Conheça com mais detalhes o Lean, uma das metodologias mais utilizadas do Mundo

A filosofia lean é conhecida em todo o mundo e bastante implementada por diferentes tipos de empresas. Os princípios dessa metodologia começaram a surgir no início do século XX, a partir das experiências da fabricante de veículos Toyota.

No decorrer das décadas, essa área de conhecimento prático passou por ajustes e complementações para atender necessidades e criar um sistema mais adequado à produção no final dos anos 1980.

Ainda nos anos 80, essa metodologia era referida como Toyota Production System, passando a ser chamada de “Lean” nas últimas décadas pela indústria de transformação.

Essa metodologia alcançou relevante importância no setor de produção e serviços, sendo não apenas aplicada em empresas de grandes produtos, mas também em hospitais, bancos, hotéis e na área de tecnologia da informação.

Dessa forma, podemos compreender essa metodologia como uma ferramenta abrangente que estimula o aperfeiçoamento de empresa, investimentos e instituições de forma qualitativa. Nesse artigo, vamos explicar mais sobre essa área de conhecimento que muito tem sido usada pelas empresas mais avançadas do mundo.

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O que é filosofia lean?

Essa filosofia visa eliminar desperdícios de modo continuado a fim de resolver problemas de maneira sistemática numa corporação. Em sua essência, ao buscar eliminar o desperdício essa metodologia ajuda a reavaliar a forma como lidera, gerencia e desenvolve pessoas ligadas a determinado projeto.

Ao envolver pessoas é fundamental existir pleno engajamento das pessoas para gerar novas oportunidades de melhoria e ganhos sustentáveis para todos da equipe e da empresa.

Veja mais: Um dos pontos mais importantes para o sucesso de um projeto são as pessoas, e saber como lidar com cada personalidade é fundamental.

O engajamento

Esse engajamento pode ser traduzido como alto nível de envolvimento dos colaboradores com as decisões da empresa.

A partir do engajamento e do objetivo de evitar o desperdício, todos estarão orientados à criação de valor para o cliente final, sendo esta uma visão essencial.

Na prática pode gerar mudanças importantes nos processos e na maneira como o trabalho está organizado sempre buscando a orientação para a qualidade, diminuição do desperdício e excelência para o cliente.

O que é metodologia lean?

O termo Lean significa “enxuto” ou “magro” na língua inglesa. Esse termo foi selecionado para descrever os procedimentos e métodos aplicados pela Toyota em sua linha de produção.

A partir de seu conceito, a filosofia Lean visa reduzir o desperdício de recursos agregando valor ao produto ou serviço. Caso não haja valor agregado, o processo deve ser revisto.

Erros e desperdícios representam perda de tempo, elevação de custos e de materiais, além de mão de obra e de outros recursos investidos pela empresa.

Objetivos iniciais da metodologia

Dentre os seus objetivos iniciais, esse processo de produção enxuta procurar foco no corte de custos desnecessários gerando valor agregado ao cliente.

Também busca um fluxo de processos mais simplificado e facilmente compreendido pela equipe.

Mas, o que é agregar valor?

Inicialmente, quando abordamos esse conceito de agregar valor nos referimos ao procedimento de gerar receitas para a empresa e retorno para o cliente.

Quando, a empresa acumula custos e despesas ele se torna pesada e deficitária. Na teoria, essa filosofia de trabalho parece ser simples, mas a sua prática pode ser um pouco mais complicada no dia a dia da empresa.

Na linha de produção

Numa linha de produção, por exemplo, a filosofia Lean ajuda a identificar em quais pontos de etapas de produção existem mais desperdícios.

Posteriormente, o setor de produção pode recolher essa informação e repassá-la para o setor de controle e qualidade para realizar as verificações possíveis.

A partir de um laudo interno e de demais relatórios, a área técnica que cuida do fluxo de produção poderá aplicar interferências como treinamento e novas estratégias de produção para evitar desperdícios e demais tipos de desvios.

A aplicação da metodologia Lean na área de TI

No início do artigo, ressaltamos que essa metodologia pode ser aplicada também às áreas de serviços e tecnologia da informação (TI). No caso do TI, os princípios dessa metodologia são largamente aproveitados no processo desenvolvimento de software.

A filosofia Lean ajuda com alta qualidade de produção e geração de soluções para o gerenciamento de aplicações, ao suporte e à prestação de outros serviços relacionados na área de TI.

Nessa área em específico, o objetivo central é a eliminação de funcionalidades que não agregam valor e potencializar o que for comprovadamente mais lucrativo para a empresa e para o produto ou serviço.

Nos dias atuais, poucas empresas da área de TI aplicam essa metodologia como uma importante ferramenta conceitual de produção. Mas, em virtude de seus benefícios, a tendência é o aumento de sua aplicação nas áreas de tecnologia e de tecnologia da informação.

Melhorando os processos

Podemos ressaltar que essa metodologia de produção enxuta trata-se de uma abordagem mais intuitiva para alcançar a melhoria nos processos com ato direcionado para o público com simplicidade, fluxo contínuo, visibilidade e boas parcerias com o colaborador interno e externo.

Dentre os primeiros resultados da melhoria de processos, temos a obtenção da elevação do valor percebido pelo cliente, impulsionando o aumento das vendas e a margem de lucro para a empresa.

Como o Lean funciona?

O principal objetivo da filosofia Lean é a criação de valor com o mínimo de recursos possível. Dessa maneira, a empresa pode compreender o que é realmente importante para o cliente e para o mercado.

Com essa visão a empresa pode concentrar seus esforços em atender o cliente de forma adequada e contínua.

A empresa sempre buscará entregar um produto ou serviço que supere as expectativas do cliente, proporcionando valor com desperdício zero no processo de produção e entrega.

Mudança de foco

A aplicação da filosofia Lean deve estar presente no espírito de trabalho da equipe, na cultura organizacional e nos objetivos de mercado.

As empresas devem, dessa forma, alterar o foco do gerenciamento de tecnologias, processos, ativos e departamentos somente no sentido vertical para adotar também o fluxo horizontal de produção para gerar valores em todas as direções.

A aplicação desta metodologia exige métodos integrados em todas as etapas.

A integração

Talvez, uma das partes mais difíceis da aplicação desta metodologia seja a integração dos conceitos e ações a serem compartilhados pelos departamentos de uma empresa.

Sabemos que os departamentos são interdependentes e a melhor integração ajuda a criar um produto ou serviço mais qualitativo e com mais valor agregado. Nesse objetivo sempre reduzindo desperdícios no processo.

Otimização

Reduzir o desperdício pode ser traduzido como reduzir ou otimizar espaços, processos, capacidades e equipes. A empresa pode elaborar um padrão com processos que precisam de menos esforço humano, menos espaço, menos capital investido e menos tempo de produção.

Dessa forma, menores serão os custos e defeitos ou falhas comparação com sistemas produtivos tradicionais.

O mercado

Perante o mercado cada vez mais competitivo, a aplicação da filosofia Lean ajuda a empresa a atender às mudanças no cenário econômico, nas demandas e nos perfis de clientes, mantendo a qualidade, com custos e tempo de produção reduzidos.

No mercado concorrencial, a definição de uma operação totalmente livre de desperdícios e capaz de maximizar o valor agregado para o cliente.

A empresa fortalece seu posicionamento de mercado com nível de aprimoramento contínuo em todos os processos, criando um ambiente de profundo envolvimento e estimulando a cooperação entre os envolvidos focados nos clientes e no mercado.

Os benefícios do Lean

Gráfico mostrando a relação entre os lucros e desperdício, um dos elementos fundamentais do Lean

Além de um mercado cada vez mais acirrado na concorrência, os clientes também estão ficando cada vez mais exigentes por produtos e serviços mais personalizados, o que pode encurtar o ciclo de vida do produto e do serviço.

Ao reduzir custos através de um processo de produção mais enxuta, a empresa eleva as suas forças de produção e sua força competitiva para elaborar produtos e serviços focados no cliente e na sua necessidade.

Dessa forma, conforme a uma empresa se desenvolve, os processos crescem junto para atender a demanda.

A aplicação dessa metodologia ajuda a desafiar os processos antes realizados ampliando o campo de percepção dos gestores para o desperdício de recursos e as eventuais ineficiências da empresa.

Conclusão

Portanto, podemos destacar a filosofia Lean como um caminho para melhorar a produtividade, reduzindo custos, otimizando recursos e gerando mais qualidade aos objetivos e produtos.

Assim, essa metodologia ajuda a contribuir para a redução dos prazos de entrega e liberar mais recursos para o crescimento da empresa.

Na prática, a empresa consegue liberar mais recursos, insumos, energias e espaço físico em toda a fábrica. A corporação consegue adicionar novas linhas de produtos e serviços ao portfólio reduzindo gastos com terceirização e aumentar a produção das linhas existentes com qualidade.

Incentiva o gestor a enxergar os diferentes indicadores de um negócio em cada uma de suas etapas de produção. Lembramos que num ambiente otimizado e enxuto, um defeito atraso pode parecer com facilidade ou não.

É fundamental saber impedir os erros e identificá-los. Toda equipe deve ser treinada e especializada numa rotina e que procura bons resultados.

Aplicar a metodologia lean ajuda a corporação a se livrar de custos com excesso de estoque, redução de atrasos e colocá-la em posição mais vantajosa para negociar com clientes e fornecedores. Podendo assim criar vantagem competitiva.

A produtividade é melhorada com a equipe passando a dominar mais o próprio trabalho pela adoção de procedimentos padronizados e com o aumento da produção.

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