curso de Black Belt

O curso de Black Belt Six Sigma faz toda a diferença na carreira de profissionais e para o sucesso de uma empresa. Saiba qual é o impacto dessa certificação.

O curso de Black Belt Six Sigma confere ao profissional as habilidades que são necessárias para ter uma carreira de sucesso, estar bem qualificado no mercado e desenvolver projetos e processos visando uma gestão de equipes exemplar.

Acompanhe todas as informações sobre o curso, no que ele implica e o que é preciso para ser um profissional Black Belt.

O que é um Black Belt?

É o profissional que adquiriu os conhecimentos da metodologia Lean Six Sigma e passa a poder utilizá-los para alavancar os resultados da área e da empresa onde atua, além de desenvolver processos e equipes.

O treinamento do profissional Black Belt passa por duas etapas bem definidas: a primeira voltada a teorias e conceitos, e a segunda, à parte prática, usando ferramentas e técnicas do Lean Six Sigma. O profissional também age preventivamente para que os problemas não ocorram e os riscos sejam diminuídos.

Com relação à sua participação em empresas, esse indivíduo, muitas vezes, trabalha de forma integral, podendo até dar suporte para os especialistas em Green Belt e White Belt no desenvolvimento de projetos de grande magnitude.

Em síntese: o Black Belt é responsável por planejar, coordenar, implementar e monitorar todos os projetos e atividades que envolvem a melhoria contínua nas áreas sob sua jurisdição.

O que significa ter certificação em curso de Black Belt Six Sigma?

Dentro da metodologia Lean Six Sigma, o curso de Black Belt corresponde ao último nível, fornecendo os conhecimentos que são necessários para que um profissional possa assumir um posto de liderança em projetos que visem melhoria contínua da empresa ou que representem um grande impacto para a corporação.

A certificação em Black Belt também provê a capacidade de administrar (de forma gerencial) o ambiente macro da empresa. Com isso, o gestor se torna apto a trabalhar processos mais complexos para a melhoria do negócio.

Em poucas palavras: ter um profissional Black Belt dentro da empresa pode ser visto como ganhar na loteria!

Com essa certificação, o gestor tem autonomia e as ferramentas que são fundamentais para liderar, conduzir, implementar, acompanhar e otimizar processos de grande magnitude dentro da companhia.

A metodologia Lean Six Sigma no Black Belt

Tornar-se um profissional com curso de Black Belt Six Sigma é um diferencial de peso, tanto pessoalmente quanto para a empresa. A metodologia Lean Six Sigma está sendo cada vez mais valorizada – e até mesmo requisitada – para exercer cargos de liderança em grandes indústrias.

A demanda por pessoas devidamente qualificadas, frente à ausência de oferta, fez com que o profissional Black Belt se tornasse a melhor opção para cargos de liderança e condução de projetos complexos.

Importante lembrar que, além do curso, há outros níveis de certificação dentro dessa metodologia, como o Green Belt e White Belt, que permitem o desenvolvimento de habilidades específicas para o gerenciamento de determinadas funções dentro de um projeto.

O que faz um profissional Black Belt?

A metodologia Lean Six Sigma foi criada com diversos objetivos, sendo o principal atender às demandas do mercado e das empresas ou indústrias. Por meio dela, é possível:

  • Diminuir custos;
  • Eliminar desperdícios;
  • Eliminar etapas e processos desnecessários;
  • Reduzir a variabilidade dos processos do negócio.

Por que fazer o Black Belt?

Como pudemos ver até agora, são diversos os motivos que levam um profissional a investir no curso de Black Belt. O primeiro ponto a considerar ao fazer esse investimento é se você tem uma boa visão sistêmica e aptidão para cargos de liderança.

Por meio dessa certificação, o gestor aprende a direcionar as habilidades adquiridas durante o curso, de forma a conduzir processos mais sólidos junto com eficientes ferramentas de gestão.

Ao realizar o curso de Black Belt, o profissional está capacitado a:

  • Desenvolver grandes projetos organizacionais;
  • Implementar melhorias de processos cada vez mais significativos. 

Hoje, o mercado e as grandes corporações estão cada vez mais exigentes, e os profissionais devem se adequar para estar no patamar de qualificação necessário.

Falando nisso, quem já está no mercado de trabalho pode se beneficiar ainda mais do curso de Black Belt, tornando-se apto a:

  • Ganhar posição de destaque dentro da empresa;
  • Subir na carreira;
  • Conquistar credibilidade frente a toda a equipe.

Por outro lado, quem ainda vai entrar no mercado de trabalho, ou busca requalificação para ser reinserido, encontra no curso de Black Belt um aliado de peso, pois sairá na frente de outras pessoas que concorrem às melhores vagas de emprego ofertadas. Com a certificação, o profissional:

  • Aprende as principais e mais importantes questões acerca da gestão de projetos;
  • Torna-se qualificado para trabalhar em grandes empresas reconhecidas internacionalmente;
  • Torna-se responsável por mudanças significativas na empresa;
  • Passa a poder atuar nas mais diversas áreas;
  • Tem mais eficiência para realizar tarefas e projetos; 
  • Tem um dos pré-requisitos para os cargos de liderança de muitas corporações.

Dentro da metodologia Lean Six Sigma, o curso de Black Belt forma profissionais que, além de possuírem conhecimento técnico, desenvolvem capacidade de interpretar relações humanas e guiar equipes subordinadas.

Quais são as principais diferenças entre um Green Belt e o Black Belt?

Há algumas diferenças substanciais entre o curso de Green Belt e Black Belt. O Green Belt, por exemplo, conta com 80 horas para o desenvolvimento de projetos (relacionados à área de atuação). Por outro lado, o curso de Black Belt pode chegar à carga de 160 horas.

Com relação ao escopo dos projetos, no caso do Black Belt, é maior e mais complexo. Enquanto um curso de Green Belt pode focar em projeto para otimizar a produtividade de um produto quando passa pela máquina A, o projeto de Black Belt vai além, e aumenta a produtividade geral desse mesmo produto, ainda que ele passe por 15 máquinas diferentes.

Para deixar as diferenças entre os cursos ainda mais tangíveis, a instituição Labone traçou algumas questões específicas. São elas:

  • Conteúdo: no caso do Black Belt, é muito mais aprofundado, com conceitos de Lean Six Sigma e uso maior do Minitab;
  • Escopo de projetos: a certificação em curso de Black Belt garante escopo bem maior, pois, com toda essa bagagem adquirida, o profissional concluirá projetos no prazo de 4 a 6 meses;
  • Estudo de caso: dois estudos de caso seguindo o DMAIC;
  • Exercícios e exemplos: no caso do curso de Black Belt Labone, são mais de 250 exercícios e exemplos;
  • Experiência: o curso garante muito mais experiência e vivência prática;
  • Ferramentas: inúmeras ferramentas estatísticas são utilizadas, como DOE de Superfície, testes estatísticos Mann-Whitney, Mood Median, Regressão Logística e outras.

Leia também nosso outro artigo sobre a as diferenças entre White Belf e Yellow Belt

Aspectos importantes de um Black Belt

Dentro do espectro de um curso de Black Belt, o profissional se vê altamente preparado a lidar com crises, uma vez que desenvolve algumas habilidades específicas. São elas:

Em relação à expertise

Mais entendimento em relação aos quadros estratégicos, priorizando o pensamento estratégico, o analítico e a resolução atenta de crises e problemas.

Em relação à eficiência nos resultados

O especialista Black Belt pode influenciar nos resultados e, consequentemente, na renda da empresa.

Em relação à proatividade

O profissional Black Belt está sempre em busca de soluções, independentemente dos desafios que elas representem.

Em relação ao entendimento de sistemas

Um profissional que se capacite em Black Belt pode reconhecer, dentro de um sistema, quais componentes não trabalham de forma independente e, a partir disso, contribui para atingir metas de todos os departamentos da organização.

curso de Black Belt

Mas, afinal, o que o treinamento representa na prática?


Desenvolvimento de lideranças dentro da organização

Empresas que contam com bons líderes têm mais chances de alcançar o sucesso, já que o papel de um líder é, exatamente, o de auxiliar em processos e projetos da organização. Nesse sentido, o profissional Black Belt sabe vestir a camisa da empresa e se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento de melhorias.

Gestão de pessoas mais bem-estruturada

Como consequência de ter um bom líder, a empresa passa a contar com uma gestão de recursos humanos mais bem desenvolvida, que saiba repassar a cultura da empresa e engajar a equipe de acordo com a visão, a missão e os valores da organização.

Processos bem traçados

Partindo-se do princípio de que a empresa passa a contar com um bom líder e uma gestão mais bem-estruturada, a implicação seguinte diz respeito ao entendimento da empresa como um todo, e quais processos estão envolvidos em todos os setores.

Ainda que o processo de liderança não se aprofunde dentro de cada setor, é de suma importância que se saiba como está o funcionamento de cada departamento e o que se passa com diferentes times.

Principais benefícios de uma boa liderança para as empresas

É visível o quanto a existência de um profissional bem qualificado dentro de uma empresa transforma funções e ações com mais excelência e, nesse processo, muitos benefícios podem ser vistos.

O desempenho de um profissional capacitado (e bom líder) transforma a performance de toda a equipe. Quando o trabalho é bem-executado, nota-se a maior produtividade e confiança por parte dos subordinados.

É o caso da liderança enquanto figura inspiradora e detentora de grandes conhecimentos (como os adquiridos pelo curso de Black Belt).

Dessa forma, é possível notar que o verdadeiro líder inspira bons comportamentos nas pessoas à sua volta, além de o desejo de evoluir e se desenvolver dentro de suas funções.

Como funciona a certificação de um especialista?

Para fazer o curso de Black Belt, o aluno deve passar por um treinamento e, ao final, obter nota 7 (ou superior) no exame, além de entregar um projeto com propostas de melhorias, sempre seguindo os ensinamentos da metodologia Lean Six Sigma.

A instituição Labone fica responsável por analisar o projeto enviado e, se aprovado, emitirá o certificado de especialista em Black Belt.

Dentro das atuais circunstâncias de um mercado cada vez mais competitivo e processos que demandam habilidades específicas, ser um profissional capacitado em Black Belt te torna apto a lidar com problemas de grande magnitude. Ou seja, por meio do curso, é possível implantar a metodologia de Lean Six Sigma e, dessa forma:

  • Obter plena compreensão sobre Lean Six Sigma e utilizar suas técnicas para reduzir ou eliminar desperdícios ao longo da cadeia produtiva;
  • Identificar oportunidades de otimização dentro de uma campanha específica;
  • Liderar projetos de melhoria contínua por meio da metodologia DMAIC;
  • Tornar-se especialista em softwares de estatística e de qualidade, como Excel e Minitab.

Como é o treinamento de Black Belt na Labone?

O treinamento tem 5 módulos que tratam sobre:

  • A metodologia para o desenvolvimento de projetos de melhoria chamada de DMAIC;
  • As definições da metodologia Lean Six Sigma;
  • Ferramentas diferenciadas, como Design de Experimentos;
  • Testes estatísticos variados;
  • Aprendizado de outras habilidades, para que o profissional possa otimizar processos, cadeia produtiva e serviços por meio da identificação de causas raízes e implementação de melhorias realmente eficazes.

O principal objetivo do treinamento da Labone é prover conhecimentos práticos, isto é, não tão voltados aos aprofundamentos estatísticos, e sim aos conhecimentos e habilidades reais de conceitos e ferramentas que, quando aplicadas, agregarão valor ao profissional e à empresa.

Como resultado, o profissional obtém aprendizado, além de técnicas para melhorias e desenvolvimento de estratégias para melhor enxergar e trabalhar as oportunidades, criando meios de se destacar na empresa e no mercado de trabalho.

Conheça o treinamento de Black Belt da Labone

A Labone é uma instituição de ensino de excelência na formação de profissionais com diversos treinamentos – inclusive o curso de Black Belt, que torna os indivíduos mais aptos a desenvolver, aplicar e acompanhar processos e melhorias contínuas dentro de empresas e grandes indústrias.

Além de fornecer a certificação Black Belt, a Labone também oferece cursos em seis áreas, que vão além de Lean Six Sigma, sendo elas: métodos ágeis, inovação, gestão, saúde/segurança, meio ambiente e requisitos de montadora.

Navegue pelo site para obter mais informações sobre a Labone e o seu curso de Black Belt.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.