A Engenharia Hídrica tem se mostrado como uma importante área de atuação, já que seu profissional atua na gestão e uso dos recursos hídricos além de sua exploração.

Isso é de grande importância em um mundo em que os recursos naturais estão ficando mais escassos devido a exploração do meio ambiente sem limites.

Apesar do planeta ser cercado de água, a grande maioria dela é salgada e por esse motivo não é utilizada tão abundantemente quanto a água para consumo humano.

Existem projetos de dessalinização da água do mar, entretanto, eles são muito caros e são poucos os que fazem esse investimento.

Assim, o engenheiro hídrico possui o conhecimento necessário para fazer a exploração, a gestão e o uso dos recursos hídricos. Suas habilidades são voltadas para o planejamento e orientação quanto a utilização das águas nas bacias hidrográficas.

Assim, esse profissional possui como missão fazer com que água de boa qualidade atenda às necessidades da população e que eventuais danos ambientais sejam evitados ou reduzidos.

Tabela de Conteúdo

O que é Engenharia Hídrica?

A Engenharia Hídrica é um curso de nível superior que tem tido uma quantidade bem interessante de alunos ao longo dos anos.

Nesse curso, o futuro profissional adquire conhecimentos necessários para fazer a gestão, exploração e o uso dos recursos hídricos de forma consciente.

Para saber qual a disponibilidade e a demanda hídrica existente nas bacias o engenheiro hídrico faz cálculos com o intuito de descobrir esses dados.

Por isso, ele é o profissional mais indicado para auxiliar na implantação das políticas voltadas para o uso e o controle da qualidade da água.

Ele também pode atuar na manutenção e recuperação dos mananciais. Ao se formar, o engenheiro hídrico possui uma gama muito interessante de possibilidades de atuação.

Afinal, ele possui o conhecimento necessário para:

  • Executar e planejar os projetos voltados para a geração de energia hidrelétrica;
  • Saneamento básico;
  • Irrigação de plantações;
  • Aproveitamento eficiente da água nos prédios, casas, indústrias e também no campo;
  • Transporte aquático.

O engenheiro hídrico além de ter habilidades para executar essas tarefas também é capaz de desenvolver sistemas voltados para a captação e o tratamento da água.

Por tudo isso, um setor que tem se mostrado como o mais promissor para esse profissional é a irrigação, a agropecuária e a drenagem do solo.

A produção de grãos também tem se mostrado uma importante área para esse profissional e por esse motivo deve ser considerada pelo engenheiro hídrico.

Principais disciplinas do curso de Engenharia Hídrica

A grade curricular do curso de Engenharia Hídrica envolve disciplinas muito interessantes e principalmente as que realizam cálculos. Assim, logo no primeiro ano o foco do curso é focado em um ciclo básico.

Por isso, esse período conta com as disciplinas de física, química, matemática e cálculo.

No primeiro ano também são dadas matérias introdutórias que vão fornecer ao estudante um panorama melhor do curso.

Já no segundo ano as disciplinas mais específicas começam a ser estudadas e são fornecidas informações muito importantes para o aluno.

Nesse período da faculdade ele conhece quais as principais formas de ocorrência e como as fontes hídricas estão sendo usadas.

Além, é claro, de ver detalhadamente como que a energia elétrica é gerada.

Outros cursos que estão presentes na grade curricular da Engenharia Hídrica são:

  • Ecologia;
  • Microbiologia;
  • Hidrologia;
  • Irrigação e drenagem;
  • Economia de recursos naturais.

Essas são disciplinas bem específicas e muito necessárias para a formação do engenheiro hídrico. Também são ofertadas as disciplinas de Legislação Ambiental e Ética Profissional.

Sem falar nas aulas que são realizadas em laboratório e das atividades de campo que também são ofertadas com o intuito de formar profissionais de alto gabarito.

Assim, visitação em usinas hidrelétricas não são descartadas nesse curso. Para a conclusão do mesmo, o estudante precisa cumprir com a carga horária voltada para o estágio, além, é claro, de ter de entregar o trabalho de conclusão do curso.

Ambos são obrigatórios. Em média, a duração do curso de Engenharia Hídrica é 5 anos.

Grade curricular Engenharia Hídrica

A grade curricular pode variar de acordo com a instituição de ensino, mas algumas disciplinas estão presentes na grande maioria delas.

São elas:

  • Hidrometeorologia;
  • Estatística Aplicada aos Recursos Hídricos;
  • Microbiologia Ambiental Aplicada;
  • Qualidade da Água;
  • Topobatimetria;
  • Geoprocessamento Aplicado aos Recursos Hídricos;
  • Hidráulica e Superfície Livre;
  • Hidráulica Marítima;
  • Tratamento de Água e Esgoto;
  • Manejo, Controle e Gestão dos Recursos Hídricos;
  • Gerenciamento da Drenagem Urbana.

A grade curricular conta com disciplinas que são obrigatórias e algumas que são opcionais. É preciso ter atenção às nomenclaturas e também a carga horária, pois isso pode ser diferente em cada instituição de ensino.

Softwares utilizados na Engenharia Hídrica

O engenheiro hídrico precisa fazer uma série de análise e processos. Cálculos complexos são uma realidade muito próxima desse profissional quando começa a atuar.

Para ter mais precisão e segurança ao executar essas tarefas existem alguns softwares que são utilizados na Engenharia Hídrica.

Eles são essenciais nas mais diversas áreas que a engenharia possui e no caso da Engenharia Hídrica alguns ótimos exemplos de software são:

Rawin – esse software é voltado para o abastecimento de água. Com ele, o profissional é capaz de realizar o desenho, o dimensionamento e a verificação das redes que abastecem a região com água.

Também pode utilizar esse software para calcular as redes malhadas e ramificadas. O software também possibilita que pontos críticos sejam reconhecidos através de projeto topográfico com as curvas de nível.

SYHDA – Permite que seu usuário realize o manuseio dos dados hidrológicos referentes a vazão e chuva que foram obtidos nos principais bancos de dados do país como, por exemplo, o INMET e o HidroWEB – ANA.

Seu objetivo é auxiliar a montagem do banco de dados que é usado para realizar as simulações. Também pode ser utilizado para tomar decisões quanto aos recursos hídricos.

Quais são as áreas de atuação da Engenharia Hídrica ?

Quando o assunto é as áreas de atuação do curso de Engenharia Hídrica há uma boa diversificação.

Afinal, os recursos hídricos são abundantes e estão envolvidos em diferentes atividades, principalmente quando se trata do Brasil. Mas, no geral, é possível fazer a seguinte segmentação:

Projetos

Essa é uma das áreas de atuação que o engenheiro hídrico consegue ter uma vasta atuação.

Afinal, na área de projetos esse profissional pode atuar nos projetos voltados para sistemas e drenagem, redes de irrigação, tratamento e distribuição da água e bombeamento.

Outra forma de trabalhar nessa área é trabalhando com o planejamento, a definição e a fiscalização das obras e das estruturas hidráulicas, como é o caso dos portos e dos canais, por exemplo.

Gestão de bacias

Nessa área de atuação o engenheiro hídrico possui como missão fazer o gerenciamento das bacias hidrográficas, de como elas serão utilizadas.

Isso é muito importante, pois vai permitir que os recursos hídricos existentes passem a ser utilizados de forma muito mais otimizada.

Isso quer dizer que os recursos hídricos passarão a atender as necessidades sem que os desperdícios, tão comuns, aconteçam.

Estudos ambientais

A área dos estudos ambientais é direcionada para promover a proteção ambiental. Nesse caso, o engenheiro possui o importante papel de fazer o planejamento dos programas e das ações que atendem esse objetivo.

Quando o intuito é fazer o controle dos recursos, o engenheiro realizará um monitoramento intenso dos parâmetros hidrológicos.

O objetivo é analisar qual o impacto que as atividades que são executadas naquele local estão causando.

Por exemplo, qual o impacto que as obras de uma usina hidrelétrica estão causando naquela região de sua implantação? Quem pode determinar isso é o engenheiro hídrico.

Operação de reservatórios

O profissional que se especializa em Engenharia Hídrica possui habilidades e conhecimentos necessários para trabalhar administrando a utilização das águas em represas. Seu foco pode ser a geração da energia elétrica.

Mas isso não é tudo, pois também é necessário que esse recurso seja gerido nas atividades que envolvem lazer, transporte e irrigação.

Melhores faculdades de Engenharia Hídrica

O curso de Engenharia Hídrica é muito interessante e somente as melhores faculdades o oferecem.

Mas como não são todas as faculdades do país que possuem esse curso é preciso fazer uma boa pesquisa a fim de encontrar aquela que se encontra mais próxima de sua localização.

Apesar de sua oferta ser um tanto limitada, às instituições que oferecem esse curso possuem boas notas no ENADE e são muito bem conceituadas.

Um ótimo exemplo é a UFRGS que oferece o curso de Engenharia Hídrica com uma avaliação sensacional. O mesmo é válido para a UFPEL que também oferta esse curso em sua grade.

Ao realizar uma pesquisa rápida no portal e-MEC, é possível visualizar uma lista das universidades que são credenciadas pelo MEC (Ministério da Educação) e as notas que elas possuem.

A seguir, confira a lista das melhores faculdades de Engenharia Hídrica e suas respectivas notas:

  • UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) – Nota 3;
  • UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) – Nota 4;
  • UFPEL (Universidade Federal de Pelotas) – Nota 4;
  • UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) – Nota 5.

Salário do engenheiro hídrico

A engenharia hídrica em atuação no tratamento de resíduos

No Brasil, no ano de 1966 foi criada a Lei 4.950/A que especifica quanto um profissional da Engenharia deve receber de salário mínimo.

Assim, os seguintes valores estão descritos na referida lei:

  • 6 horas de jornada de trabalho – 6 salários mínimos;
  • 7 horas de jornada de trabalho – 7,25 salários mínimos;
  • 8 horas de jornada de trabalho – 8,5 salários mínimos.

Apesar de existir essa lei que regula a questão do salário para os engenheiros, é importante ter em mente que alguns fatores podem influenciar no valor do salário.

Assim, é preciso avaliar a região que a empresa está localizada, seu porte, o quanto o profissional tem de experiência entre outros fatores.

Tudo isso acaba influenciando o mercado de trabalho e o valor do salário. Quanto aos cargos que estão relacionados com a engenharia e que as empresas contratam temos:

  • Trainee – experiência de até 2 anos no cargo;
  • Júnior – entre 2 e 4 anos;
  • Pleno – entre 4 e 6 anos;
  • Sênior – entre 6 e 8 anos;
  • Master – superior a 8 anos.

Entretanto, não existem muitas informações nos sites especializados quanto ao salário do profissional da Engenharia Hídrica.

O que mais se encontra são informações quanto ao termo Profissionais da Água que acaba envolvendo técnicos do sistema de tratamento, analista de água além dos engenheiros hídricos.

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado.