O que é Lean Leadership?

O lean leadership refere-se à filosofia de produção com pensamento enxuto aplicada através de uma forte liderança. Mas, o que seria esse tipo de pensamento?

Desenho com o Lean Leadership

Quando falamos em enxuto, nos referimos a um conjunto de métodos de trabalho, estratégias e aplicações produtivas que visam reduzir custos, despesas e, principalmente, desperdícios.

Visa também a aplicação de soluções orientadas para que toda a empresa possa produzir mais e com qualidade.

Para determinados segmentos produtivos, trata-se de uma nova abordagem que evoluiu bastante nas últimas décadas desde a sua criação numa linha de montagem de automóveis da Toyota.

Neste artigo, iremos abordar os principais aspectos dessa metodologia que tem beneficiado diferentes tipos de empresas e negócios em todo o mundo.

Lean Leadership

É um conjunto de ferramentas e conceitos que visam a geração de produção de uma maneira otimizada, através de pessoas e com uma liderança consistente. Normalmente é aplicada em empresas orientadas por uma filosofia cujo processo de aprendizagem deve estar acessível a todos os envolvidos com o resultado.

Esse pensamento somado ao conjunto de ferramentas estratégicas com a capacidade de cada envolvido gera liderança unificada e compartilhada no ambiente gerencial e corporativo.

O princípio da liderança

Geralmente, os livros de conhecimento de mercado afirmam que a liderança é um talento ou uma capacidade de abordagem perante as outras pessoas da equipe.

Veja tambémComo liderar o seu Chefe.

Porém, liderar não somente mandar ou chefiar. Existem casos em que a empresa possui departamentos, chefes e líderes, mas nem sempre o chefe é o líder principal.

A liderança pode também ser aprendida com a vivência corporativa e profissional, por outro lado, nos dias atuais liderar também é formar novos líderes.

Dessa forma, ser um líder é saber enxergar um caminho além da visão comum da equipe, orientar além das regras previstas e oferecer mais retorno além das respostas comuns.

Exemplos de liderança

Podemos, por exemplo, dar como exemplo um time de futebol. Durante os jogos, nem sempre os craques e os artilheiros da equipe são os principais líderes da equipe.

Muitas vezes a liderança é conferida ao capitão da equipe que, naturalmente, conquista o respeito da equipe através de sua experiência, de sua capacidade de diálogo e sugestão, mesmo não sendo ele o mais habilidoso ou o maior goleador.

Mas, em certos times, os craques também tornam-se em capitães, porém, você já percebeu que em muitos casos o goleiro ou o zagueiro ajudam a formar o espírito da liderança na equipe?

Portanto, a liderança pode ser incorporada por uma pessoa, por um conjunto de pessoas engajadas em prol de um objetivo maior.

A evolução do Lean

Nos tópicos anteriores, precisamos aprofundar sobre os conceitos de liderança para termos um amplo entendimento sobre leadership.

Considerando a evolução das ferramentas lean, as suas aplicações estão transformando o método de operação das empresas e grandes corporações em todos mundo.

Nesse processo de evolução, seus conceitos e conhecimentos estão sendo aprofundados para a melhoria contínua de processos de produção, de qualidade, redução de custos e até mesmo em processos de produção de serviços.

Foco

Quando a equipe de colaboradores está engajada sob os conhecimentos estratégicos das ferramentas lean, e contam com efetiva liderança de um profissional preparado que tenha sensibilidade para adotar medidas e soluções, o sucesso da equipe torna-se iminente.

Nesse contexto, é fundamental que todos tenham foco de conciliar objetivos, funções e ajudar na tomada de decisão de seus líderes e colaboradores.

Objetivos

Dentre os principais objetivos, podemos citar a capacidade de agregar valor ao produto e ao relacionamento com o cliente.

Esse caminho incentiva equipes e organizações a repensar as práticas que possam orientar toda a liderança na direção do que realmente o cliente enxerga como valor. E estra transformação é uma meta que toda a liderança de qualquer empresa deve ter em mente e executar.

Assim, temos objetivos claros que tornam o projeto mais eficaz que de fato defenda o gerenciamento efetivo do lean.

No contexto da liderança, é fundamental a manutenção dos princípios do lean, oferecer orientação e garantir que o Lean esteja sendo usado para otimizar todo o sistema produtivo.

O gerenciamento

A organização e a seleção das ferramentas lean corretas compõem os princípios de gerenciamento enxuto criando uma mudança na cultura organizacional.

Incentiva a mudança de mentalidade, elevando um gestor ou supervisor ao plano de orientador e parceiro de trabalho, e desenvolvendo profissionais ao longo desta jornada, onde muitos deles serão os líderes do amanhã.

O que os líderes lean devem fazer?

Inicialmente, considerando o conceito atual de liderança e de lean leadership, podemos indicar que esse tipo de líder precisa saber liderar e garantir que os objetivos e metas da empresa estejam sendo alcançados com a aplicação de metodologias e ferramentas para garantir a identificação de causas raízes  e resultados consistentes.

Mas, de fato o que é lean leadership?

Retomamos essa pergunta novamente para reforçar o conceito mais simplificado deste tema: O lean leadership refere-se à liderança orientada pelos princípios da filosofia lean, e pode compor o processo de criação de liderança mais forte e questionadora numa empresa.

Assim, conseguimos resumir e simplificar melhor o seu significado em diferentes ambientes organizacionais.

Métodos e ferramentas

Essa modalidade de gerenciamento é muito mais do que um conjunto de métodos, pois além da metodologia e suas ferramentas conceituais ele envolve uma filosofia de gerenciamento, uma abordagem de longo prazo que busca sistematicamente melhorar processos e produtos.

Essa filosofia produtiva busca a transformação e a melhoria contínua permanente para a evolução da empresa, seus produtos, colaboradores e valor agregado para o cliente.

A abordagem certa

Segundo Peter Drucker, um dos maiores nomes da Administração e Economia mundial, a essência da administração não são técnicas e procedimentos, mas sim tornar o conhecimento produtivo.

Para se tornar em algo produtivo é necessária a abordagem certa a partir de atitudes e decisões que sejam consoantes com as metas e objetivos iniciais.

Mais liderança

Devemos também lembrar que, numa determinada estrutura corporativa mais tradicional ou engessada, as decisões da diretoria são comunicadas através dos inúmeros departamentos, correndo o risco de chegar desatualizada até a área necessitada de orientação.

Essa é uma maneira eficaz de permanecer à frente da concorrência e manter o cliente interno informado através de uma liderança que tenha processos bem estruturados de comunicação.

A inovação e o Lean

Para a criação de uma cultura de inovação sustentável as empresas que aplicam os conceitos lean devem incentivar a equipe a inovar processos, procedimentos, atitudes, métodos e linhas de comunicação gerencial.

No processo produtivo, por exemplo, os envolvidos conseguem perceber que as pessoas com as mãos no produto provavelmente têm as melhores ideias para melhorá-lo, portanto escutar o cliente interno e externo é fundamental.

Otimização de tempo

Para reconhecer as verdadeiras necessidades, as empresas mais avançadas que seguem o lean leadership não perdem tempo com longos ciclos de reuniões e respostas.

Elas buscam desenvolver processos padronizados de comunicação, solução e inovação para gerar e compartilhar conhecimento entre as equipes.

A prática avançada da liderança para o Lean

A prática da liderança no processo produtivo enxuto requer um papel fundamentalmente diferente por parte dos líderes.

Os líderes podem orientar o restante da equipe sobre a necessidade da aplicação e uso das ferramentas lean necessárias para os objetivos estabelecidos, sendo esses líderes os primeiros a praticar este uso.

Sendo assim, esses orientados (ou líderes do conhecimento prático) precisam alinhar suas equipes em torno de um objetivo comum para uma melhor tomada de decisão em empresas de diferentes portes e segmentos.

Formando e equipes

Os líderes devem saber formar suas equipes com as ferramentas para o sucesso, e as incentivar a tomar decisões inteligentes que permitirão um crescimento competitivo e sustentável.

É fundamental fornecer orientação e liderança, confiar nas habilidades, conhecimentos e experiência de sua equipe para realizar o que é necessário para alcançar o objetivo da equipe na empresa.

A melhoria contínua

Essa melhoria é um dos principais objetivos do lean leadership. Lembramos que gestores e líderes conscientes nessa filosofia podem incentivar um melhor método científico e prático para a empresa evoluir.

Os líderes precisam criar um ambiente que promova a melhoria contínua, fazendo perguntas norteadoras e aplicando hipóteses, e comemorando melhorias no processo e desempenho.

A prática efetiva

Lembramos que a prática efetiva do gerenciamento lean requer que os líderes conheçam as habilidades, conhecimentos e experiência de seus funcionários e parceiros.

É fundamental jogadores de equipe inteligentes e ambiciosos, com sensibilidade coletiva (lembra do exemplo do capitão de um time de futebol?) para fornecer as ferramentas e conceitos necessários para serem bem-sucedidos. Este processo, precisa oferecer base de sustentação e atenção.

O papel do líder

O processo prático da liderança envolve o ato de liderar equipes para priorizar o trabalho certo, buscando o caminho certo para gerar maior valor para o cliente.

Foto mostrando reunião Lean Leadership

Exemplos de ferramentas

Dentre as ferramentas mais usadas em lean leadership, podemos citar a gemba walk (caminhar no local onde tudo acontece).

O ato de caminhar pelo local de trabalho onde os processos acontecem para enxergar as necessidades e soluções sem agir de forma punitiva.

Esse tipo de abordagem cria uma mudança no nível organizacional, e exige que todos, especialmente os líderes, tenham um entendimento claro da situação.

O processo enxuto desafia a liderança a ir para o local onde o trabalho está sendo realizado e até mesmo para aprender com outras pessoas mesmo sendo de nível hierárquico mais abaixo do que o seu na empresa.

Essa atitude ajuda a gerar mais resultados do que a simples informação em relatórios e resumos organizacionais.

Conclusão

Portanto, neste artigo, tratamos esse assunto de liderança orientada à filosofia lean com muita dedicação e atenção especial.

Pois, cada elemento possui um conceito detalhado e, ao mesmo tempo, correspondente a um conjunto de teorias e práticas gerenciais que visam reduzir desperdícios e entregar valor para o cliente.

A liderança pode agir através da orientação, da teoria e das práticas, principalmente, através dos exemplos. O líder também precisa saber ouvir seus liderados.

É fundamental eles ouvirem desde o estagiário até o presidente da empresa. Um dos objetivos é remover qualquer objeção que atrapalhe o alcance dos objetivos, e que cause desperdícios.

A prática lean gera benefícios e evoluções por apresentar a capacidade de maximizar o valor que eles agregam ao cliente,  à organização e para a equipe. É uma nova cultura gerencial e de liderança que permite a tomada de decisões através de uma visão clara e multidisciplinar.

Praticar essa liderança pode significar um ato de mudança e transformação em sua empresa e nos processos produtivos junto ao cliente interno (parceiros e colaboradores) e com o cliente externo (consumidor e receptor da mensagem de oferta).

Assim, teremos mais planos de visões que de fato construam novas abordagens e conceitos de soluções através de uma liderança consciente e compartilhada.

Talvez queira conferir este artigo: https://mck.co/2ma3zJg

TPS - Sistema Toyota de Produção
 

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