FMEA – Análise de Modos de Falhas e Efeito: Descubra o que é e qual sua importância

Você conhece o Failure Mode and Effect Analysis e como usar? Para ter acesso ao E-book, cadastre-se e clique em “Enviar”

e-book

Mais sobre esse material

Se você trabalha na área de manutenção ou da qualidade, muito provavelmente você conhece ou já ouviu falar sobre a ferramenta Failure Mode and Effect Analysis (FMEA) .

Sendo amplamente utilizada em projetos de melhoria e manutenção preventiva, o FMEA pode ser extremamente eficiente quando bem executada.

Na área da manutenção industrial é extremamente importante possuir um plano de ação e conhecer extremamente bem os seus processos e equipamentos, sendo possível detectar facilmente possíveis falhas que possam vir a impactar no processo e consequentemente o produto final.

Neste esquema, temos um esquema de como o FMEA funciona

O Failure Mode and Effect Analysis tem a capacidade de auxiliar justamente nessa questão, em conjunto com outras ferramentas como pode ser o caso de um plano de ação, por exemplo.

Por conta da sua alta eficiência, todo Planejamento e Controle da Manutenção deve prezar pela elaboração da Análise de Modos de Falhas e Efeito já que ele pode ser capaz de aumentar a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos, agregando assim mais qualidade ao produto final e sem impactar negativamente o setor logístico.

Por que o FMEA vem sendo cada vez mais utilizada ?

Com a globalização, o aumento da competitividade no mercado e por conta dos clientes cada vez mais exigentes, faz-se necessário utilizar métodos e ferramentas que ajudem a aumentar a qualidade dos produtos por meio de processos mais eficientes.

Sendo assim, o FMEA se encaixa perfeitamente como uma ferramenta que visa esse aumento da qualidade e eficiência dos processos, otimizando os fluxos produtivos por meio do aumento de disponibilidade de máquinas.

Para quem deseja criar uma boa base teórica que pode ajudar a entender melhor a construção e funcionamento da ferramenta, a NBR 5462 pode ser um ótimo guia, pois na norma consta não somente o que é manutenção e os seus tipos, mas também traz conceitos como falhas e defeitos, por exemplo, que impactam no entendimento da construção do FMEA.

Os tipos de manutenção abordados na norma são a corretiva, preditiva e preventiva. Sendo a preventiva uma das melhores opções para manter os equipamentos funcionando como devem e aumentar também a sua vida útil.

Implementação do FMEA

Além disso tudo, é muito importante entender que para um projeto FMEA possa ser bem implementado, há a necessidade de ter um responsável, que na maioria das vezes consiste na pessoa que mais entende sobre os processos da empresa e possui uma boa base para poder aplicar a ferramenta.

Ao contrário do que o que muitos pensam, para construir um projeto do tipo não é necessário ter equipamentos ou softwares específicos para isso, basta criar uma planilha no excel que disponha de todas as informações necessária para que o Failure Mode and Effects Analysis possa ser realizado de forma assertiva..

Você sabe o que é Análise de Modos de Falhas e Efeito? Já fez uso da ferramenta ou ainda possui algumas dúvidas sobre o assunto?

Então não se preocupe, pois o nosso e-book vai explicar tudo o que você precisa saber para construir e aplicar a ferramenta de maneira correta.

Já possui uma conta? Faça seu Login