PDCA e SDCA: Como usar essas metodologias de forma conjunta?
Quais são as diferenças entre o PDCA e SDCA? Cadastre-se e faça o download do material explicativo.
Mais sobre esse material
O Ciclo PDCA e o Ciclo SDCA são duas metodologias de pensamento estruturado com a mesma abordagem: agir sobre um problema ou uma oportunidade. Enquanto o Ciclo PDCA visa resolver um problema o mais rápido possível, o Ciclo SDCA visa manter o processo em execução, garantindo que o problema não ocorra novamente.
Considere subir uma escada: para prosseguir para a próxima etapa, você deve descansar os pés na superfície estável da etapa anterior, correto?
Essas duas metodologias têm a mesma relação! Para alcançar um maior desempenho e uma vantagem competitiva por meio do uso do Ciclo PDCA, uma empresa deve primeiro apoiar suas novas metas e objetivos com base em sua situação atual, o que é realizado por meio do uso do Ciclo SDCA.
Saiba mais sobre o PDCA
O Dr. William Edwards Deming, consultor de gerenciamento, desenvolveu um método na década de 1950 para determinar por que alguns produtos ou processos não funcionam conforme o esperado.
Desde então, sua estratégia se tornou uma ferramenta de estratégia popular usada por uma ampla gama de organizações. Isso permite desenvolver teorias sobre o que precisa ser mudado e, então, colocá-las à prova em um “ciclo de feedback contínuo”.
PDCA é um método de quatro etapas para melhorar os indicadores e garantir o cumprimento das metas. PDCA é um acrônimo que significa Plan (Do) – Do (Execute) – Check (Act).
O método PDCA é um método estruturado de gestão da rotina dentro dos negócios, garantindo que os indicadores sejam gerenciados de forma correta e que o negócio tenha mais previsibilidade.
Uma vez que o PDCA tenha sido usado para alcançar a melhoria, o SDCA é usado para manter essa melhoria em andamento.
Saiba mais sobre o SDCA
O SDCA também é um método de quatro etapas para controlar e manter as melhorias de indicadores alcançadas pelo PDCA. A sigla SDCA significa: S – Padronizar (PADRÃO) – D – Fazer (EXECUTAR) – C – Verificar (VERIFICAR) – A – Atuar (ACT).
As 4 fases do SDCA:
1.Padronizar
O objetivo desta etapa é definir o objetivo a ser alcançado, mantendo os limites de aceitação em mente.
Você pode fazer isso definindo características do produto, características críticas do produto (aquelas que têm o maior impacto sobre o consumidor) e indicadores de controle operacional.
Reduza a quantidade de sucata para uma tonelada por ano, por exemplo.
O POP (procedimento operacional padrão) também é definido nesta etapa, juntamente com o mapeamento dos processos e dos responsáveis pela execução do SOP.
2.Fazer
O objetivo é seguir os procedimentos estabelecidos.
Isso requer o treinamento da equipe, bem como a provisão de procedimentos.
3.Verificar
Examine a eficácia das medidas anteriores, acompanhando os resultados.
4.Atuar
O objetivo dessa mudança é corrigir problemas que não eram esperados anteriormente.
Por exemplo, os protocolos não estão sendo seguidos, a equipe não conseguiu acertar o alvo, os resultados não foram os planejados e as condições de trabalho são deploráveis.
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