Backlog: Saiba tudo sobre e qual a importância

O termo backlog é mais popular na área de Tecnologia da Informação pelo fato de ter surgido nessa área.

Embora seja uma palavra amplamente utilizada na área de TI, muitos outros profissionais como da área de projetos ou que atuam com metodologias ágeis, utilizam bastante para o desenvolvimento de seus produtos ou serviços.

Você não sabe o que é backlog, mas deseja aprender tudo sobre o assunto? Então confira o texto a seguir, pois iremos esclarecer todas as suas dúvidas.

O que é Backlog?

A definição de Backlog, para quem trabalha na área da Tecnologia da Informação, é bastante difundida.

A palavra pode vir acompanhada de alguns termos da metodologia ágil, como backlog scrum, backlog aging ou backlog agile.

Basicamente, o termo refere-se a um registro ou histórico de requisições e, em sua tradução literal, o significado da palavra é traduzido como “acúmulo” (onde este “acúmulo” significa: “total de itens a serem feitos”).

O conceito de Backlog também pode ser entendido como uma medida de tempo em que uma equipe pode finalizar um apanhado de serviços por se referir ao desenvolvimento de um produto ou um sistema.

O termo ganhou finalidade para o desenvolvimento de software, sendo uma lista que contém descrições de todas as funções desejadas para um produto específico (solicitados por alguém com base em suas necessidades e desejos, que devem ser entregues a quem solicitou depois que forem produzidos).

Sendo assim, torna-se mais fácil os programadores priorizarem o que deve ser feito em cada projeto, a fim de sanar possíveis dúvidas que possam aparecer durante a execução da tarefa que foi estabelecida.

Qual a importância do Backlog?

O Backlog é uma ferramenta muito importante para o funcionamento de uma empresa. Ele é aplicado na maioria das indústrias de manufatura, ou seja, em empresas que produzem algo (em série ou não).

A função do Backlog é auxiliar para garantir que um determinado projeto está sendo feito e aprimorado de maneira consistente e eficaz, especialmente em relação ao cumprimento dos prazos.

Com isso, o backlog se torna um meio essencial para o desenvolvimento constante de uma empresa.

Além disso, o backlog é considerado uma das principais metodologias para gerenciar projetos e tem como principais características a interação entre a equipe, o bom funcionamento dos softwares utilizados, pesquisa de mercado, estudo dos dados de uso de seus produtos existentes e clientes.

Todas essas funções são realizadas de uma forma muito ágil e estratégica para um bom gerenciamento das empresas.

Dessa maneira, com uma lista de pendências bem estipuladas, os gerentes de cada produto ficam cientes exatamente quando sua equipe possui um conjunto de tarefas a serem realizadas.

Dessa forma, é possível manter o desenvolvimento do produto de forma correta, sendo aprimorado de maneira consistente e levando a sério os prazos pré-definidos.

Outros pontos importantes que evidenciam a importância do Backlog

  • Flexibilização do escopo: entrega de um produto mais compacto, porém dentro das normas estipuladas pelo cliente;
  • Separação de tarefas maiores e menores: para isso devemos pegar a quantidade de horas necessárias para fazer um serviço e dividir pela quantidade de horas que a equipe tem para cada dia de trabalho;
  • Aumenta a integração entre a equipe e torna o processo mais eficiente;
  • Organização a longo prazo: ajuda a equipe a se orientar antecipadamente a cada novo ciclo de planejamento;
  • Oferecem informações essenciais para os gestores da área de manutenção;
  • Não exigência de todos os detalhes de antemão: dessa forma, não corre o risco de desperdiçar tempo e dinheiro indo na direção errada do projeto;
  • É possível calcular em quais períodos do ano a sua equipe de manutenção terá uma demanda maior ou menor de serviço;
  • Os profissionais não têm tempo ocioso, mas também não estão com coisas demais para fazer.

Como funciona e quem deve administrar?

Normalmente, a equipe de programação, juntamente com o “sponsor”, são os responsáveis pela lista de pendências.

Com isso, eles são os responsáveis por escrever, priorizar e administrar os itens iniciais de produção.

A premissa, no entanto, é que tais itens sejam suficientes para que a equipe inicie o Sprint, que pode ser definido como o ato de repetir, de tornar a fazer e como uma metodologia de gerenciamento com a finalidade de promover um desenvolvimento mais focalizado e eficaz de um projeto.

Sendo assim, eles formam o primeiro sprint backlog, constituído pelas histórias que fazem parte desta primeira iteração em questão, que ajuda a entender melhor o escopo, as prioridades e o andamento de um determinado trabalho.

Backlog de Produto

O backlog de produto consiste em um termo que é associado ao desenvolvimento de um produto, como o próprio nome sugere.

Até mesmo por este motivo, é muito comum ouvirmos o termo backlog acompanhando da palavra produto.

Nesta imagem, temos um exemplo de Product Backlog

Esse tipo de backlog nos ajuda a reunir e manter uma lista organizada das expectativas que o cliente tem do produto que estamos desenvolvendo.

Tudo isso é construído de forma espontânea em metodologias ágeis como o scrum, por exemplo, que foge dos meios mais tradicionais quando o assunto são projetos.

Na metodologia scrum o backlog de produto é uma das primeiras coisas a serem feitas para que o roadmap (uma ferramenta bastante visual e descritiva) seja elaborado.

Já nos métodos de desenvolvimento mais tradicionais, quem define o backlog do produto é o escopo. Sendo assim, é possível identificar que os modelos tradicionais atuam de forma contrária às metodologias ágeis.

O backlog de produto funciona muito bem em metodologias como o scrum, pois ele atua de modo crescente à medida em que o produto, design e clientes são acompanhados na jornada de usuário, tornando as melhorias mais significativas.

Em uma gestão de projetos o backlog se inicia de forma bem suave, exigindo pouco esforço para ser descrito.

Porém, com o passar do tempo, vão surgindo novas hipóteses e alguns testes podem ser feitos e comprovados, ingressando assim nessa lista.

Como construir um backlog de produto?

Antes de tudo é muito importante entender o fluxo de planejamento do produto para construir um backlog.

Depois de definidas as características que se deseja no produto, é necessário montar um registro de funcionalidades que devem ser priorizadas e os seus respectivos prazos de cumprimento.

Em modelos ágeis, é papel do sponsor se reunir com a equipe envolvida no projeto para fazer essa definição.

Durante esse momento de reunião devem ser definidos os itens que irão compor o ciclo de trabalho, ou seja, o sprint.

Com isso, depois de descrever as funcionalidades no backlog de produto isso será passado para o time de desenvolvimento, que começará a trabalhar nos sprints, nascendo assim os sprints de requisitos e as tarefas que deverão receber prioridade em cada dia de trabalho.

Classificação de requisitos no backlog de produto

Como esse backlog é montado com o dono do produto e o cliente, o time responsável pelo desenvolvimento agrupa alguns itens que estão ligados ao desenvolvimento do projeto, gerando assim requisitos que podem ser definidos como:

  • Independentes: requisitos capazes de atender a necessidade do cliente sem precisar de outro item;
  • Negociáveis: são itens que abrem espaços para uma negociação, permitindo mudanças de prazo e até mesmo subdivisões em requisitos mais específicos;
  • Priorizáveis: itens que devem ser priorizados pela equipe de desenvolvimento;
  • Estimáveis: item que nos permite colocar um tempo mínimo para o seu desenvolvimento e entrega nesses requisitos;
  • Pequenos: requisitos mais objetivos e específicos;
  • Testáveis: são os itens que nos dão informações necessárias para serem testados e inspecionados pelo cliente final do projeto.

Sprint Backlog

O sprint backlog consiste nos itens da lista de pendências que precisam ser feitos durante uma sprint.

A sprint é uma espécie de “arrancada” que damos no projeto, tornando o processo do seu desenvolvimento mais ágil.

Ao começar um sprint, é necessário analisar o backlog do produto e puxar o que será feito no sprint.

Esse é um dos pontos principais para que o projeto seja desenvolvido bem e dentro do prazo estabelecido, pois por meio do sprint de backlog é possível verificar todas as entregas que devem ser feitas.

Sendo assim, além de ajudar a manter a organização do projeto, os sprints são marcos que nos ajudam a controlar o andamento do desenvolvimento do projeto por meio de cada sprint.

Como construir um sprint ?

As tarefas do sprint são puxadas do backlog do produto. Ela é uma lista de todas as funcionalidades necessárias para que o produto seja desenvolvido.

Um dos erros que muitos cometem ao construir um sprint backlog é acreditar que o sprint deve estar 100% concluído. Isso não acontece, pois na metodologia ágil o sprint evolui ao longo do projeto.

Dessa forma, com base em todas as atividades presentes no backlog de produto, a equipe de desenvolvimento seleciona as que deverão ser feitas durante aquele sprint.

Essa seleção é feita com base no alinhamento de toda equipe, com base nas prioridades previamente definidas pelo dono do produto e no prazo para que todas as tarefas sejam concluídas.

Backlog de Manutenção

O backlog de manutenção pode ser facilmente comparado com um checklist.

Esse backlog consiste em uma lista de tarefas que já estão prontas para a sua inicialização, onde essas tarefas têm como objetivo principal reparar ou manter o equipamento ou produto funcionando perfeitamente.

Essas tarefas listadas no backlog de manutenção são obrigatórias, pois elas atuam na prevenção de problemas relacionados à quebra, falha, segurança e outros que possam vir a causar interferências no funcionamento do produto.

Além de atuar na prevenção de problemas relacionados ao projeto, esse backlog pode nos ajudar a controlar a carga de trabalho e realizar um bom planejamento e programação dos recursos disponíveis para o projeto.

Backlog de Produto vs Sprint backlog

Temos uma comparação entre o Product Backlog e Sprint Backlog

É comum haver dúvidas quanto ao desenvolvimento do backlog de produto e o sprint backlog, mas os dois possuem desenvolvimentos diferentes.

O backlog do produto é criado apenas uma vez, no início do projeto, e vai sendo atualizado ao longo do tempo. Já o sprint é criado a cada iteração.

Dessa forma, o sprint possui uma forte dependência do backlog de produto, tanto para a sua criação como atualização diária.

Backlog Grooming

Temos uma ilustração de como é o procedimento de Backlog Grooming

Grooming é um termo da metodologia scrum que significa “preparar”. Ele se refere ao preparo do backlog e é conhecido como uma espécie de refinamento, já que por meio do backlog grooming ocorre o detalhamento de todo o produto para que este possa ser realmente entendido.

Dessa forma, grooming é quando adicionamos características, estimamos prazos, priorizamos atividades e mantemos o nosso backlog de produto aceso por meio de reuniões regulares, consistindo nos vários momentos que ocorrem como uma espécie de preparativo para o próximo sprint.

Mas afinal, como fazer?

Para fazer um backlog grooming basta realizar reuniões de modo certo, assim como também no tempo correto.

Em casos de equipes mais novas, o ideal é que seja realizada uma reunião agendada de forma regular. Esse agendamento de reunião torna ela mais planejada e consequentemente produtiva.

Já no caso de equipes mais maduras esse backlog grooming pode funcionar melhor de outra forma.

Profissionais mais experientes preferem refinar os itens da lista de pendências quando fazem o planejamento do sprint ou tornar esse refinamento contínuo, se for o caso.

É necessário verificar quais são os tipos de refinamentos e reuniões que funcionam com os membros da equipe para a partir daí poder aplicar as estratégias de refinamento da lista de pendências.

Portanto…

Se você trabalha com metodologias ágeis é fundamental entender sobre backlog para que você consiga melhorar a sua produtividade em seus projetos e conseguir entregar tudo dentro do prazo definido.

Além disso, existem ferramentas que podem te ajudar a fazer uma melhor gestão dos seus backlogs, mas para fazer o seu uso correto e de forma que realmente possa vir a te ajudar, é interessante ter uma boa base teórica a respeito do assunto.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.