Introdução à Curva ABC

Um dos maiores gargalos no setor industrial são os estoques, principalmente quando há um fluxo constante e alto de vendas. Por conta disso, se torna cada vez mais importante a aplicação de ferramentas de gestão e controle de estoque, como é o caso da curva ABC.

Sendo a curva ABC uma ferramenta utilizada em todo o mundo de modo eficiente e que nos mostre quais produtos precisam de atenção especial, ela é uma excelente opção para qualquer gestor.

No entanto, existem muitas dúvidas que rondam o assunto como a sua real importância, benefícios e como aplicar a ferramenta na prática.

Para te ajudar com o assunto, desenvolvemos esse artigo para esclarecer tudo sobre esse método de classificação e gerenciamento de materiais presentes no estoque da sua empresa.

Tabela de Conteúdo

O que é curva ABC?

Esse método foi criado a partir da teoria de Vilfredo Pareto, que no século XIX realizou uma análise que constatou que 80% da riqueza da população italiana estava nas mãos de apenas 20% de sua população.

A curva ABC é uma metodologia de classificação que é amplamente utilizada na gestão de estoques.

Essa classificação é realizada através da junção de diferentes itens do estoque, que define qual é a sua importância para o desenvolvimento do negócio, com base nos preços de custo e vendas dos produtos.

O objetivo principal do método é deixar claro quais são os produtos mais importantes para a empresa.

Uma das grandes dificuldades das empresas que trabalham com um fluxo constante de vendas é, sem dúvidas, controlar o estoque.

Realizar uma gestão eficaz do estoque é imprescindível, já que este é um setor que afeta todos os outros dentro da organização.

Para solucionar esse tipo de problema na gestão, a Curva ABC é utilizada no mundo todo, com a intenção de selecionar os itens que precisam ter um cuidado e apuração maior, classificando todos os produtos que compõem o estoque de uma empresa de acordo com o grau de importância de cada um deles.

Para que uma empresa funcione de maneira lucrativa e sem problemas com entrada e saída de produtos, é fundamental que haja o controle de estoque.

Na atualidade, existem muitos métodos para fazer esse acompanhamento, mas a Curva ABC pode ser o ideal para o gerenciamento de uma empresa.

Como o próprio nome sugere, as letras A, B e C são três planos diferentes que o empresário pode ter no instante de fazer essa estocagem.

As letras representam a classificação de determinado fator, como por exemplo: os itens de estoque, os clientes.

A ordem das letras faz referência à importância delas dentro do estoque, onde o nível A é o mais importante, porém o que possui menos produtos. O nível B é mediano em relação à importância e a quantidade.

Por fim, o nível C se refere ao item menos valioso, mas que está em uma grande escala dentro da empresa (é necessário ressaltar que a importância dos produtos depende de cada negócio e o método que desejam adquirir para a avaliação).

O nome curva, por sua vez, deve-se ao tipo de gráfico que os percentuais representam, já que devemos colocar no eixo horizontal do gráfico o percentual desses fatores, e no eixo vertical seus respectivos percentuais de participação na receita.

Dessa forma, percebe-se uma curva sendo formada, gerando assim um gráfico.

Onde utilizar o método ABC?

Existem muitas possibilidades de aplicação da Curva ABC, como por exemplo, quando for possível agrupar itens, pessoas, elementos ou fatores que possam interferir diretamente na receita ou lucratividade da empresa.

A Curva ABC é muito utilizada no meio administrativo, com o objetivo principal de controle e gestão de estoque.

Porém, também é possível ver o seu uso em: vendas, estabelecimento de preços, compras, programação da produção, entre outros.

Essa metodologia demonstra ser muito versátil quando se fala em funções com perfil analítico, pois ela nos ajuda a identificar e analisar quais são os itens que devemos realmente nos preocupar dentro da empresa.

Entre muitas formas de utilização, o controle de estoque está entre os de maior importância, pois é a partir da venda dos produtos que ocorre o faturamento do comércio.

Em síntese, a Curva ABC auxilia os lojistas a controlarem o estoque dos produtos comercializados, indicando quais possibilidades podem trazer maior faturamento para a empresa, de acordo com o volume total de produtos disponíveis e a relevância do que está sendo vendido de acordo com o mercado.

4 modos de aplicação para a Curva ABC

1 – Para identificar os melhores clientes, inclusive para determinar tempos de atendimento ou personalização de serviços;

2 – Para classificar produtos e materiais em estoque, com a finalidade de definir quais devem receber maior prioridade e atenção na gestão;

3 – Para revisar e redefinir o tempo, padrões de operações e processos de atividades produtivas com base no percentual que representa o sucesso da empresa;

4 – Para conhecer o percentual de participação de cada item nas vendas.

Como funciona a curva ABC?

Em cada empresa, independente do ramo de atuação, uma medida muito importante para se tomar é obter a classificação dos produtos por volume de estoque.

A Curva ABC permite identificar os itens que possuem maior relevância e maior valor dentro do estoque, para que dessa forma seja possível classificá-los de acordo com essa importância.

De forma resumida, a Curva ABC mostra qual produto traz maior retorno para o negócio.

Os que trazem maior retorno são classificados como produtos da curva A. Os de médio retorno são classificados na curva B e os de menor retorno são classificados na curva C. Veja a seguir sobre cada uma dessas classificações.

Produtos da Curva A

São os produtos que possuem maior importância para a empresa. É o agrupamento de uma pequena porcentagem de itens responsáveis por uma grande parcela da receita bruta ou lucro da empresa.

É adotada a fórmula 80-20 para realizar a seleção desses itens, que consistem em selecionar 20% do total de produtos, correspondendo a 80% do total de vendas.

São esses itens que todas as empresas precisam dar maior atenção na gestão de estoque, pois correspondem a uma porcentagem elevada do total de vendas.

Produtos da Curva B

São os produtos que possuem importância média dentro de uma empresa. Essa classe é preenchida com 30% dos itens categorizados e também costuma representar 15% das vendas realizadas pela empresa.

Ou seja, o percentual mostra que esses produtos ou materiais possuem uma relevância intermediária para a gestão.

Produtos da Curva C

São os produtos que possuem a menor importância para a empresa. Representam a maior parte dos itens, algo em torno de 50%, porém possui pouca representatividade para as receitas da empresa, ficando com apenas 5%.

O que é Princípio de Pareto?

A Curva ABC é baseada no chamado Princípio de Pareto. Trata-se de um princípio econômico criado por Joseph Juran, se baseando no economista Vilfredo Pareto.

Pareto ganhou notoriedade por afirmar que a maior parte da produtividade econômica vem apenas de uma pequena parte da economia.

No entanto, isso mostra que existe uma relação desigual entre sua entrada e saída. Resumidamente, a Lei de Pareto prega o seguinte: aproximadamente, 80% dos efeitos vêm de 20% das causas em muitos eventos.

Por exemplo, se uma determinada empresa obter 80% de seus resultados de apenas 20% de sua equipe, isso mostra que 20% das pessoas que trabalham no local são mais produtivas que os outros 80% do grupo.

O princípio de Pareto, chamado também de teorema de Pareto, se aplica a muitas áreas da vida e principalmente a muitas áreas de uma empresa.

Utilizar a metodologia para atuar sobre os 80% de clientes que representam a menor parte do faturamento, é a melhor maneira de aumentar a lucratividade de um negócio.

Além disso, o princípio de pareto é uma ferramenta muito utilizada na área do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), pois ele atua como uma ferramenta de priorização que nos ajuda a resolver o que realmente importa, gerando assim mais qualidade aos processos e produto final e aumentando a assertividade das tomadas de decisões.

Benefícios da curva ABC

A Curva ABC proporciona uma visão muito mais ampla dos processos da empresa e traz um grande auxílio no seu processo de tomada de decisões.

Com a metodologia, fica muito mais fácil identificar os itens que possuem um destaque maior dentro da empresa e que precisam de um cuidado maior em relação à administração de estoques, além dos clientes que possuem um maior volume de compra.

Organizar o estoque a partir da curva ABC e analisar quais os produtos possuem mais relevância para a empresa evita que futuramente você sinta falta deles no estoque e isso consequentemente acarreta perdas de oportunidades de vendas.

Por isso a curva ABC ganha destaque também quando o assunto é PPCP.

Entende-se que o modelo de estoque Curva ABC é mais uma forma de calcular a estocagem de uma determinada empresa.

Da mesma maneira, a metodologia evita com que o estoque armazene, em grande quantidade, produtos que não possuem uma grande demanda (o que representa custos desnecessários).

Alguns dos principais benefícios que podemos citar com a aplicação da curva ABC são:

  • Gerencia o estoque dos produtos com a finalidade de reduzir a falta deles;
  • Garante que as principais mercadorias estejam sempre atualizadas;
  • Diminui os custos com compras irrelevantes, já que reduz o estoque parado;
  • Armazena e investe de acordo com a importância de cada item;
  • Protege os ativos da empresa.

Como fazer uma curva ABC no Excel?

Não existe complexidade quando o assunto é criar uma curva ABC no excel. Quando temos os dados do estoque que precisamos para elaborar a planilha, o seu preenchimento se torna muito simples e os cálculos, assim como os gráficos, podem ser feitos de forma automática ao aplicarmos as fórmulas sobre os dados.

Veja a seguir um passo a passo de como fazer uma curva ABC no excel.

Passo 1 – Insira os dados na planilha

Abra o excel e crie uma tabela que possua as seguintes colunas:

  • Código do produto
  • Quantidade que tem no estoque
  • Valor unitário
  • Valor total

Esses dados irão fazer com que você consiga encontrar a porcentagem de cada produto no estoque e mensurar quais são os que possuem melhores classificações de acordo com a curva ABC.

Confira o passo 1 para montar uma curva ABC

Passo 2 – Insira os dados do estoque e calcule o valor  total

Após inserir o código, quantidade e valor por unidade, é necessário calcular o valor total.

Esse valor é resultado da multiplicação entre a quantidade e o valor unitário.

Para fazer isso você deve usar a fórmula =soma(B1*C1); =soma(B2*C2); =soma(B3*C3); =soma(B4*C4); =soma(B5*C5).

Confira o passo 2 para montar uma curva ABC

Passo 3 – Classifique os dados e some todos os valores totais

Classifique os dados na coluna D do menor para o maior e ao final some o resultado dessa coluna. A fórmula da soma a seguir é =soma(D2:D6).

Confira o passo 3 para montar uma curva ABC

Passo 4 – Calcule a porcentagem

A porcentagem será calculada de forma automática, basta acrescentar uma coluna com essa informação e aplicar a fórmula de dividir a célula do valor total pela soma de todos os valores totais.

Aplique as fórmulas =(D2/D7); =(D3/D7); =(D4/D7); =(D5/D7); =(D6/D7).

Confira o passo 4 para montar uma curva ABC

Passo 5 – Calcule a porcentagem acumulada

A porcentagem acumulada é a soma da porcentagem de cada produto. Para obter os resultados é necessário manter a primeira porcentagem e ir somando-a na linha seguinte.

As fórmulas aplicadas a seguir foram: F2 = E2; F3 = F2 + E3; F4 = F3 + E4; F5 = F4 + E5; F6 = F5 + E6.

Passo 6 – Insira o gráfico

Para inserir o gráfico selecione as células da coluna B2 até B6, e com a tecla Ctrl pressionada, selecione as células da coluna F2 até a F6. Feito isso, basta clicar em inserir > gráfico > linhas > linhas 2D > linhas.

Passo 7 – Altere os eixos e valores para formação da curva ABC

Para fazer a alteração no eixo e valores das porcentagens é necessário clicar em formatar eixo.

Nas opções do eixo, coloque o mínimo e máximo igual a 0 e 100, respectivamente.

Portanto

Agora que você entendeu como fazer a curva ABC e qual é a sua importância, que tal começar a aplicar hoje mesmo essa metodologia em seu setor?!

Esse método consiste em um modo simples e eficiente de não somente calcular a estocagem de uma empresa, mas também de entender o que deve ser prioridade em nosso estoque por ser os materiais mais caros.

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