Aprenda como a Melhoria Contínua se relaciona com a Qualidade

A qualidade além de ser um aditivo de resultado de um produto e serviço, também pode ser considerada como um setor ou uma estratégia fundamental para o crescimento de uma empresa.

A Qualidade é fundamental para o feedback positivo do cliente

Os esforços referentes a ela envolvem investimentos em ferramentas do Lean Manufacturing (produção enxuta), processo de beneficiamento, projetos que propiciem a continuidade de fatores que estão dando certo, foco no cliente e engajamento de mercado.

Ao focar no cliente, a empresa visa produzir algo possa agregar valor na experiência do consumo cujo procedimento depende também de uma boa gestão dos relacionamentos internos e externos da empresa em suas decisões baseadas em evidências e pesquisa de mercado.

No contexto da produção enxuta, a cultura de melhoria contínua deve estar enraizada nas bases da corporação incentivando as equipes de trabalho sob a orientação e liderança de seus gestores.

Ao alcançar a melhoria contínua, as empresas visam obter resultados cada vez mais consolidados em produtos e processos.

Esse nível de melhoria pode ser atingido como resultado da aplicação de diferentes ferramentas aliadas com práticas positivas na organização como um todo.

Melhorar o resultado e o desempenho de um produto faz parte desse processo contínuo de melhoria, buscando entregar o melhor para o cliente final.

Melhoria Contínua e a Qualidade

No mercado atual, as empresas estão cada vez mais conscientes da necessidade de melhorar processos produtivos e de tomada de decisão.

Porém, dependendo do setor, certas empresas ainda não sabem por onde começar, em qual mercado inserir seus produtos e quais problemas precisam ser superados.

A qualificação de um produto é consolidada quando ele entrega o que promete e apresenta desempenho acima do esperado para atender a uma necessidade do cliente.

Para alcançar esse objetivo, a aplicação de soluções previstas nas ferramentas Lean, temos o envolvimento de soluções da melhoria contínua inserindo na linha de produção a cultura de sempre aprimorar produtos e processos produtivos.

O que é necessário melhorar?

Para atingir a excelência de produtos e serviços, a empresa em seus primeiros passos de geração de valor e de qualificação de seus produtos deve procurar selecionar quais processos e produtos precisam ser aprimorados e quais problemas precisam ser solucionados.

Afinal, o que é necessário melhorar? Essa pergunta pode ser respondida com o uso de formulários, folhas de verificação, testes, gemba walk (caminhada de observação nos pontos de produção) e dentre outras abordagens que são oportunas para a melhoria contínua de processos e produtos.

Elementos a serem melhorados

Normalmente, a empresa pode buscar melhorar dois tipos de elementos: os processos principais e os secundários.

O processo principal refere-se também ao processo produtivo e está ligado ao que a empresa faz e como ela faz. Se uma empresa fabrica automóveis e peças para veículos, ela também precisa ficar atenta aos processos empregados para a fabricação de seus produtos e serviços.

Os processos secundários são as atividades que complementam a produção de produtos e serviços. Por exemplo, manter o ambiente da linha de montagem de veículos é importante para a organização do trabalho e para o resultado da fabricação dos veículos.

Dessa forma, a limpeza do chão de fábrica faz parte dos processos secundários. Dentro de um projeto de adição de qualidade em seus processos e produtos, a empresa precisa compreender esses dois tipos de processos produtivos detalhando o tipo de melhoria em cada um deles.

Um caminho que ajudará a empresa nesta missão será o de ouvir o seu cliente, compreendendo as suas reclamações e considerando o que ele gosta e espera de um produto.

A continuidade do processo

Como falamos no início do artigo, a continuidade do processo é fundamental para o fortalecimento do projeto de melhoria contínua.

Estamos falando de um esforço continuado para o aprimoramento das condições e performance de produtos, serviços e processos. Esse esforço visa reduzir desperdícios e elevar a qualificação do produto no mercado na percepção do consumidor.

Ao obter a cultura da continuidade de processo a empresa constrói vantagem competitiva para o seu mercado e colaboradores.

A melhoria contínua é um esforço contínuo para melhorar produtos, processos ou serviços, reduzindo o desperdício e aumentando a qualidade. Esse esforço contínuo gera uma vantagem competitiva para as organizações.

Nada é tão bom assim!

Na busca de aprimoramento continuado, a empresa trabalha sob a cultura que todos os seus produtos não são perfeitos constantemente, podendo sofrer com a obsolescência tecnológica, ameaças de marcas concorrentes, inovação de métodos de produção empregados por multinacionais e a mudança do comportamento do consumidor. 

Vamos citar como exemplo a “enceradeira”, entre os anos 1940 e 1990, a enceradeira era um dos eletrodomésticos de baixo envolvimento mais requisitado pelas donas de casa que precisavam encerar os pisos feitos de madeira e cera de suas casas.

Porém, a partir dos anos 1990, com a popularização das ceras líquidas que não exigem o uso de enceradeira para causar brilho no piso de madeira e com a implementação de pisos frios e com porcelanatos na reforma e construção de imóveis, ter uma enceradeira em casa se tornou desnecessário para as antigas e novas donas de casa, incluindo os donos de casa que também cuidam de suas residências.

Mesmo aprimorando o equipamento, a enceradeira passou a sofrer com uma demanda negativa e atualmente, inexistente, forçando marcas como Arno e Wallita, na época, a destinarem seus esforços para criarem e melhorar outros produtos de eletrodoméstico.

Porém, a entrada de novas marcas no mercado como “Britânia”, “Mondial” e a nova linha de produtos da “Philco” desestabilizou o mercado que até o início dos anos 2000 era dominado pela Arno e pela Wallita.

Atualmente, anualmente, a linha de ventiladores de grande porte para “Britânia” são aprimorados e se tornam mais leves para competir com os modelos da “Mondial”.

Nestes exemplos oportunos, percebemos o movimento de mercado pela melhoria de produtos, percepção da ameaça de novas marcas e até mesmo a mudança de comportamento do consumidor que pode incentivar a ocorrência de demanda negativa ou positiva pode determinado tipo de produto ou serviço.

E fica uma pergunta, vale a pena produzir e melhorar as enceradeiras? Não. A enceradeiras ainda existem para atender uma demanda no setor industrial e de construção civil para a viabilização de terrenos para a reforma e construção. Mas, dentro de casa, basta passar um paninho.

O beneficiamento global

Quando falamos em beneficiamento estamos nos referindo a um conjunto de processos que ajudam na redução de insumos para um projeto produtivo.

No setor de mineração, esse termo é muito usado para a redução de matéria inorgânica como rocha pesada e impureza para melhorar a qualidade do carvão final.

O processo de beneficiamento está presente na produção de diferentes produtos, no setor alimentício, tecnologia avançada, serviços e entre outros e visa criar etapas de limpeza, aprimoramento e disponibilização de melhores recursos para a oferta final do insumo ou produto.

Trata-se de um processo de melhoramento estratégico para a adição de qualificação e valor.

O beneficiamento tem como objetivo a eliminação de resíduos, arestas que não permite o bom uso do produto, excesso de etapas na realização de serviços e a eliminação de erros e problemas identificados.

Melhoria contínua é cultura

A Melhoria Contínua em uma organização

Como afirmamos no início deste artigo, a melhoria é um processo cultural que deve fazer parte da forma de agir e existir da empresa.

Quando falamos no Lean Manufacturing (Sistema Enxuto de Manufatura ou de produção) estamos lidando com uma cultura que reúne práticas gerenciais e pragmáticas para a melhoria de processos e de resultados.

Essa cultura busca a redução dos desperdícios e melhora na qualidade e produtividade. Dessa forma, podemos considerar a melhoria contínua como uma das bases da cultura Lean, considerando a necessidade de aperfeiçoar processos e ajustar atividades.

Os conceitos de melhoria e de produção enxuta andam juntos e pode ser usado em negócios dos mais variados nichos e tamanhos de mercado.

Sem falar nas demais ferramentas e métodos que devem ser usados para desenvolver uma cultura de redução de problemas, erros e desperdícios, além de uma produção mais forte e eficiente.

Foco no cliente

Focar no cliente significa que a empresa e sua marca desenvolvem seus produtos e serviços orientadas pela necessidade do cliente.

O grande objetivo é entregar algo que resolva a demanda e necessidade do cliente ainda possa surpreender na regra de entregar algo acima do esperado através de uma solução que supera as expectativas gerando ambiente para a fidelização e fortalecimento no relacionamento com o cliente final.

Para focar no cliente é necessário conhecê-lo, manter a gestão do relacionamento e atendimento ao cliente sempre ativos e orientados.

Construa uma cultura de relacionamento com clientes

As empresas que possuem vantagem competitiva e bons resultados em seus processos de melhoria contínua investem na cultura de relacionamento com seus clientes ativos e potenciais.

Estamos falando de uma das principais decisões que uma empresa deve tomar para alavancar as vendas e manter a atenção com a qualidade de seus produtos.

Dessa forma, a empresa age dentro do conceito de focar no cliente e dar importância às suas necessidades e opiniões.

Para se tornar em cultura, é fundamental que todos na corporação saibam servir o cliente buscando entregar a melhor experiência para os clientes, independente do cargo que ocupam na empresa.

Mais engajamento no mercado

O engajamento depende do nível de estímulo que a empresa cria para seus colaboradores. É importante estimular a troca de informações e compartilhamento de experiências entre os diferentes setores da empresa.

Abordagem de processos

Aplicar os processos certos é fundamental para a melhoria continuada de processos produtivos e para o resultado final. Lembramos que o processo abrange um conjunto de atividades realizada por pessoas e máquinas visando um objetivo final.

O objetivo pode ser a produção final de um produto, serviço ou desenvolvimento de etapas produtivas.

Dessa forma, quanto melhor for o processo dentro de uma empresa, melhores serão os resultados e, posteriormente, a positiva percepção do cliente gerada pela sua satisfação. Na corporação, os colaboradores podem aprimorar seus desempenhos para gerar bons frutos em seus trabalhos.

O planejamento

Dessa forma, um planejamento que contenha melhoria contínua pode apresentar mais lucratividade, prevenção de riscos e erros, desenvolvimento da empresa, clientes bem atendidos, evolução positiva da comunicação interna, conexão entre os colaboradores e redução do retrabalho.

Neste quesito sabemos que as melhores decisões são aquelas baseadas em informações, dados e evidências de mercado.

A decisão baseada em evidência é um princípio gestor citado na norma ISO 9001, cujas ações são baseadas em análise e avaliação de dados para gerar os resultados esperados.

Gestão de relacionamentos

A melhoria contínua é uma cultura, e precisa de todos os colaboradores para funcionar

No contexto da gestão de relacionamento, é importante criar uma melhoria contínua focada na qualidade de produtos e serviços da empresa e na qualidade do trabalho desenvolvido no ambiente interno.

Em relação ao ambiente externo, é importante aprimorar a relação com os clientes externos descobrindo os melhores clientes.

Conclusão

Portanto, a empresa precisa buscar aplicar melhorias constantemente em seus processos organizacionais e produtivos. A forma de empregar processos e de trabalhar em cada etapa ajuda a empresa a reduzir problemas e custos para cada tipo de operação.

Ressaltamos que a melhoria contínua faz parte da filosofia Lean Manufacturing que ajuda a agilizar os fluxos de trabalho buscando mais economia de tempo e de recursos financeiros.

Dessa forma, os gestores devem conhecer cada tipo de custo envolvido em cada ação e processo e melhorar sempre o plano de trabalho e de ação da empresa.

Ao mesmo tempo, os gestores precisam gerir o tempo necessário, conhecendo o tempo essencial para a realização de cada tipo de tarefa na organização. A aplicação de ferramentas como o Mapa de Fluxo de Valor pode acelerar a redução do custo de tempo e de recursos.

Em muitos casos, determinadas instituições podem aplicar as metodologias Lean de modo formal, porém esquecem de dar atenção à melhoria contínua e deixam de focar em seus clientes.

A redução de erros, de processos e elevação da excelência de produtos e serviços são os principais fatores da obtenção da qualidade esperada.

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