Análise SWOT: Tenha acesso a uma matriz em Excel totalmente editável

Saiba o que é a Análise SWOT e como usar. Faça o download de forma gratuita, basta fazer o cadastro em nosso site!

swot
ferramentas

Mais sobre esse material

A análise SWOT é uma sigla que significa Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

Internamente à sua empresa, os pontos fortes e fracos são fatores sobre os quais você tem algum controle e pode se ajustar.

Exemplos incluem membros de sua equipe, patentes e propriedade intelectual, e localização.

Oportunidades e riscos externos são aqueles que ocorrem fora de sua empresa, no mercado maior.

Você pode agarrar oportunidades e defender-se contra ameaças, mas não pode mudá-las. Exemplos incluem concorrência, preços de matéria-prima e tendências de compra do cliente.

Uma análise SWOT integra seus principais pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças em uma lista lógica, que normalmente é exibida em uma simples grade dois por dois.

Por que fazer uma análise SWOT?

Quando você dedicar tempo para realizar uma análise SWOT, você estará armado com uma sólida estratégia para priorizar o trabalho que precisa ser feito a fim de expandir sua organização.

Na imagem, temos uma análise SWOT montada
Fonte: Ipro

Você pode acreditar que já sabe tudo o que precisa saber para prosperar, mas uma análise SWOT o obrigará a olhar para seus negócios de novas maneiras e de novas perspectivas.

Você examinará seus pontos fortes e limitações, bem como como pode utilizá-los para capitalizar as possibilidades e perigos em seu mercado.

Quem deve fazer uma essa matriz? 

Para que uma análise SWOT seja eficaz, os fundadores e líderes da empresa devem estar fortemente envolvidos. Esta não é uma tarefa que possa ser delegada.

Entretanto, os executivos da empresa não devem realizar todo o trabalho por conta própria. Para os maiores resultados, reunir um grupo de pessoas com diversos pontos de vista sobre a organização.

Escolha pessoal que possa representar muitos elementos de sua empresa, tais como vendas e atendimento ao cliente, bem como marketing e desenvolvimento de produtos. Todos devem ser capazes de sentar-se à mesa.

Empresas inovadoras até mesmo olham para fora de suas próprias fileiras internas ao realizar uma análise SWOT e solicitar feedback do cliente para adicionar sua voz distinta à mistura.

 

Já possui uma conta? Faça seu Login