Supply Chain Management: Saiba o que é e como fazer!

Para quem trabalha em áreas industriais e logísticas é muito comum ouvir o termo (SCM) – Supply Chain Management ou Gestão da Cadeia de Suprimentos.

Sendo chamado também pela sua forma abreviada de SCM, o Supply Chain Management serve para aumentar a eficiência, assim como também organizar todo o processo dentro da cadeia de suprimentos para a disponibilização de produtos.

A imagem mostra alguns aspectos fundamentais do SCM

Embora seja um termo popular e muito importante para quem trabalha com a Gestão da Cadeia de Suprimentos, muitos profissionais ainda se encontram perdidos no seu conceito e em como fazer a sua aplicação para melhorar a qualidade do processo e facilitar todo o seu trabalho.

Você é um profissional da área ou deseja saber mais sobre o assunto? Então esse texto foi feito especialmente para você.

A seguir iremos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o SCM.

O que é Supply Chain Management?

Traduzindo da língua inglesa, Supply Chain Management significa Gestão da Cadeia de Suprimentos.

Supply Chain Management, chamado também de SCM, é um determinado conjunto de práticas que visam gerar soluções para os problemas de gerenciamento no fluxo de bens manufaturados, serviços, informações e finanças de uma cadeia de produção, sendo o SCM responsável por fazer toda a gestão de tal cadeia produtiva, desde a sua produção até a entrega ao cliente final.

Muitos profissionais que não possuem familiaridade com o tema acreditam que o SCM somente trata-se da logística relacionada com o consumidor final, mas essa gestão tem início ainda no fluxo de matéria prima que o produto necessita para ser fabricado.

Quanto maior e mais complexa for uma cadeia produtiva, maior também será a necessidade de possuir um sistema de Gestão da Cadeia de suprimentos que realmente funcione.

Qual é o objetivo da Gestão da Cadeia de Suprimentos?

O objetivo do SCM de forma bem abrangente é fazer toda a Gestão da Cadeia de Suprimentos.

Dessa forma, podemos destacar como objetivos mais específicos a atuação na redução do tempo de ciclos e de inventários, a otimização do setor logístico e o aumento da competitividade da empresa no mercado.

Quando ocorre a otimização do fluxo da cadeia de produção, os processos principais se tornam integrados e a empresa passa a fornecer o produto de boa qualidade com um custo de produção mais baixo.

Uma vez que, que os processos são otimizados e integrados, reduzindo o tempo de espera (assim como o preço do produto) e aumentando a disponibilização do produto de forma muito mais rápida.

Quem se beneficia com a Gestão da Cadeia de Suprimentos?

Em uma Gestão da Cadeia de Suprimentos que funcione de forma eficiente, os beneficiados são os clientes e a própria empresa.

A empresa consegue se beneficiar por se destacar no mercado ao oferecer produtos de boa qualidade por um preço mais baixo, já que a gestão eficiente da cadeia produtiva gerou a diminuição no custo de produção. Já o cliente se beneficia por encontrar um bom produto por um bom preço.

Além disso, a empresa consegue aumentar o número de clientes, já que cada vez mais os potenciais clientes entrarão em contato com o seu produto e gostando do que compram, contribuindo assim para o aumento no faturamento da empresa.

Como fazer o SCM?

Para fazer o SCM não basta apenas fazer o planejamento do transporte dos materiais e dos produtos que foram produzidos.

O Supply Chain Management atua também na seleção dos fornecedores, fluxo diário de matéria prima necessários nos processos administrativos e a manutenção da comunicação, assim como os seus meios, por todas as partes envolvidas nos processos, para que assim haja integração e o fluxo de informações possa ser otimizado.

Para iniciar a Gestão da Cadeia Produtiva é necessário fazer o recrutamento ou atuar de forma a capacitar os profissionais da empresa.

Essa capacitação deve ocorrer por meio da aplicação e disseminação do conhecimento sobre o SCM, pois não há como cobrar os colaboradores a respeito de algo que eles não conhecem e de uma hora para outra começam a ser cobrados.

Toda essa capacitação e cobrança devem ocorrer de forma gradual e de preferência em conjunto com o Lean e as suas ferramentas.

Vale ressaltar também que a Gestão da Cadeia de Suprimentos exige o investimento em tecnologia como softwares e hardwares, pois isso irá permitir a automação de alguns processos dentro da cadeia produtiva, o que facilitará e ajudará a organizar alguns processos dos fluxos de produção.

O SCM é muito mais do que gerenciar processos logísticos e por isso a sua implantação deve ocorrer por meio de profissionais capacitados.

Pois caso contrário, isso pode bagunçar todo o processo da empresa, gerando muita dor de cabeça e prejuízos no mercado, já que a vantagem competitiva pode diminuir e os lucros também irão tender para uma queda leve ou até mesmo mais acentuada.

Conceitos importantes na Gestão da Cadeia de Suprimentos

Para aprender de forma mais detalhada sobre a Gestão da Cadeia de Suprimentos existem alguns conceitos importantes que devem ser compreendidos.

Veja a seguir os conceitos mais importantes que você deve saber sobre o SCM.

Demand Planning ou Ciclo de Planejamento da Demanda (S&OP)

Esse método consiste em utilizar a análise de dados para justificar as suas decisões relacionadas ao ritmo de produção e nível de estoque.

Na análise é considerado o histórico e média de vendas, pedidos, transporte e insumos indicadores.

Esses dados são analisados e cruzados de forma que venham a fazer uma previsão mais próxima possível da realidade, fazendo com que haja estoque disponível e sem gerar desperdícios.

O planejamento da demanda possui relação com o S&OP, que significa Sales & Operations Planning, ocorrendo em ciclos mensais.

Ciclos de curto prazo

As decisões classificadas como ciclo de curto prazo consistem em decisões do dia a dia, que fazem parte das atividades rotineiras dos profissionais responsáveis por manter os fluxos de produção contínuos.

Ciclos de médio prazo

Os processos e decisões relacionados ao médio prazo consistem em previsões de demanda da semana, assim como o planejamento da solicitação de insumos e materiais, produção, distribuição e transporte.

Essas decisões orientam os profissionais responsáveis pelos ciclos de curto prazo.

Ciclos de longo prazo

Essas são as decisões estratégicas, tomadas pelos cargos mais altos da empresa. Tais decisões se tornam um norte para as decisões de médio e curto prazo.

Importações e exportações

Importações consistem na compra de insumos ou produtos do exterior para uma empresa ou um cliente final e a exportação é o processo contrário, onde nós somos os responsáveis por vender os produtos ou insumos.

Esses fatores são importantes para o SCM por conter processos complexos como a legislação tributária de países diferentes.

Indicadores

Os indicadores são definidos como números calculados com base em dois ou mais parâmetros, servindo assim como uma forma de avaliar os processos e auxiliando na tomada de decisões.

Os indicadores têm muita importância para o controle de qualquer processo.

Warehousing ou armazenamento

Esses são os depósitos ou centros de distribuição e armazenamento. Nesses locais são guardados os produtos acabados ou semiacabados, assim como também a matéria prima.

Planejamento do transporte

Na logística o transporte tem o preço mais alto e por isso é necessário ter todo um planejamento para otimizar o transporte, como é o caso da aplicação da tecnologia para traçar rotas mais econômicas.

Gestão de custos e orçamento

Os dados financeiros e de todos os custos envolvidos no transporte precisam estar organizados e acessíveis, pois assim o gestor consegue encontrar com maior facilidade oportunidade para diminuir despesas.

Etapas finais do Supply Chain Management

Não faz sentido se esforçar tanto para satisfazer as necessidades do cliente se ele não recebe um bom serviço.

O produto só chega até o cliente com o esforço de todas as áreas juntas, mas é necessário que as empresas se atentem às etapas finais do processo.

Order to delivery – Do pedido à entrega

Esse processo, como o próprio nome sugere, cuida do pedido do cliente desde a sua solicitação até a entrega.

Esse é um processo chave de comunicação entre empresa e cliente, sendo que toda a comunicação ocorre de forma digital e a tecnologia é uma boa aliada nessa questão.

Controle operacional

Esse controle serve para ajudar na garantia de que as atividades práticas relacionadas ao transporte do produto estejam conforme o que foi previamente planejado.

Relacionamento com o cliente

Não basta apenas cumprir as expectativas relacionadas ao controle operacional, mas é preciso manter um bom fluxo de comunicação de qualidade com os clientes, tanto antes como depois da venda, pois isso ajuda na fidelização.

Monitoramento e KPI’s relacionados à satisfação do cliente

Fazer o monitoramento dos KPI’s relacionados à satisfação do cliente ajudam a saber qual é a percepção do cliente sobre qualidade do seu serviço e produto.

Isso pode ser essencial para ajudar a traçar melhores estratégias.

Desafios do SCM

Fazer uma boa Gestão da Cadeia de Suprimentos não é uma tarefa fácil, pois o setor conta com alguns obstáculos que as empresas devem enfrentar para conseguir alcançar os seus objetivos e desfrutar assim dos benefícios do SCM. Como principais desafios do Supply Chain management podemos citar:

Consumidor exigente

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, principalmente após o livre acesso à internet que facilitou o acesso aos produtos de qualquer lugar do país e do mundo.

Além disso, a internet fez com que as opiniões e críticas pudessem ser expostas para milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Sendo assim, o comportamento dos consumidores exigentes faz com que as empresas se adequem a essa nova realidade e busquem formas de oferecer melhores experiências de compras, ultrapassando as expectativas do cliente e aumentando a fidelização.

Tecnologia

A tecnologia é um dos maiores obstáculos no SCM quando o assunto é integração.

A instalação de softwares que permitam essa integração e automatização de alguns processos inicialmente pode ter um custo muito alto, mas esse valor é facilmente recuperado, principalmente no longo prazo.

Complexidade da cadeia de produção

Por possuir diferentes processos de áreas diferentes, a cadeia de suprimentos se torna complexa e fazer a sua gestão não se torna nada fácil.

Por conta disso, principalmente na implementação do SCM, algumas ações são feitas de modo mais fácil do que outras, onde algumas ações podem até mesmo apresentar falhas e exigir estratégias diferentes e mais adequadas à empresa.

Para facilitar tudo isso, a tecnologia, se bem utilizada, pode ser uma boa aliada para resolver esses problemas.

Adoção de KPI’s

Os KPI ‘s são indicadores que devem ser adotados para garantir o bom desempenho e melhoria de todo e qualquer processo e no SCM adotar esses indicadores pode ser um pouco complicado.

Há muitas métricas que podem ser adotadas, mas inicialmente pode ser mais fácil utilizar o Modelo de Referência das Operações na Cadeia de Abastecimento (SCOR).

Esse modelo parte de 3 conceitos: reengenharia de processos, benchmarking e melhoria dos processos.

Distribuição física

A teoria do SCM é muito simples e fácil, mas quando se parte para a prática é comum termos problemas.

Por conta disso, um dos desafios que podem ser citados é a distribuição dos produtos funcionando na prática conforme foi inicialmente planejado.

Vantagens de fazer o SCM

A imagem mostra algumas etapas do SCM

Embora existam diversas dificuldades na Gestão da Cadeia de Suprimentos também há muitas vantagens que devem ser destacadas. Uma boa gestão da cadeia permite benefícios como:

Melhoria dos serviços ofertados

Um dos maiores benefícios da Supply Chain Management é o aprimoramento dos serviços para o cliente final.

Isso ajuda não somente a aumentar a satisfação dos clientes com base na experiência de compra, mas também ajuda a empresa a prever melhor a demanda e manter os seus estoques com o que é necessário.

Reduz os custos operacionais

Como há menos gastos com estoque e produção, além da compra ser realizada somente com base no que é necessário para produzir, isso gera uma redução nos custos da empresa.

Contribui para o equilíbrio financeiro

As práticas da SCM contribuem para o aumento do equilíbrio financeiro, não somente por conta do aumento no lucro, mas também pela redução da necessidade de ativos fixos.

Resposta mais rápida ao mercado

Por conta do fluxo de informações ocorrerem de modo mais rápido, a resposta ao mercado também ocorre dessa forma, fazendo assim com que os revendedores consigam equilibrar as ofertas e disponibilizar os produtos de modo mais atrativo para o cliente final.

Além disso, essa resposta rápida também favorece a empresa com relação às necessidades, exigências e desejos do consumidor, o que pode fazer com que o processo de inovação da empresa seja mais rápido.

Boa capacidade de se adaptar às mudanças

Com a aplicação do Supply Chain Management a empresa consegue se adaptar de forma muito mais rápida às mudanças constantes que ocorrem no mercado, atuando assim na prevenção de riscos e conseguindo atender aos desejos dos clientes.

Por fim..

Sabendo no que consiste um Supply Chain Management e como fazê-lo, o gerenciamento de redes interligadas se torna mais simples.

Além de ser um processo amplo e que atua com bases estratégicas, o SCM é muito aplicado em empresas de pequeno, médio e grande porte, se mostrando eficaz para todas elas.

É necessário que a Gestão da Cadeia de Suprimentos seja realizada por um profissional capacitado, para que os retornos positivos possam ser extraídos da melhor forma possível, gerando assim aumento da competitividade no mercado e otimização dos processos que fazem parte da rede de Gestão de Suprimentos.

Uma pequena biografia sobre o autor do texto!

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