Gestão da Rotina: O que é e quais as peças fundamentais?

A Gestão da Rotina é uma peça fundamental para empresas e funcionários! Cadastre-se e tenha acesso ao vídeo!

Veja todos os detaçhes da Gestão da Rotina
vídeos

Mais sobre esse material

O Gerenciamento de Rotina é o processo de atingir as metas de negócios usando métodos, ferramentas, controlando os indicadores-chave, tomando ações proativas em resposta às tendências de desvio e desvios que podem ocorrer. Acima de tudo, devemos lembrar que as pessoas são uma parte fundamental da Gestão da Rotina.

Ser preventivo e prevenir as falhas, principalmente as que afetam direta ou indiretamente os clientes, é uma das características mais importantes da gestão do dia a dia.

Bons profissionais entendem o valor da gestão da rotina do dia a dia em termos de entrega de resultados e crescimento profissional.

A relação do Ciclo de Deming e SDCA no Gerenciamento da Rotina

A Gestão da Rotina possui uma forte relação com o uso de métodos e ferramentas eficientes, e o PDCA e o SDCA são essenciais neste contexto.

O PDCA é um método desenvolvido em quatro etapas para auxiliar no gerenciamento da rotina. Essas etapas são as seguintes em inglês: Plan (Planejar) – Do (Executar) – Check (Verificar) e Act (Agir), e essa ferramenta possui o objetivo de aprimorar processos.

O Ciclo de Deming ou PDCA possui suas origens na década de 1920, até o eminente especialista em estatísticas Sr. Walter A. Shewart, o qual introduziu os conceitos de PLANEJAR, FAZER e VER.

Edward W. Deming, especialista no Gerenciamento da Qualidade Total (TQM) e estatístico renomado, renomeou o ciclo Shewart para: Plan (Planejar) – Do (Executar) – Check (Verificar) e Act (Agir)

Já a ferramenta SDCA possui a finalidade de controlar e manter o que o PDCA melhorou, sendo um excelente complemento às etapas do PDCA.

Neste gráfico, temos uma explicação do que é o SDCA. Importante na Gestão da Rotina

Podemos dizer, que o SDCA equivale à fase de CONTROLE do DMAIC, dadas as proporções.

Em inglês, a ferramenta SDCA quer dizer:

S – Standardize (PADRONIZAR)
D – Do (EXECUTAR)
C – Check (VERIFICAR)
A – Act (AGIR)

Veja mais detalhes no nosso vídeo!

Já possui uma conta? Faça seu Login