Você já ouviu falar da Indústria 4.0?

Quando falamos em indústria 4.0 nos referimos a um novo modelo de transformação, criação e distribuição de ideias e produtos.

Devemos enfatizar que vivemos um ciclo muito profundo de mudanças de paradigmas e de processos, que inclui os novos caminhos para projetos e maquinários no tocante à formação de linhas de produção de produtos e serviços de forma inovadora.

Sabemos que é fundamental criar produtos que atendam às necessidades dos clientes, reduzam desperdícios e possam gerar melhorias contínuas, porém a nova geração industrial envolve novos conceitos e habilidades como a inteligência artificial e novos níveis de automação.

A partir dos anos 2010, começamos a enxergar um novo momento de transição nas relações sociais, econômicas e produtivas como um todo.

Neste artigo falaremos mais sobre esse novo momento que promete uma positiva evolução para a humanidade e o mercado.

O que é Indústria 4.0 ?

Estamos falando da quarta transformação industrial que implicará em mudanças positivas para o mercado, a sociedade e o indivíduo.

Um infográfico mostrando a evolução da indústria, até chegar na indústria 4.0

Sabemos que a partir da primeira revolução industrial, que envolveu a mecanização à vapor,tivemos profundas modificações nas relações de trabalho e, posteriormente, tivemos a segunda revolução industrial com as linhas de montagem de massa e eletricidade e, depois, a terceira revolução com a inclusão da informática no decorrer do século XX nos processos produtivos.

Cada fase apresenta suas etapas e características fundamentais que de fato revolucionam sistemas, processos e relações socioeconômicas.

A quarta revolução industrial (assunto deste artigo) parte das conquistas das três revoluções anteriores, mais, notadamente, da terceira que apresentou a inclusão de computadores e de sistemas de automação ainda no século XX.

A Indústria 4.0 envolverá o uso de inteligência artificial de modo mais profundo, sistemas autônomos gerenciados por dados e sistemas de aprendizados de máquina.

Fatores

Dentre os seus principais fatores, temos a evolução de tecnologias, modos e processos como algo natural no aprendizagem e aperfeiçoamento do ser humano.

Por outro lado, a aplicação e invenção de novos métodos incentivam o surgimento de novos modelos de produção e distribuição de produtos e serviços.

A promessa da indústria 4.0

Referente à quarta revolução industrial, temos a promessa  de sistemas que unirá técnicas avançadas de fabricação com a Internet das Coisas para criar sistemas de fabricação.

Lembramos que a Internet das Coisas significa a presença dos dados e do acesso à internet presente em diferentes tipos de objetos e equipamentos como, por exemplo, uma geladeira.

No contexto da Internet das Coisas, os objetos e equipamentos poderão se comunicar a fim de melhorar e afinar as informações da melhor maneira para o usuário principal.

Otimização da informação na indústria 4.0

A quarta revolução industrial permitirá otimizar a informatização da indústria 3.0 (oriunda da terceira revolução industrial), gerando máquinas mais leves, mais inteligentes e mais econômicas aplicáveis em qualquer tipo de função produtiva.

Na segunda metade do século XX, quando os computadores foram introduzidos nas empresas, nos laboratórios de pesquisas e, posteriormente, na vida cotidiana, a presença da tecnologia de dados passou a ser algo comum.

Com a chegada da quarta revolução industrial, os computadores são conectados e se comunicam entre si para, finalmente, tomar decisões sem o envolvimento humano.

Essa combinação de sistemas ciber-físicos, a Internet das Coisas e a Internet dos Sistemas tornam possível a Indústria 4.0 e a fábrica inteligente.

Fábricas mais inteligentes

Um exemplo de como seria uma indústria 4.0

O resultado desse novo cenário será a geração de suporte de máquinas inteligentes que ficam cada vez mais inteligentes à medida que acessam mais dados, nossas fábricas se tornam mais eficientes, produtivas e menos desperdiçadas.

Teremos uma rede de máquinas inteligentes que serão conectadas digitalmente entre si e criam e compartilham informações que resultam no verdadeiro poder da nova indústria.

Aplicações da indústria 4.0

Apesar de muitas empresas negarem os impactos da indústria da quarta revolução, outra empresas mais avançadas estão implementando mudanças hoje e se preparando para um futuro onde a inteligência máquinas melhoram seus negócios.

O que fazer?

Não adianta a empresa fugir dessas mudanças, que logo serão cada vez mais presentes no dia a dia organizacional das diferentes faixas de produção.

É necessário investir pesado em novas tecnologias, aprendizado e treinamento a cada novidade que se apresente no setor de atuação da empresa.

A seguir listaremos as principais atitudes que qualquer empresa devem tomar para não perder o trem da história e do futuro da Indústria 4.0.

Identificação de oportunidades

O uso de máquinas mais inteligentes e conectadas oferecem novas oportunidades a favor da otimização de tempo e segurança.

As  máquinas conectadas coletam um enorme volume de dados que podem informar a manutenção, desempenho e outros problemas, além de analisar esses dados para identificar padrões e insights que seriam impossíveis para um ser humano realizar em um prazo razoável.

Ao usar os dados dos sensores em seus equipamentos, uma mina de ouro poderá identificar um problema com os níveis de oxigênio durante a lixiviação, por exemplo.

Benefícios para a logística

Gerará ganhos para o planejamento das cadeias de suprimentos. Permitirá otimizar a logística como um todo. Sabemos que uma cadeia de suprimentos conectada pode ajustar e acomodar quando novas informações são apresentadas.

Se um atraso climático vincular uma remessa, um sistema conectado poderá se ajustar proativamente a essa realidade e modificar as prioridades de fabricação.

Equipamentos mais autônomos

Imagine um mundo repleto de máquinas autônomas e carros autônomos que dispensarão motoristas. Para as fábricas isso facilitará o ordenamento de pátios de expedição com guindastes e caminhões autônomos para otimizar as operações.

Robôs

Desde o século XX, a robotização já está presente em sistemas de linha de produção, principalmente, de automóveis e de engarrafamento de bebidas, porém de modo complementar ao controle humano.

Nos últimos tempos, a robótica evoluiu bastante, pois antes era possível apenas para grandes empresas com orçamentos igualmente grandes.

Atualmente, a robótica agora é mais acessível e disponível para organizações de todos os tamanhos. Ajudará desde a organização de inventários num estoque a partir da escolha dos produtos em um armazém até a sua pronta entrega.

Os robôs, além de ajudar na produção, atuarão também na movimentação de mercadorias.

Impressão 3D

Uma impressora 3D, uma máquina que é utilizada na indústria 4.0

Esse tipo de impressão já é uma realidade, mas no contexto da Indústria 4.0 ganhará novas funções em processos de otimização do tempo de produção de peças impressas.

Ainda nos dias atuais, essa nova tecnologia aprimorou o processo de criação e produção de peças, utensílios e equipamentos. Os avanços no uso da fabricação de aditivos metálicos abriram muitas possibilidades de produção.

A internet nas nuvens (e a Internet das Coisas)

Como já referido anteriormente, a Internet das Coisas promete grandes avanços. Sabemos que a quarta geração industrial dependerá de muitos fatores técnicos, um deles será esse novo tipo de acesso à internet.

Ela se baseia em por dispositivos e dados conectados. Isso não apenas ajuda as operações internas, mas pelo uso do ambiente em nuvem onde os dados são armazenados, os equipamentos e as operações podem ser otimizados.

Evolução na Indústria 4.0

Já podemos perceber a evolução da Indústria 4.0 e enxergar novos ambiente para daqui a vinte ou trinta anos. As empresas que estão adotando as tecnologias percebem o potencial da quarta revolução.

São empresas que estão planejando como aprimorar sua força de trabalho atual para assumir novas responsabilidades.

A produtividade

A produtividade poderá ser impactada como um todo através de nova geração assim como aconteceu com as revoluções industriais anteriores.

Devemos lembrar que a produtividade do trabalho é uma métrica importante da produção econômica, e os ganhos de produtividade são importantes porque, em uma escala macro, a produtividade do trabalho determina o padrão de vida das pessoas e a força mercadológica de uma empresa.

Nos dias atuais, a produção econômica está se aproximando do número de horas em que as pessoas trabalham, em vez de aumentar, como ocorreu nas últimas sete décadas.

Um novo mercado depois da indústria 4.0

O amadurecimento da Indústria 4.0 gerará novos mercados e até mesmo novas profissões.

Dessa forma, a fábrica inteligente poderia potencialmente acender a produtividade do trabalho estagnada e desbloquear a chave da produtividade para os fabricantes.

As principais instituições de pesquisa e de produção industrial têm lançados eventos, apresentações e patrocinado pesquisas para orientar o perfil dessa nova revolução que está a caminho.

Muitos grupos empresariais já lançaram em conjunto um estudo para determinar como os fabricantes estão adotando iniciativas inteligentes de fábrica para gerar impacto nos negócios.

As descobertas

As pesquisas e o desenvolvimento de novos sistemas de produção já estão indicando novos conceitos que impactará na vida comum das pessoas, de profissionais, empresas e até mesmo na exploração humana no espaço sideral.

Dentre as principais análises já indicadas podemos citar:

A fábrica

O fabricante de produtos e serviços que já está se antecipando em tecnologias de fábrica inteligente pode colher  como resultado o valor comercial de iniciativas de fábrica inteligente em médio prazo.

Inteligência produtiva

Afirmamos que as aplicações inteligentes nas fábricas e nos demais tipos de sistemas de geração de soluções poderão criar novo tipo de valor agregado.

Os ganhos podem ser de 10% a 12% em áreas como produção industrial, utilização da fábrica e produtividade do trabalho após investirem em iniciativas inteligentes.

Mais conexão

A conectividade ajuda na evolução das empresas, a partir de investimentos certos, abre-se um novo ambiente para iniciativas de fábricas inteligentes e o valor comercial realizado a favor do mercado.

Superação de riscos

Mesmo que hajam riscos, principalmente operacionais e financeiros, eles serão superados em número pela contribuição de valor da fábrica inteligente no contexto da Indústria 4.0.

Podemos avaliar que a maioria dos riscos pode ser mitigada por meio da seleção racional de partes interessadas, de uma estratégia eficiente de gerenciamento de mudanças, de provas de conceitos mensuráveis ​​e de investimentos incrementais em todos os processos.

Resultados planejados

A quarta revolução industrial ajudará as empresas a atingirem as metas de forma mais aproximada sem perda de planejamento e de projeção, pois até as projeções serão efetuadas pelas máquinas inteligentes.

Para atingir as metas é fundamental ter mais produtividade. Dessa forma, a tecnologia mais avançada pode estimular novos níveis de produtividade em toda a fábrica, à medida que as empresas combinam tecnologias e processos inteligentes.

Visão geral

Numa visão geral, cada tipo de geração de revolução industrial gerou ganhos de produtividade do trabalho, refletindo impactos positivos.

Podemos identificar que cada combinação de tecnologias avançadas direcionadas a processos específicos de negócios e produção em fábricas inteligentes geraram mudanças positivas.

O futuro

Ninguém discorda que os os avanços tecnológicos estão impulsionando mudanças fundamentais no mercado e uma nova onda de invenções que farão a diferença na Indústria 4.0.

O mercado na indústria 4.0

Por outro lado, as novas expectativas e demandas dos clientes estão criando desafios críticos para as empresas, as marcas e o mercado como um todo.

Para superar essa nova onda de mudança com sucesso, as empresas precisam avaliar continuamente como a interrupção digital está mudando o comportamento do cliente.

Será importante adotar a tecnologia nova e, ao mesmo tempo, repensar modelos de negócio e de produção.

Verificar também o modelo de engajamento do cliente a fim de alavancar tecnologias disruptivas e replanejar as funções de funcionários e colaboradores.

A fábrica do futuro

Quando falamos em fábrica, além de um núcleo de produção de produtos como tênis, carro ou geladeira, podemos pensar também em empresas capazes de produzir serviços, conceitos, comportamentos e soluções personalizadas para diferentes demandas coletivas e individuais.

A partir de uma percepção profunda, a fábrica do futuro é a fábrica inteligente, sendo ela a base da Indústria 4.0 ao lado da Internet das Coisas e das nuvens.

Conclusão

Portanto, a humanidade e o mercado já percebem um novo e profundo futuro que logo se tornará presente.

Nos dias atuais, já percebemos a evolução rápida de peças, equipamentos e sistemas eletrônicos. Dessa forma, temos uma grande instrumentação bastante significativa, dada a primeira onda de tecnologia introduzida nos sistemas de controle digital.

O grande salto será o de permitir que os dados sejam depositados e compartilhados num repositório central identificando problemas e soluções em tempo integral além da produtividade mental e física humana.

Dentre os benefícios teremos o aumento da produtividade, controle sobre os custos, redução de preços, geração de valor integral e elevação da segurança.

Amplie seus conhecimentos: Nós sabemos que a Indústria 4.0 é algo inevitável em grandes empresas, contudo a metodologia também pode ser aplicada na saúde,confira esse artigo.

 

    2 replies to "Já conhece a Indústria 4.0? Saiba tudo sobre a quarta revolução industrial"

    • Rafael Cordeiro

      Artigo excelente! Muito obrigado!

      • Marcello Soares Gomes

        Obrigada Rafael!

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.