Resumo do Livro MindSet de Carol S. Dweck (Ph.D.)

Entenda como você pode mudar sua personalidade e habilidades para alcanças seus objetivos, dentro ou fora de empresas. Veja os passos a seguir.

resumos

Mais sobre esse material

A pesquisa sobre mindset de Dweck e seus colegas descobriu uma crença muito simples sobre nós mesmos que guia e impregna quase todos os aspectos de nossas vidas.

Esta crença ou limita ou facilita nosso progresso. Ela freqüentemente distingue entre excelência e mediocridade.

Tem um impacto em nossa autoconsciência, auto-estima, criatividade, capacidade de enfrentar obstáculos, resistência a retrocessos, níveis de depressão e tendência a estereótipos, entre outras coisas.

O que é exatamente essa crença potente e simples?

A MENTALIDADE FIXA E DE CRESCIMENTO

Seu mindset determina uma grande parte de quem você é diariamente. Seu mindset é sua percepção de seus próprios atributos e características – de onde eles vêm e se eles podem ser alterados.

As duas mentalidades que se seguem refletem os extremos de cada lado de um espectro.

Uma mentalidade fixa deriva da suposição de que suas características estão gravadas na pedra – que quem você é é quem você é, ponto final. Inteligência, personalidade e criatividade são atributos fixos e não algo que pode ser desenvolvido.

Uma mentalidade de crescimento se baseia no conceito de que seus atributos básicos podem ser desenvolvidos através de um trabalho árduo. Sim, as pessoas diferem muito em termos de aptidão, habilidades, interesses e temperamento, mas todos podem mudar e crescer com aplicação e experiência.

Nesta imagem, temos os 2 diferentes tipos de mindset
Fonte: Strengthscope

É inteiramente concebível cair em algum lugar no meio e inclinar-se de uma maneira em uma área da vida enquanto se inclina de outra em outra. Por uma questão de brevidade, Dweck se refere a eles como uma proposta de uma ou de outra ao longo de todo o livro.

Seu pensamento provavelmente varia de um lugar para outro. Suas perspectivas sobre talento criativo, inteligência, personalidade e criatividade podem ser diferentes. Qualquer pensamento que você tenha em uma determinada área irá direcionar suas ações nessa área.

Que efeito esta simples perspectiva tem sobre seu comportamento? Com uma atitude fixa, há uma necessidade constante de se provar – a crítica é vista como um ataque ao seu caráter e deve ser evitada. Uma mentalidade de crescimento promove o aprendizado e o esforço.

Quer saber mais sobre o livro e sobre Gestão de Pessoas? Não deixe de conferir nosso resumo do livro!

 

Já possui uma conta? Faça seu Login