Introdução ao Bootstrapping

Quem nunca ouviu falar que para ter seu próprio negócio é preciso ter investimento de terceiros? Essa é uma história que existe há certo tempo, mas o Bootstrapping está aí para mudar essa ideia.

Esse termo se originou há dois séculos, mas conforme o tempo foi passando ele ganhou novos significados e usos em diferentes áreas.

Independentemente da área que é utilizado, esse termo está ligado à realização de um processo sem que se tenha ajuda externa.

Ou seja, na administração, ele está intimamente ligado a criação de uma empresa sem ter a ajuda financeira de outra pessoa, apenas contando com as economias do empreendedor ou das primeiras vendas.

É claro que um investimento externo é importante, pois dependendo do valor investido pode fazer com que a recém-criada empresa já inicie com ótimos resultados.

Ao adotar um modelo de negócio que faça uso do investimento do próprio empreendedor e através de um processo auto sustentável, esse empreendimento pode ser iniciado e se sustentar.

Tabela de Conteúdo

O que é Bootstrapping?

Bootstrapping é um termo inglês voltado para quem decide iniciar sua própria empresa do zero, sem ter investimento de terceiros.

Ele é originado da palavra Bootstrap que significa bota, mais necessariamente aquele detalhe que se encontra na parte superior que facilita calçá-la.

Em português, bootstrapping tem um significado mais parecido com “apertar as fivelas”, ou seja, se adequar a algo sem ter a ajuda de alguém.

Quem mais escuta essa palavra são os investidores que criam uma startup. Afinal, saber como começar uma startup sem investimento é uma tarefa para poucos.

O bootstrapping se torna o protagonista quando precisa iniciar uma startup. O que é isso? Startups são modelos de negócios que são iniciados com pouco ou nenhum recurso.

Imaginar montar um negócio do zero sem ter investimento ou um valor simplório chega a ser desanimador para muitos empreendedores. Muitos acreditam que sem investimento o empreendimento está fadado ao fracasso, mas isso não é verdade.

Entretanto, essa é uma situação desafiadora, afinal, são nas adversidades que as melhores ideias costumam aparecer. O desejo de superar tal situação serve de combustível para encontrar soluções surpreendentes.

Por esse motivo, não é um absurdo dizer que o bootstrapping está intimamente ligado com o gerenciamento de poucos recursos em uma empresa.

Saber como fazer isso é de grande importância e pode fazer toda a diferença em um negócio que está sendo iniciado com pouco capital.

Como começar uma startup sem investimento?

Em um primeiro momento pode parecer muito complicado começar uma startup sem investimento.

Afinal, como ela vai conseguir se manter e pagar suas contas? Toda essa preocupação é normal e compreendida, mas, na verdade, é totalmente possível manter o projeto com poucos recursos.

Para isso, existem várias formas de dar um bom andamento a startup sem que tenha ajuda externa. Algumas das principais são:

Ter uma reserva financeira

Um plano B sempre se faz necessário na vida e isso não é diferente quando se trata de negócios. Quando se fala em uma startup ter uma outra alternativa, entenda-se, reserva financeira.

Mas o que fazer para ter essa reserva e mantê-la? Sair do emprego atual e investir todo o dinheiro da rescisão nesse negócio?

Isso é o que muita gente faz, mas não é o mais indicado, pois o emprego atual é que vai permitir que todos os meses certa quantia seja guardada para investir na startup.

Após fazer uma boa reserva e estar preparado financeiramente para se manter é que a demissão pode ser pensada para que o negócio receba toda a atenção do seu proprietário.

Crowdfunding

O que mais se tem visto atualmente são modelos de negócios baseados na economia colaborativa.

Nesse caso, realizar um crowdfunding para que a startup tenha uma ajuda na hora de dar seus primeiros passos se mostra como uma ótima alternativa.

Crowdfunding é um termo inglês que também é conhecido por Financiamento Coletivo. Nele, várias pessoas investem certas quantias no negócio para que ele se torne viável financeiramente.

Vale salientar que essa alternativa tem sido usada nos mais variados setores e não apenas no empresarial.

Características de um Bootstrapper

Quem inicia um empreendimento é chamado de empreendedor e quem decide abrir seu negócio pelo processo bootstrapping é chamado de Bootstrapper.

É preciso ter em mente que para fazer essa escolha é preciso ter disposição para enfrentar o desafio.

Afinal, não é todo mundo que consegue enfrentar as peculiaridades de iniciar um negócio sem ter financiamento externo. Para isso, é preciso ter uma mentalidade bem peculiar.

Mas aqueles que decidirem encarar essa aventura precisam observar o seguinte:

  • Os Bootstrappers buscam gerar lucro e isso quer dizer que ele desenvolve clientes pagantes. Como não possuem dinheiro para gastar, geralmente desenvolvem pelo menos um produto com alta margem para iniciar;
  • Os Bootstrappers sabem que suas empresas irão crescer de forma orgânica. Isso significa dizer que seu crescimento acontecerá a longo prazo;
  • Por não ter capital é comum que o Bootstrapper acumule várias funções. É ele quem vai cuidar do financeiro, do marketing e de todos os pontos que são necessários em uma empresa que está iniciando. Isso perdura até que ele tenha condições de arcar com as despesas de uma equipe especializada;
  • Os Bootstrappers sempre estão inovando e buscando por soluções criativas com o intuito de resolver os problemas que surgem no dia a dia. Eles precisam fazer isso, pois não possuem capital para pedir que alguém faça isso por eles;
  • Como o negócio precisa gerar renda todos os meses, o Bootstrapper busca construir clientes leais e parcerias.

Principais características do Bootstrapper

  • A coragem e a paixão movem os Bootstrappers, afinal, eles arriscam tudo e dedicam seu tempo e energia ao máximo para o novo negócio, principalmente quando está sendo iniciado;
  • Os Bootstrappers são implacáveis e por esse motivo são considerados os melhores empreendedores. Afinal, uma de suas características mais marcantes é o fato de não desistir facilmente nem parar de aprender e se reinventar;
  • A rotina do Bootstrapper é acordar cedo e passar o dia inteiro trabalhando. Ele consegue trabalhar bem sob pressão, é muito produtivo e elimina as distrações desnecessárias que sempre surgem;
  • Outra característica do Bootstrapper é que ele consegue economizar de forma natural. Também mantém um padrão de vida mais minimalista até que o negócio consiga ser lucrativo.

Iniciar um negócio do zero é muito interessante, mas sem investimento externo soa um tanto impossível.

Na realidade, o bootstrapping conta com recursos limitados, crescimento silencioso e orçamentos apertados. Apesar disso, não é difícil encontrar histórias de sucesso no mercado.

Quem nunca ouviu que certa empresa começou do zero, com poucos recursos e cheia de dificuldades e hoje é considerada uma das melhores do setor que atua?

Bootstrapping é uma opção viável para quem deseja começar um negócio, apenas isso.

Ao optar por esse modelo Bootstrapper precisa ter em mente que o caminho não é simples nem fácil. É preciso ter coragem e jamais desistir diante de um desafio que surge no caminho. Este é um teste muito importante para quem está envolvido com a gestão desse novo negócio.

Vantagens e desvantagens do Bootstrapping

Escolher pelo bootstrapping não é fácil, pois requer muita coragem e força de vontade, afinal, o empreendedor assume todos os riscos financeiros sozinho.

Bootstrapping

Assim, se o novo negócio não der certo ele pode comprometer suas finanças pessoais.

O fato de ter recursos limitados certamente dificulta o crescimento da empresa e também prejudica a qualidade dos serviços ou produtos que são ofertados.

Contratar novos talentos para compor a equipe é impossível. Fazer bons investimentos em divulgação em marketing também não está ao alcance do Bootstrapper no início das operações.

A credibilidade do negócio também acaba sendo mais restrita pelo bootstrapping.

Afinal, uma das formas de conseguir mais visibilidade e respeito entre os clientes e os fornecedores é contando com o apoio de um investidor conhecido e respeitado.

Mas isso não quer dizer que o bootstrapping tenha apenas pontos negativos. Ao iniciar o próprio negócio sem contar com recursos financeiros externos o Bootstrapper consegue ter o controle total sobre o mesmo.

Ou seja, ele pode tomar as decisões que julgar serem as melhores para o seu negócio sem precisar consultar alguém.

Se quiser, pode até fazer alguns experimentos com sua marca, afinal, não precisa dar satisfação nem pedir autorização a ninguém. Ele também consegue fazer com que seu empreendimento foque no serviço ou produto que está sendo desenvolvido e oferecido.

Também não precisará buscar capitalização, investimentos, fazer especulações entre outras coisas que são tão comuns no mundo dos negócios.

Crescimento orgânico

Basicamente, uma empresa criada seguindo o modelo bootstrap acaba passando por dois estágios: dinheiro do cliente e dinheiro semente.

O primeiro passo é o dinheiro semente que é quando o empreendedor inicia seu negócio com as economias que possui ou aciona seus familiares e amigos para dar esse pontapé inicial.

Quer dizer que o dinheiro semente apenas pode ser conseguido dessa forma? Não. Ele também pode ser adquirido de outro negócio ou de uma profissão que o empreendedor já atue.

Ou seja, o fundador da nova empresa trabalha desempenhando um serviço com o intuito de gerar receita que será investida no novo empreendimento.

A próxima etapa é a geração de receita do novo negócio por meio de clientes.

Ao chegar nessa fase é importante que a renda conseguida com as vendas seja devolvida ao negócio. Isso é o que vai fazer com que ele continue funcionando e que fomente seu crescimento.

Sendo assim, é possível afirmar que as empresas que são nascidas no modelo bootstrapping possuem um crescimento orgânico. É assim chamado porque a própria empresa gera recursos que são retornados para ela mesma.

Isso vai acontecer principalmente no começo, mas pode ser que se torne um hábito da empresa quando estiver maior.

É por esse motivo que esses empreendimentos crescem mais lentamente que as startups que recebem aportes financeiros externos.

Existem grandes marcas no mundo que nasceram no bootstrapping. Vale salientar que seus Bootstrappers possuíam o perfil certo para empreender nesse modelo.

Como ter bons resultados com o Bootstrapping ?

Recursos bem limitados, essa é uma característica do bootstrapping e que, por esse motivo, seu fundador não pode dar passos muito ousados.

É preciso ter o pé no chão para poder fazer com que esse novo negócio realmente cresça e chame a atenção positivamente do cliente.

Mas como fazer isso com orçamento tão limitado? Algumas ótimas dicas que ajudam nesse sentido podem ser observadas a seguir:

Propaganda boca a boca

Não há publicidade melhor que um cliente falando para outro da sua marca. Quando isso acontece principalmente no início do projeto é ótimo, pois o fluxo de clientes já começa a ter um aumento nesse momento tão importante.

Para fazer com que os clientes façam essa propaganda uma das formas é oferecer descontos ou bolar campanhas nas redes sociais que incentivem isso.

Pode até fazer sorteio de prêmios em uma campanha. O importante é que o público esteja engajado com o negócio, pois eles podem ser a engrenagem principal de um marketing gratuito.

Despesas pessoais devem ser eliminadas

Geralmente quem deseja ter um negócio próprio pretende ter dinheiro para arcar com suas despesas pessoais. Comprar aquela roupa que viu na vitrine de uma loja, trocar de carro, reformar a casa entre outros.

É claro que esses são objetivos que todos adorariam arcar sem pensar no amanhã, mas quando se tem um bootstrapping é preciso ter cautela.

Afinal, algumas despesas não são necessárias nem urgentes e podem ser deixadas para depois.

Além do mais, o bootstrapping possui um orçamento mais limitado e quanto menos gastos desnecessários ele tiver melhor será. Mas atenção, isso não quer dizer que gastos necessários sejam descartados.

É preciso entender que alguns gastos não podem ser cortados, pois são o básico para que o empreendedor se sinta bem e acredite que fez a melhor escolha. Por isso, é preciso diferenciar os gastos necessários dos desnecessários para fazer cortes onde é devido.

Investir no mundo virtual

A propaganda boca a boca pode fazer milagres, mas não é a única forma de fazer com que o negócio dê certo.

Também é preciso pensar nas ferramentas digitais que ajudam a ter uma maior visibilidade nesse ambiente e até a engajar o público.

Por esse motivo, é preciso criar uma rede social para a marca estar presente nesse ambiente. Assim, caso algum cliente potencial pesquise pelo perfil do negócio nesse lugar poderá encontrar e ter mais informações.

Mas isso não é tudo, pois também pode ser uma ótima ideia ter um blog ou site próprio e apostar nas ferramentas de e-mail marketing.

Todas essas estratégias são bem acessíveis e certamente farão toda a diferença na hora da divulgação do Bootstrapping.

Conclusão do Bootstrapping

Toda empresa enfrenta riscos, independentemente de ter sido financiada por um fundo de investimento, por um investidor ou pelos próprios fundadores. Embora a última opção indique um caminho mais difícil, a recompensa potencial faz com que o esforço valha a pena.

Uma dica que deixamos: Se você quiser seguir o caminho do bootstrap em sua empresa , é fundamental estudar e aprender com aqueles que entendem a criação, o desenvolvimento e o pivô de startups porque eles já passaram por isso e acumularam várias lições únicas ao longo do caminho.

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