Introdução à Análise PEST

Sabemos que é impossível controlar os fatores externos que influenciam em um negócio, mas é possível nos preparar da melhor forma possível para conseguir tirar alguma vantagem da situação de alguma forma. Com isso, a análise PEST pode ser uma ferramenta essencial quando o assunto é prevenção de ameaças e aumento de oportunidades, gerando assim uma boa vantagem competitiva.

Nesta imagem , temos a definição dos termos que compõe a PEST

Quer saber mais sobre o que é e como fazer a aplicação da análise PEST em sua empresa? Então confira o texto até o final.

Tabela de Conteúdo

O que é análise PEST?

A análise PEST é uma ferramenta analítica que facilita o entendimento sobre os fatores externos que podem impactar nas operações de uma empresa.

A abreviatura PEST faz referência aos fatores Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicos que são abordados na ferramenta.

A ferramenta é utilizada para a expansão de negócios (pode ser muito útil para companhias de todos os tamanhos), pois permite avaliar o cenário em que o segmento da organização se encontra.

Além disso, analisa as possíveis mudanças que podem acontecer, como podem afetar a organização e quais são as medidas que podem ser tomadas do ponto de vista estratégico.

A metodologia pode ser utilizada para planejar negócios, desenvolver um planejamento estratégico, planejamento de marketing, desenvolvimento de produtos, planejamento organizacional e projetos de melhoria.

A análise PEST permite aos usuários enxergar fatores que precisam ser bem pesquisados.

Os fatores que precisam ser bem estudados e analisados de acordo com a análise PEST são os fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos.

Fatores Políticos

Esses fatores levam em consideração questões que estão relacionadas ao governo, seja a nível nacional, estadual ou municipal.

Os eventos incluem todos os eventos políticos, como leis trabalhistas, políticas fiscais, restrições comerciais, reformas comerciais, regulamentos ambientais, estabilidade política, tarifas, entre outros.

Fatores Econômicos

Esses fatores consideram todos os eventos que afetam o ambiente econômico. Como por exemplo: inflação, aumento ou queda do desemprego, taxa de juros, câmbio, entre outros.

Eles podem ser determinantes na hora de definir o preço do produto, fazer propostas salariais para contratação de colaboradores e decidir expandir o seu negócio para outros países.

Fatores Sociais

Os fatores sociais levam em consideração os eventos que prejudicam o mercado e a comunidade de modo social.

Dessa forma, as vantagens e desvantagens para as pessoas da área em que a empresa está inserida também devem ser consideradas.

Alguns exemplos são: normas, expectativas culturais, consciência saudável, aquecimento global, dinâmicas populacionais, entre outros.

Fatores Tecnológicos

Os fatores tecnológicos levam em consideração todos os eventos que afetam a tecnologia.

Uma vez que a tecnologia normalmente se torna desatualizada dentro de alguns meses após a sua criação, é imprescindível considerar esse aspecto na criação de um negócio.

Esses fatores consideram todas as barreiras à entrada em certos mercados e mudanças nas decisões financeiras.

Tudo vai depender da relação da empresa com a tecnologia, se é apenas usuária ou se é desenvolvedora.

Para que serve a análise PEST?

A análise PEST é amplamente utilizada tanto para auxiliar no planejamento estratégico, quanto no processo que estrutura um novo negócio.

Com isso, a análise permite que a empresa trace um caminho mais assertivo e com menor risco no mercado. Além disso, a análise PEST serve para:

  • Auxiliar na detecção de oportunidades no mercado;
  • Auxiliar na detecção de ameaças significativas que poderão interferir no rumo planejado;
  • Ajudar a desenvolver uma visão mais objetiva do ambiente em que a organização está pensando em ingressar.

O principal objetivo dessa análise é apoiar nas tomadas de decisão, proporcionando compreensão muito mais abrangente das mudanças que estão ocorrendo dentro do mercado de atuação.

Neste caso, temos um ciclo ooda para usar em tomadas de decisões
Para facilitar a tomada de decisões, utiliza-se o Ciclo OODA

Saber com antecedência quando uma mudança irá ocorrer poderá fazer com que a organização consiga reagir logo, tomando decisões muito mais assertivas.

É muito importante salientar que a ferramenta PEST trabalha somente com os fatores externos.

Para que seja elaborado um planejamento estratégico de uma empresa, é necessário:

  • Definir:
    • a missão, visão e valores da empresa;
    • objetivos estratégicos;
    • os objetivos táticos (metas);
    • os objetivos operacionais (plano de ação);
  • Elaborar um orçamento empresarial.

Para definir cada um dos pontos, se a empresa estiver munida de análises sobre fatores ambientais externos e internos, ela estará em uma posição melhor para planejar uma estratégia mais efetiva e que atinja os objetivos estratégicos, táticos e operacionais, minimizando assim possíveis erros na análise e desenvolvimento do planejamento.

Quando usar esse tipo de análise?

Um dos maiores questionamentos é sobre quando fazer uso da análise PEST.

Esse tipo de matriz pode ser usada para lançar uma nova empresa ou até mesmo expandir as atividades de uma empresa já existente no mercado.

Por ser fundamental durante o estudo de mercado, a matriz PEST auxilia quanto ao caminho mais seguro para criação ou ampliação de uma empresa, principalmente quando aplicada em conjunto com a análise SWOT e as 5 forças de Porter.

Além disso, a análise PEST pode ser responsável pela identificação de oportunidades no mercado, prevenção de ameaças para a empresa e otimização das estratégias de negócio, aumentando assim a competitividade e consequentemente os lucros.

Análise PEST x Análise SWOT

A matriz Swot é responsável em avaliar a empresa olhando para suas forças e fraquezas, levando em consideração os fatores internos e externos da organização.

Ao contrário da matriz SWOT, a matriz PEST é responsável por apontar diretamente os fatores macros do ambiente externo que podem afetar o negócio.

Essa análise proporciona uma visão mais abrangente dos fatores externos que podem afetar a organização, impedindo o avanço e levando-a ao declínio, além de identificar novos rumos.

Nessa imagem, temos a explicação da análise SWOT

É exatamente por esse motivo que uma ferramenta não elimina a outra. Ambas as matrizes são métodos de planejamento que proporcionam uma visão de fatores que podem interferir na execução de um plano ou projeto.

A análise PEST não considera os fatores internos da empresa. Por outro lado, quando trata-se da análise de fatores externos, ela trabalha com pilares que munem os tomadores de decisão com uma visão muito mais ampla.

Apesar da matriz SWOT considerar fatores internos e externos, não é realizada uma análise tão profunda quanto o que acontece com a matriz PEST ao avaliar os fatores externos.

Logo, o ideal é a utilização das duas metodologias. Ou seja, o uso de uma não deve eliminar a de outra.

Como fazer uma análise PESTAL?

Para fazer uma análise PEST não existe bicho de sete cabeças, pois a ferramenta é muito simples de ser feita e aplicada em um negócio de qualquer segmento.

Veja a seguir como fazer esse tipo de análise.

1 – Faça uma lista com todos os fatores PEST que estão presentes em seu negócio e realize um brainstorm com especialistas e pessoas da área;

2 – Realize a identificação das formas como cada fator da matriz PEST impacta no seu negócio a longo prazo;

3 – Todos os impactos listados e analisados devem receber uma classificação, principalmente indicando se esse fator pode se tornar uma ameaça ou oportunidade para a empresa.

Vantagens ao usar a análise PEST

Existem diversas vantagens que podem ser citadas quanto ao uso da análise PEST.

Uma das principais vantagens é a facilidade no entendimento e elaboração da matriz, além da sua contribuição para a compreensão do ambiente externo ao qual a empresa encontra-se inserida.

Outras vantagens ao fazer uma análise PEST são:

  • A ferramenta ajuda a promover o desenvolvimento do pensamento estratégico;
  • Há redução de riscos por meio da prevenção de futuras ameaças;
  • Há um melhor aproveitamento e identificação de novas oportunidades no mercado.

Desafios no uso da análise PEST

A ferramenta PEST ainda possui alguns desafios que fazem com que as empresas prestem um pouco mais de atenção durante a elaboração da matriz. Um exemplo de desafio está em usar a matriz sem abusar da sua simplificação de dados, pois caso isso seja feito de forma excessiva, pode ocorrer de algum aspecto importante ser ignorado.

Além disso, alguns outros desafios quanto ao uso da análise PEST são:

  • Atualização constante da aplicação da análise;
  • Para ser mais eficiente o ideal é que pessoas de diferentes setores participem durante a sua elaboração;
  • Essa análise permite o acesso a fonte de dados demorados e caros;
  • Os dados muitas vezes são estimados e não exatos, como seria o ideal.

Exemplos de uso da análise PEST para ampliar empresas

Para que você possa entender melhor, a seguir iremos te mostrar como a Amazon e Netshoes utilizam a análise PEST para expansão dos seus negócios.

Empresa Amazon

A Amazon foi uma empresa pioneira no mercado digital, sendo a primeira com destaque internacional.

O negócio foi iniciado com o comércio de livros e atualmente a empresa vende diversos itens e marca presença em muitos países.

Com a finalidade de se manter como uma das principais varejistas do meio eletrônico, a análise PEST foi uma metodologia utilizada para identificar os fatores externos que moldavam o negócio e ajudar na elaboração do planejamento estratégico da empresa. 

Fatores políticos

Os principais fatores que são importantes no desenvolvimento da indústria do comércio eletrônico e são utilizados pela Amazon são:

  • Apoio do governo ao e-commerce;
  • Estabilidade política dos países desenvolvidos;
  • Esforços governamentais em segurança cibernética;
  • Apoio governamental ao comércio eletrônico;
  • Tarifas relacionadas com exportação e importação;
  • Regulamentação dos produtos;
  • Aumento da regulamentação do produto.

Fatores econômicos

O desempenho da Amazon depende da situação das economias onde opera o seu negócio de varejo online.

Os elementos econômicos que devem ser considerados pelos executivos da Amazon em uma matriz PEST são:

  • Estabilidade econômica dos mercados mais desenvolvidos;
  • Variação de renda per capita nos países em que opera;
  • Aumento da renda disponível nos países em desenvolvimento;
  • Boom dos investimentos chineses em comércio digital;
  • Variação das taxas de câmbio.

Fatores sociais

Como qualquer outra empresa, a Amazon considera os fatores sociais em sua análise PEST. Os principais fatores são:

  • Aumento do consumismo nos países em desenvolvimento;
  • Aumento da disparidade de riqueza;
  • Crescimento dos hábitos de compra online;
  • Nível de poder aquisitivo da população;
  • Aumento do(s):
    • hábitos de compra online;
    • interesse em programas ambientais;
    • da ênfase na sustentabilidade empresarial.

Fatores Tecnológicos

O avanço tecnológico afeta diretamente a Amazon. Os fatores externos tecnológicos importantes nos negócios dessa empresa são os seguintes:

  • Nível de obsolescência tecnológica rápida;
  • Aumento da eficiência de TI;
  • Tendências como o uso de drones para entregas;
  • Aumento na taxa de crimes virtuais;
  • Aumento na preocupação de usuários;
  • Desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial.

Empresa Netshoes  

Netshoes é uma empresa brasileira de comércio eletrônico de artigos esportivos, foi fundada em fevereiro de 2000 por Marcio Kumruian e Hagop Chabab e adquirida pela Magazine Luiza no ano de 2019.

Fatores políticos

Os principais fatores políticos que influenciam nas operações da Netshoes são:

  • Políticas governamentais: o apoio do governo brasileiro ao comércio eletrônico possibilita um maior crescimento da Netshoes.
  • Segurança cibernética: os governos estão investindo cada vez mais no combate do cibercrime e fraudes eletrônicas.  Logo, a empresa passa a ter maior segurança para expandir suas atividades no mercado digital.

Fatores econômicos  

O elemento que deve ser considerado pelos executivos da Netshoes em uma matriz PEST é o:

  • Crescimento econômico: uma situação de crescimento econômico no Brasil poderia aumentar o ritmo de expansão da empresa.

Fatores sociais

O principal fator social da Netshoes em sua análise PEST é:

  • Aumento do hábito de compras online: a Netshoes pode se beneficiar da popularização das compras online (por parte do consumidor brasileiro), pois o acesso a internet está cada dia maior.

Fatores tecnológicos  

O fator externo tecnológico mais importantes nos negócios da Netshoes é:

  • Aumento da eficiência de TI: a maior eficiência da tecnologia da informação (TI) possibilita a Netshoes maximizar sua produtividade e diminuir os custos operacionais.

Conclusão da Análise PEST

A análise PEST é uma ótima ferramenta para te ajudar a compreender mudanças nos fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos que impactam o seu negócio.

Com isso, é possível realizar um planejamento bem mais detalhado, com riscos reduzidos e aproveitamento máximo de oportunidades que passam a ser facilmente identificadas por meio da análise PESTAL.

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