacuna.

É responsável também por implantar os talentos existentes em uma equipe de forma eficiente e ajudar no desenvolvimento de carreira e planejamento sucessório, como uma maneira de identificar funcionários que possuam as habilidades necessárias para cargos mais avançados.

A matriz de habilidades, para os membros da equipe, reforça a consciência das competências de que precisam para cumprir suas funções (pois ela atua como um roteiro de carreira), demonstrando claramente as áreas nas quais as pessoas têm a necessidade de se desenvolver.

Dessa forma, a matriz faz com que o indivíduo tenha consciência das habilidades necessárias para o desempenho bem-sucedido da equipe. Ele também comunica as expectativas, pois a matriz mostra os recursos nos quais se espera que o indivíduo se sobressaia.

Matriz GUT

Um exemplo de matriz gut. Uma ferramenta usada na Matriz de habilidades

A Matriz GUT, também conhecida como Matriz de Prioridades, é uma ferramenta que ajuda na resolução de problemas.

É utilizada nas questões em que é preciso de uma orientação, a fim de que decisões complexas, que exigem a análise de vários problemas, sejam tomadas.

Com isso, utilizando o sistema GUT é possível classificar cada problema de acordo com a gravidade, urgência e tendência. 

Além da resolução de problemas, a matriz GUT é utilizada em situações como estratégias, desenvolvimento de projetos, tomada de decisões, entre outras.

A matriz GUT está associada com a matriz SWOT, pois ela é comumente utilizada com a finalidade de analisar a prioridade de resolução de problemas no ambiente interno e externo.

O principal benefício dessa matriz é trazer uma avaliação quantitativa dos problemas de uma área ou da organização como um todo, que possibilita que sejam priorizadas ações corretivas e preventivas para que os problemas sejam eliminados.

A Tabela GUT pode ser usada para priorizar essas ações, garantindo que as metas sejam alcançadas por ordem de prioridade.

Dessa forma, pode-se afirmar que a matriz auxilia o planejamento estratégico a sair do papel e ser colocado em prática.

Análise mais detalhada da sigla GUT

Para que você possa entender melhor como aplicar a matriz GUT, que é um dos exemplos de matriz de competência mais utilizados, a seguir iremos explicar o que significa a sigla GUT.

Gravidade (G)

É relacionada ao impacto que o problema pode gerar nos envolvidos, podendo ser os colaboradores, os processos, tarefas, resultados da empresa e outros fatores.

A supervisão é feita nos efeitos que o problema acarretará em médio e longo prazo.

Urgência (U)

É relacionada ao prazo ou tempo disponível para resolução do problema.

Quanto menor o tempo, mais urgente será o problema que precisará ser solucionado.

Tendência (T)

É relacionado ao potencial que o problema tem de crescer com o passar do tempo, com isso, é feita uma previsão da evolução do problema.

Benefícios da Matriz GUT

  • Auxilia na resolução de problemas que afetam a execução do planejamento estratégico;
  • Ajuda a tomar melhores decisões;
  • Facilidade de ser aplicado;
  • Indica quais problemas precisarão de mais recursos, evitando desperdícios;
  • Aumento da eficiência dos processos internos;
  • Reduz ou elimina os problemas mais sérios.

Matriz SWOT

A Matriz SWOT (também chamada de método de análise de SWOT) trata-se de uma ferramenta que permite aos gestores e empresários ter uma visão muito mais ampla do cenário geral da empresa,

Pois permite compreender quais são as oportunidades de negócios que ela possui e quais ameaças são capazes de causar algum tipo de dano ou prejuízo.

Um exemplo de análise SWOT. Uma ferramenta usada na Matriz de habilidades

O objetivo dessa matriz é o de avaliar e compreender a atual situação que a empresa se encontra com a finalidade de elaborar um planejamento estratégico mais adequado aos objetivos da organização.

A análise SWOT consiste no preenchimento de uma tabela que contempla o cenário interno e externo da empresa.

A partir da contemplação dos resultados obtidos com o método, os gestores trabalham para eliminar as fraquezas e ressaltar as forças da organização.

Ao juntar as análises do ambiente interno e externo, a organização tem um diagnóstico detalhado de sua atual situação e também das oportunidades e ameaças que estão por vir.

Dessa forma, a empresa consegue se preparar para o futuro, tendo suporte de um estudo que provém de informações cruciais para tomar decisões mais assertivas e elaborar um planejamento estratégico com a finalidade de ajudar a alcançar os objetivos e resultados positivos que almeja no mercado.

Benefícios da Matriz SWOT

  • Conhecimento profundo dos negócios;
  • Um bom desenvolvimento de um planejamento estratégico eficiente;
  • Definição de prioridades;
  • Posicionamento de mercado, gerado pelo aumento da competitividade proporcionado pela aplicação da matriz SWOT;
  • Preparação da empresa para os desafios internos e externos.

Gestão por competência orientada aos resultados estratégicos

Uma gestão por competência bem pensada e bem estruturada garante que os valores da organização sejam compartilhados pelos funcionários.

Além disso, fornece a eles um entendimento sólido sobre as expectativas de desenvolvimento do seu trabalho.

A gestão por competência trata da construção e exploração das competências dos funcionários.

Portanto, há uma maior clareza sobre as suas responsabilidades na empresa e no nível de produtividade.

Quando são apontadas as qualidades dos funcionários em termos concretos, eles terão chances maiores de evoluírem e também buscarem superação.

Entretanto, isso sempre deve estar alinhado à estratégia e aos objetivos globais da organização, permitindo que a empresa e colaboradores se desenvolvam juntos.

Logo, uma instituição crescerá quando for possível definir com clareza o conjunto de competências que os funcionários possuem.

Desse modo, os funcionários com as competências certas poderão finalmente ser selecionados (após todo o processo de seleção) e o foco é voltado para os caminhos que o funcionário vai trilhar dentro da empresa.

Portanto, é importante salientar que uma vez que a organização definiu as principais competências para seu quadro de funcionários, fica mais fácil integrá-las em toda a sua estratégia de negócios.

Base da gestão de competência

Além de entender o que é a matriz de habilidades é essencial conhecer a base da gestão de competência, pois dessa forma é possível ter uma visão ampla da matriz de habilidades.

Essa base consiste na transparência, justiça e meritocracia.

Transparência

A transparência faz parte da matriz de habilidades e gestão por competência, pois cada colaborador da empresa passa a ter o real entendimento das habilidades e competências que a empresa espera dele.

Além de expor o que é esperado de cada colaborador, para que esse objetivo possa ser alcançado, a empresa costuma realizar a descrição da função, para que assim não haja dúvidas e todos os membros da equipe saibam o que de fato devem fazer e desenvolvam um trabalho melhor.

Justiça

A justiça é uma das bases desse mecanismo por realizar uma avaliação justa das competências e habilidades de cada um dos colaboradores da empresa.

Cada atitude, habilidade e conhecimento são levados em consideração, o que ajuda o setor do RH a otimizar as suas ações e montar equipes mais eficientes.

Meritocracia

Não podemos falar da gestão por competência sem citar a meritocracia. Esse aspecto é um dos destaques nesse modelo de gestão, pois ele valoriza o mérito do colaborador, se baseando sempre em seus resultados no trabalho.

Para que a meritocracia funcione de forma justa, são aplicadas algumas ferramentas específicas para que a quantidade e qualidade das tarefas dos colaboradores sejam avaliadas.

Desse modo, bonificações, promoções e qualquer outro tipo de recompensa e incentivo são dados aos colaboradores por meio da meritocracia de cada um, fazendo com que ele colha os frutos do desempenho do seu trabalho.

Isso de certa forma faz com que os colaboradores prezam pela qualidade e quantidade das suas tarefas, em busca de conquistar essas recompensas, contribuindo assim para o bom desenvolvimento da empresa e também da sua vida profissional.

Como montar uma matriz de habilidades?

A matriz de habilidades é um dos pilares mais importantes para a gestão de pessoas, pois por meio dela conseguimos identificar melhor as habilidades dos colaboradores, gerando assim o melhor aproveitamento e retenção de talentos na empresa.

Por conta disso é importante aprendermos a montar uma matriz de habilidades, principalmente se você atua em um cargo de liderança ou departamento de RH em uma empresa.

Veja a seguir como montar uma matriz de habilidades:

1 – Defina as competências essenciais para cada função

Antes de tudo você deve definir quais são as competências essenciais para uma equipe ou um projeto a ser desenvolvido.

Para fazer isso, basta levar em consideração as habilidades técnicas e comportamentais que você precisa no colaborador.

Elabore uma lista com as competências e faça uma avaliação da importância de cada uma delas para a função, equipe ou projeto a ser desenvolvido.

Com isso será possível escolher de forma mais assertiva as pessoas certas para gerar os resultados esperados.

2 – Avalie e defina qual é o nível de competência dos colaboradores

Depois de definir as competências que você precisa, é necessário avaliar e definir o nível de habilidades dos colaboradores.

Para fazer isso de modo mais fácil basta fazer uma separação em pequenos grupos, seja por equipe ou até mesmo um projeto.

Em seguida, faça uma escala de pontuação para classificar o nível de cada profissional por competência.

Um exemplo de escala é dar uma pontuação de 1 ao 5, sendo:

1: Não satisfatório

2: É necessário melhorar

3: Aceitável

4: Satisfatório

5: Excelente

3 – Defina qual é o interesse e comprometimento da pessoa selecionada para desempenhar determinada função

Após avaliar e definir o nível de competência do colaborador é necessário identificar se ele está realmente disposto a aplicar e desenvolver as competências que foram definidas no passo 1 e que avaliamos a sua aptidão para tal no passo 2.

Caso o profissional não tenha interesse em evoluir positivamente isso pode ser um grande problema no futuro.

Para definir esse interesse do colaborador podemos utilizar a legenda 0 (quando o colaborador não tem interesse em aplicar a competência) ou 1 (quando o colaborador possui esse interesse).

4 – Avalie os resultados e tome as decisões certas

Após montar e avaliar a matriz de competências fica mais fácil comparar as habilidades e a atuação de todos os colaboradores de uma equipe.

Com isso, o gestor da área e o RH consegue ter uma visão mais clara e definida de quais são os pontos fortes e fracos de uma equipe de determinado setor e da empresa de modo geral.

Exemplo de uma matriz de habilidades

A seguir te mostraremos uma matriz de habilidades realizada com base em uma equipe do setor de análise de dados.

Para o setor faz-se necessário 5 habilidades e de acordo com os colaboradores do setor, chegamos à matriz abaixo.

Um exemplo de matriz de habilidades

Após os dados preenchidos conseguimos identificar em quais posições dentro do setor cada um dos colaboradores possui um melhor resultado.

Conclusão da Matriz de Habilidades

A matriz de habilidades é uma ferramenta essencial para gestores e profissionais de RH, pois isso contribui para um melhor aproveitamento das habilidades de cada colaborador, contribuindo assim para melhores resultados na empresa.

Por conta disso, a sua aplicação deve ser realizada como uma forma de fazer com que os colaboradores se sintam bem fazendo o que gostam e gerando os melhores resultados possíveis.

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