Algumas funções empresariais são mais conhecidas do que outras. Por isso, de alguma forma, mesmo que superficialmente, você provavelmente já ouviu falar sobre o que é um CEO, não é verdade?

Dessa maneira, é bem provável que você já tenha também uma ideia inicial de que essa é uma função importante dentro de uma instituição.

Por este profissional, passa uma série de decisões importantes e que têm um grande potencial de impacto em curto, médio e longo prazo.

Portanto, entender o que é um CEO e como trabalha esse profissional ajuda a compreender também o sucesso da empresa e por que ela conseguiu ou não crescer. Para saber mais sobre isso e sobre como se tornar um CEO, siga lendo!

Tabela de Conteúdo

O que é um CEO?

o que é um CEO

A sigla CEO vem do termo inglês Chief Executive Officer. Em síntese, em uma tradução ao português, seria como o Diretor Executivo, que costuma ser o cargo de mais alto nível dentro de uma empresa.

Desse modo, é natural que este profissional tenha uma rotina repleta de tomadas de decisões estratégicas com relação ao planejamento e ao futuro da organização.

Neste caso, por exemplo, podem ser adotadas algumas metodologias, como a Business Intelligence (BI). Esta é uma forma de otimizar e dar lógica à tomada de decisões, para que o CEO não fique apenas no sentimento do que fazer.

Além disso, é claro, a gestão estratégica, de operações e de pessoas é muito importante. Afinal, é o quadro mais alto dentro da organização.

De modo complementar, é este profissional também que faz a ligação entre os setores da empresa e o conselho administrativo.

Ou seja, há uma necessidade muito grande de que esse profissional seja extremamente qualificado. Caso contrário, se não souber exatamente o que está fazendo, pode levar a empresa a más decisões que custarão caro.

Mas, afinal, além de saber o que é um CEO, como ele é escolhido? Via de regra, isso é feito ou naturalmente com o profissional sendo o dono da empresa ou tendo como base uma decisão do conselho de acionistas.

Sendo assim, o ideal é que seja um profissional experiente e com conhecimento do mercado em que irá atuar.

Ademais, deve ser um profissional que se mantém constantemente atualizado, com a prática de cursos e treinamentos, por exemplo.

Características e habilidades de um bom CEO

Assim como vínhamos falando acima, não basta saber apenas o que é um CEO. Além disso, é preciso entender também que este profissional deve ser extremamente qualificado, uma vez que todas as principais decisões da empresa passam por ele.

Portanto, dada a importância do cargo, existem várias características e habilidades que devem ser desenvolvidas por quem deseja se tornar um Diretor Executivo neste nível. Vamos falar agora sobre as principais.

Primeiramente, há a necessidade de que esse profissional tenha uma grande capacidade de liderança.

Desse modo, ele deve ser capaz não somente de tomar as decisões corretas, como também de convencer os colaboradores de que aquele é o melhor caminho e motivá-los.

Além disso, uma boa característica de um líder é saber lidar com conflitos.

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Pense que, muitas vezes, estas decisões não parecem óbvias para todos. Sendo assim, os funcionários podem ficar confusos por ter de fazer algo que não parece agregar à empresa. Também é tarefa do CEO mostrar o contrário.

Outro ponto importante é a capacidade de assumir riscos. Nem toda decisão é fácil, por mais que se tenham indicadores de desempenho que ajudem a tomá-la.

Por isso, é comum ouvir que a prática ensina um bom CEO a saber quando deve tomar determinada decisão de maior risco e quando não deve.

Isso é algo que a experiência e o conhecimento de mercado ensinam.

Indo na mesma linha, note que é impossível acertar em todas as vezes. Então, outra qualidade necessária é a de ser resiliente.

Ou seja, saber trabalhar sob pressão e lidar com aqueles momentos em que as coisas não ocorrem exatamente como o planejado.

Mais uma questão importante é a gestão da rotina. Isso requer capacidade de organização e auxilia a alcançar as metas que foram estipuladas.

Uma última característica é capacidade de adaptação às mudanças no mercado. Atualizar-se constantemente é imprescindível para não ficar para trás.

Tarefas de um CEO

o que é um CEO

Pois bem, agora que você já sabe não apenas o que é um CEO, mas também quais características são mais importantes, é hora de entender como é a aplicação prática dessas habilidades. Ou seja, o motivo pelo qual elas são necessárias.

Você já deve ter notado que este profissional não cuida somente de uma ou outra parte da empresa. Em vez disso, ele está envolvido em todas as tarefas e atividades, desde a gestão de pessoas até a tomada de decisões estratégicas.

Por essas razões, em seu dia a dia, um CEO exerce funções como as seguintes:

  • É responsável por realizar uma mudança organizacional que leve a uma nova cultura dentro da empresa;
  • Realiza a tomada de decisões dos temas mais importantes dentro da organização, impactando nela como um todo;
  • Estabelece quais serão as metas, a partir de indicadores de suporte;
  • Auxilia na remodelação dos valores da empresa;
  • É um dos responsáveis pela estruturação da equipe de gestão;
  • Faz a avaliação final para a aplicação de recursos, aprovando-a ou não.
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Tendo como base os elementos acima, um CEO pode tanto elevar a empresa a patamares altíssimos quanto gerar problemas sérios. Portanto, é um cargo que deve ser escolhido e praticado com bastante cautela.

Outros cargos executivos

O que é um CEO? O que faz um CFO? E CTO, o que significa? Essas siglas, além de várias outras, como CMO e COO são comuns no ambiente empresarial, ainda que menos conhecidas do que a figura do CEO.

Dessa maneira, esta estrutura em cargos pode acabar sendo fundamental também para o CEO. A partir disso, há a ramificação das responsabilidades, as quais são divididas entre profissionais que dão suporte à atuação do CEO.

E, perceba, aqui a realidade é bastante simples: quanto mais profissionais qualificados dando suporte ao CEO, maiores são as chances de as suas ações serem as melhores.

Isso ajuda a qualificar o planejamento e a execução das tarefas, bem como alivia o CEO de encargos menos importantes.

Sem mais delongas, aprenda o que cada cargo desses significa:

  • Chief Technology Officer (CTO): esse é também um cargo de nível executivo, mas voltado à tecnologia da informação. Em geral, é preenchido por desenvolvedores e engenheiros de software.
  • Chief Financial Officer (CFO): o CFO é o Diretor Executivo Financeiro. Dessa maneira, é o responsável por ações de gestão financeira e fluxo de caixa, por propor ações corretivas e preventivas e por proteger a saúde financeira da empresa de forma geral.
  • Chief Marketing Officer (CMO): este é o diretor da área de marketing, cujas responsabilidades consistem em criar e colocar em práticas planos estratégicos para fortalecer a imagem da organização.
  • Chief Operating Officer (COO): o Diretor Executivo de Operações é mais voltado para as tarefas operacionais e administrativas que são cotidianas. Via de regra, entende-se que é o segundo mais importante dentro da cadeia de comando.

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