gestão de projetos

A gestão de projeto é um dos pilares para a consolidação e sucesso de empresas dos mais diversos portes e setores. Saiba mais sobre as habilidades envolvidas e como se tornar um gerente de projetos (e de pessoas).

Ainda que a equipe conte com as melhores ideias, e mesmo elas sendo bem pensadas, sem uma gestão de projetos eficiente, elas podem fracassar.

Hoje, oferecemos dicas e orientações sobre as mais diversas habilidades envolvidas na gestão de projetos e de pessoas. Nosso objetivo é, primordialmente, levar esclarecimento sobre como obter os melhores resultados em projetos empresariais.

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Para tirar todas as dúvidas sobre gestão de projetos, é preciso saber, primeiramente, as principais características de um projeto.

O que você precisa saber sobre projetos

Todo projeto conta com começo, meio e fim, e tende a ser parte de uma operação maior. De caráter mais temporário, ele pode surgir para o desenvolvimento de um produto, de um software ou para criação de uma abordagem. Da linha de produção à escrita de um livro, tudo envolve projetos.

Em síntese, suas principais características são:

  • Planejamento, execução e controle;
  • Desenvolvimento por etapas e evolução progressiva;
  • Entrega de produtos, serviços ou resultados;
  • Equipe de profissionais envolvida;
  • Recursos limitados;
  • Prazo de começo e fim.

Então, o que é gestão de projeto?

Ao partir das características de um projeto, fica compreensível o quão importante ele é para a empresa, e isso demanda a devida estruturação e gestão por parte de um profissional (e de toda a equipe).

Nesse sentido, a gestão de projetos envolve a aplicação de conhecimentos, técnicas e habilidades para assegurar o sucesso do plano. O gerenciamento, a administração, a coordenação e a gestão das etapas, do início ao fim, determinam o controle das atividades envolvidas.

Diversos motivos levam cada vez mais empresas a investirem no gerenciamento de projetos (e pessoas), seja por meio de treinamentos para os colaboradores ou pela contratação de profissionais especializados em gestão de projetos.

As habilidades envolvidas 

Desde a década de 1990, a gestão de projetos se destaca como uma realidade em economias bem desenvolvidas, mas apenas nos últimos anos ela começou a ser incorporada pelas corporações brasileiras, que enxergaram nas habilidades envolvidas uma necessidade para a organização de atividades e operações.

Atualmente, é possível afirmar que, com a crescente competitividade do mercado, muitas empresas podem não sobreviver sem a devida gestão de projetos. Aplicar técnicas de gerenciamento eficientes é tão importante quanto tornar a empresa mais ágil e cria um grande diferencial competitivo.

Há três principais habilidades de gerenciamento de projetos que são fundamentais para que eles sejam bem-sucedidos:

  • Habilidades de gerenciamento estratégico e do negócio;
  • Habilidades de liderança;
  • Habilidades técnicas de gerenciamento.

São elas que proporcionam projetos de sucesso e o alcance das metas traçadas pela empresa.

Como o mercado é altamente competitivo, todo negócio que se propõe a se destacar precisa buscar formas de inovar, criar, desenvolver e aplicar. Tais esforços advêm justamente dos projetos! Portanto, a gestão é a base de tudo.

Vantagens da boa gestão de projetos

A gestão de projetos tem alguns pilares que vão além das habilidades citadas, incluindo a gestão de pessoas e de relacionamento com os clientes.

Nesse sentido, suas principais vantagens devem contemplar todos os envolvidos no processo: o próprio gerente de projetos, a equipe de operações e o cliente.

Acompanhe as principais vantagens da gestão de projetos em empresas:

1. Cumprimento do cronograma

A garantia do cumprimento de prazos não existe sem que haja um gerente de projetos responsável por esse acompanhamento. Esse ator sabe lidar com os possíveis imprevistos e gargalos que surgem durante as etapas de um projeto.

Nesse sentido, a gestão é fundamental, já que o acompanhamento e verificação do cronograma (e entregáveis) é capaz de minimizar e evitar atrasos, também viabilizando informar o cliente sobre possíveis alterações de prazos e de custos – e tudo com o máximo de antecedência possível.

2. Controle eficiente dos processos

O acompanhamento das etapas de um processo pode ser uma ação complexa, e a gestão de projetos visa a otimização por meio da centralização de recursos, etapas, prazos envolvidos e a entrega ao cliente.

Por meio do gerenciamento de projetos, fica mais fácil fazer o acompanhamento e controle de cada etapa, garantindo mais produtividade e eficiência ao projeto.

3. Monitoramento dos recursos

Quanto mais ciente o gestor estiver de todas as etapas de um projeto, mais clareza ele terá sobre o retorno que os investimentos feitos trarão. Dessa forma, é mais fácil para ele (e para toda a empresa) ter controle sobre os lucros.

4. Minimização dos riscos

Assim como toda ação, um projeto corre riscos, e uma gestão eficiente auxilia no combate e redução de possíveis problemas, uma vez que, como dito anteriormente, o gerente é capaz de identificar gargalos e antecipar prejuízos.

Ao coletar o maior número de informações possível sobre o projeto, o gestor tem mais facilidade em antecipar ações de manutenção, prevenção e correção de possíveis problemas e riscos antes que eles se tornem um transtorno maior.

5. Mais satisfação do cliente

Quando todas as etapas de um projeto são desenvolvidas respeitando o cronograma, sem custos adicionais e alcançando todas as metas, o cliente fica feliz e mais satisfeito.

Um cliente feliz é facilmente fidelizado e certamente voltará a fazer negócios, além de recomendar o trabalho da empresa para outros possíveis clientes, o que prova o quanto uma gestão de projetos eficiente pode trazer mais lucros a médio e longo prazo.

O papel de um gerente de projetos (na prática)

Os gerentes de projetos representam uma série de mudanças dentro das equipes. Visando os objetivos da empresa, eles utilizam habilidades, técnicas e conhecimentos para garantir o bom desempenho de todas as etapas, além de inspirar o senso de propósito dentro do time.

Um gerente de projetos devidamente capacitado fornece motivação para que a equipe enfrente novos desafios e tenha mais empenho na busca do alcance das metas. Então, por mais que um projeto seja temporário, uma boa liderança é o melhor caminho para alcançar objetivos de diferentes portes e complexidade.

O gestor de projetos tira a equipe da zona de conforto

Um bom profissional é aquele que deve pensar em todas as alternativas, nos ganhos e no que quer para o futuro – e, para isso, é preciso sair da zona de conforto. Os conhecimentos sobre gestão de projetos são a solução para quem busca esse movimento.

Ser gestor de projetos requer preparo

Não são todas as empresas que possuem um gerente de projetos em tempo integral, mas quando surge uma nova tarefa, um gerente é chamado para a implementação de um sistema de gestão. Assim, esse profissional deve estar preparado para assumir esse tipo de responsabilidade – e, certamente, ficará mais visível à empresa, podendo ganhar espaço na organização.

A gestão de projetos exerce liderança sobre toda a equipe

A equipe de um projeto pode incluir colaboradores de departamentos distintos, mas todo o controle das etapas deve ser feito por uma única pessoa: o gerente do projeto.

Trata-se de um desafio, mas também de uma ação necessária para fortalecer o time e mostrar que a empresa sabe gerenciar as oportunidades, além de assegurar a satisfação do cliente e o desenvolvimento pessoal e profissional de todos.

A gestão de pessoas dentro do gerenciamento de projetos

Os gerentes de projeto, além de gerenciar as etapas dos planos, também cultivam habilidades para a gestão de pessoas, um conhecimento que é necessário para desenvolver a boa comunicação entre todas as pessoas da equipe e outros envolvidos, como patrocinadores e aqueles que utilizarão os resultados adquiridos.

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Como se tornar um gerente de projetos?


Curso Gerenciamento Projetos com MS Project

A Labone é uma instituição que conta com consultores de conhecimento aprofundado em teoria, mas, principalmente, vivência prática em gerenciamento de projetos em empresas.

O curso Gerenciamento de Projetos com MS Project é promovido pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos ou PMI, uma das maiores associações para profissionais da área. Ele tem mais de 700 mil membros, profissionais certificados e voluntários em praticamente todos os países do mundo para aumentar o sucesso das suas empresas, evoluir em suas carreiras e tornar a profissão ainda mais atrativa.

Curso Gráfico de Gantt

O Gráfico de Gantt traz visão privilegiada das tarefas dentro de um determinado período. O gráfico é utilizado para mapear e planejar projetos de todos os portes, sendo um método útil para mostrar qual trabalho está programado para ser realizado – e quando.

O curso de Gráfico de Gantt ajuda a mapear atividades que são dependentes de outras. Ao vincular tais tarefas, é possível aplicar os ajustes necessários. Essa é uma técnica fundamental para grandes projetos quando é difícil acompanhar os detalhes.

E quanto à gestão de pessoas? Para que serve e por que é tão importante?

A gestão de pessoas está vinculada à gestão de projetos, sendo uma área responsável por gerenciar o capital humano da empresa. Esse tipo de gestão utiliza diversas técnicas, como recursos humanos, para focar nos objetivos da empresa sem renunciar ao bem-estar dos colaboradores.

Para que a gestão de pessoas seja realmente eficiente, é preciso que o gerente e a equipe estejam em perfeita sintonia, levem a cultura da empresa a sério e se esforcem para se engajar no desenvolvimento das atividades e projetos – seguindo sempre o planejamento estratégico.

Os principais objetivos da gestão de pessoas são:

  • Otimizar o desenvolvimento de ações de alto desempenho;
  • Assegurar que a organização esteja sempre contratando pessoas qualificadas, talentosas e com o perfil da empresa;
  • Apoiar a empresa no alcance dos objetivos, desenvolvendo atividades relacionadas aos recursos humanos, sempre integradas com as metas do negócio;
  • Apoiar a prática de abordagens éticas quanto à gestão de pessoas;
  • Criar uma relação saudável e positiva entre os gestores e os colaboradores;
  • Incentivar a aplicação de uma abordagem ética à gestão de pessoas.

Os pilares da gestão de pessoas

Os três pilares da gestão de pessoas são:

Motivação

A motivação é uma das bases da gestão de pessoas e grande responsável por garantir que o capital humano alcance as metas almejadas, tendo em vista que colaboradores motivados têm mais disposição para se qualificar, produzir e permanecer na empresa.

Nesse sentido, combater os fatores que podem causar desânimo é fundamental, assim como ter a percepção de identificar casos isolados de desmotivação ou sentimentos coletivos – que podem levar a problemas sérios internamente.

Liderança

A liderança é outro pilar da gestão de pessoas, já que serve de base para a performance de toda a equipe, que trabalha melhor quando sabe que pode contar com um líder engajado e proativo.

Importante notar que a capacitação de um líder vai além de obter conhecimentos técnicos. É preciso prezar pela comunicação, pela escuta atenta da equipe, pelo relacionamento com cada colaborador etc.

Comunicação

A comunicação é o pilar mais falho da gestão de pessoas atualmente, uma vez que muitas empresas ainda são deficientes de uma boa comunicação entre gestores e equipes.

A comunicação é essencial para a empresa e para o sucesso de projetos e, por isso, deve ser uma meta dentro da gestão de pessoas.

O gestor deve saber como incentivar, de forma transparente, a comunicação entre os setores da empresa, entre os envolvidos de uma equipe e entre colaboradores e administração. Isso faz toda a diferença, ajudando talentos a exporem suas ideias e eliminando gargalos.

Como ser um bom gestor de pessoas

Para ser um bom gestor de pessoas, é preciso treinamento e atenção. O estudo acerca do gerenciamento de capital humano deve levar em consideração temas importantes, como gestão de conflitos e a forma como equipes de alta performance devem ser tratadas e relacionadas com os resultados esperados em empresas.

O gestor deve investir em cursos de gestão de pessoas que abordem quais são os estágios de desenvolvimento de equipes, e como aplicar métodos comprovados para cada um na busca pelo desenvolvimento da equipe e superação de resultados e metas.

Torne-se um excelente especialista em gestão de projetos e gestão de pessoas

Ser especialista em gestão de projetos e de pessoas abre portas para o profissional e para a empresa onde ele trabalha. Para ser um ilustre gerente nessa área, basta investir nos cursos de gestão de projetos e gestão de pessoas da Labone.

A Labone é o maior portal de conhecimento para a formação de profissionais e segue em constante melhoria. Pelo site, é possível ter acesso a todas as aulas e assisti-las 100% online. O conteúdo fica disponível 24 horas por dia!

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