Melhoria Contínua: Aprenda o que é e os principais pontos
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As empresas empregam uma variedade de metodologias para estruturar como identificam e atuam nas oportunidades de melhoria contínua em processos.
O Sistema Toyota de Produção, Lean, Kaizen e Six Sigma são algumas das metodologias ou princípios mais comuns. Embora sua execução varie, todos eles buscam o mesmo objetivo: a melhoria contínua.
O modelo de melhoria contínua serve a um propósito importante. Isso reflete a ideia de que as empresas devem se concentrar em fazer melhorias incrementais em processos, produtos e serviços se quiserem continuar avançando.
O que é Melhoria Contínua?
A melhoria contínua em processos é a prática de reexaminar constantemente como você trabalha para fazer melhorias incrementais de forma contínua nos processos de trabalho.
Essa metodologia é crítica para escalonar processos com maior eficiência e lucro.
Lembre-se, é tudo sobre ‘fazer’, mas não é algo que você individualmente faz. Mas sim, é como a empresa opera de uma forma geral. A melhoria contínua envolve duas coisas:
- Criação de uma cultura orientada para a melhoria em processos: por mais estranho que possa parecer, os funcionários podem estar mais cientes dos processos da empresa do que a gerência. Como resultado, quando se trata de melhoria, é fundamental incluir todos. O conceito e o procedimento são simples, incluir funcionários no processo de melhoria contínua.
- Foco no crescimento: concentre-se em pequenos ganhos incrementais, sem negligenciar a importância da melhoria do processo. Em vez de se concentrar em iniciativas de mudança única, o objetivo deve ser melhorar as coisas à medida que acontecem
Você encontrará o conceito de melhoria contínua, quer esteja estudando os princípios do Kaizen ou o gerenciamento Lean. Lembre-se de que é um processo sem fim. Uma empresa nunca pode realmente atingir a perfeição e deve se esforçar constantemente para melhorar a forma como opera.
Exemplo de aplicação da Melhoria Contínua
A Command Medical Products, com sede na Flórida, é um fabricante de dispositivos médicos que produz insumos médicos descartáveis, como tubos IV, bolsas IV, cateteres e bolsas de sangue. A empresa gerencia todo o ciclo de vida do produto e, portanto, tem controle total sobre a produção.
A empresa resolveu utilizar o Método Kaizen para melhorar os processos de fabricação de tubos.
Inicialmente, o procedimento consistia em várias etapas com longos tempos de espera. Eles se concentraram em economizar tempo, reduzindo os ciclos de lote, mantendo ou aumentando os recursos.
O plano foi um sucesso e produziu resultados positivos:
- WIP foi reduzido em 50%.
- O tempo de espera foi reduzido pela metade.
- O tempo de cura é reduzido pela metade.
Isso foi possível com a adesão aos princípios da melhoria contínua, o que resultou na melhoria dos processos e permitiu à empresa produzir mais com menos recursos.
Saiba mais sobre a melhoria contínua em processos no nosso vídeo!