Pontos importantes sobre Controle de Qualidade que você precisa saber

O tema controle de qualidade vem sendo cada vez mais debatido em organizações que prezam pelo sucesso de suas operações. Não por acaso, a busca por indicadores de qualidade também se torna uma máxima dentro desse contexto.

O resultado é que um número cada vez maior de organizações estão aderindo a essa tendência, buscando se adequar a diferentes normas e claro, fazendo uso das 7 ferramentas de qualidade.

Mesmo conhecendo sobre o assunto e entendendo do que se trata todo o processo (incluindo o controle estatístico), no entanto, nem todo colaborador se atenta à importância do assunto.

Diante desse cenário, existe pelo menos uma dúzia de coisas que os chefes gostariam que seus profissionais soubessem sobre o controle de qualidade.

São fatores que ilustram bem o quão fundamental é saber aplicar com precisão os conceitos previstos nesta ferramenta. A seguir apresentamos quais são essas coisas.

1 – O controle incentiva a consciência de qualidade

De modo geral, o controle proporciona uma mudança generalizada no fluxo de trabalho da equipe. Isso começa na melhoria da consciência de qualidade, ou seja, todos os colaboradores trabalham na mesma sintonia, sabendo exatamente a qualidade exigida, e ainda mais importante, porque a qualidade é importante.

Quadro branco com a palavra qualidade escrita
qualidade é definida pelo cliente

Isso torna o fluxo de trabalho mais produtivo, e como consequência traz uma significativa melhora nos processos. Os chefes querem que os colaboradores saibam disso para que possam colocar em prática de maneira eficiente todos os conceitos relacionados à qualidade.

2 – A satisfação dos consumidores importa

Essa é uma outra percepção que os chefes querem que os colaboradores obtenham.

É fato que no fundo todos sabem que a satisfação do consumidor é importante, no entanto, na maioria das vezes os trabalhadores não se lembram desse detalhe nos processos de melhorias.

Desconsiderar esse ponto, portanto, é um grande erro que os chefes não querem que você cometa. A satisfação do cliente deve ser palavra de ordem em qualquer ambiente de trabalho.

3 – Há redução no custo de produção

Saber que o controle permite redução no custo de produção é outra coisa importante. Os chefes querem que os colaboradores saibam disso porque assim todos podem se esforçar para que haja melhoria contínua nos processos da empresa.

Isso é obtido por meio da redução significativa nos desperdícios de insumos e outros fatores que se traduzem em economia. Como consequência disso, o quadro de profissionais responsável por aplicar de maneira efetiva o conceito pode se beneficiar com maiores salários.

O cálculo é simples, se a empresa está obtendo uma economia significativa, nada mais justo que remunerar melhor aqueles que estão contribuindo para esse cenário.

4 – Permite utilização mais eficaz de recursos

O controle de qualidade também permite uma melhor distribuição no uso dos recursos disponíveis.

Dessa forma, o desperdício também é reduzido, mas nesse caso o benefício não é apenas a economia, mas a otimização de tempo, uma vez que acaba com a ineficiência de todos os tipos.

5 – Há redução nos custos de inspeção

Os custos de inspeção também podem ser reduzidos a partir de uma perfeita implementação do controle de qualidade. Os valores economizados nesses casos podem ser extremamente substanciais, o que torna isso desejável por todos os chefes. Lembrando que a inspeção é um desperdício, pois o produto, processo ou serviço deve ser feito certo da primeira vez.

6 – Melhora no bom relacionamento interno

Não são apenas os colaboradores individualmente que podem se beneficiar de uma boa aplicação do controle de qualidade na empresa. Por meio de uma melhora significativa no fluxo de trabalho, há uma sensível melhora na produção de produtos no âmbito coletivo.

Isso se traduz em satisfação ao cliente, e em uma maior boa vontade dos colaboradores em fazer parte de uma engrenagem que realmente funciona e traz resultados positivos.

Pessoas conversando sobre qualidade
qualidade nos relacionamentos internos

7 – Melhora na moral dos colaboradores

Até mesmo a moral dos colaboradores pode ser afetada, e todo chefe gostaria que os colaboradores tivessem isso em mente. Isso porque um sistema eficaz e bem implementado leva todos os trabalhadores a um desejo de evolução, o que se traduz em maior qualidade sempre.

8 – Melhoria na relação empregador-empregado

Conforme adiantamos, não é apenas no âmbito individual que os benefícios podem ser observados.

Na medida em que o controle de qualidade se desenvolve no sentido de proporcionar uma melhor atmosfera industrial, há melhor interação na relação empregador-empregado.

De um lado está a empresa, que valoriza cada vez mais aquele que lhe traz bons resultados. Do outro, está o colaborador, que se desdobra para entregar os resultados inerentes aos processos. Nesse caso, há um respeito mútuo.

9 – Melhoria nas técnicas e métodos de produção

Com os dados técnicos e de engenharia para o produto, há uma grande melhora nos processos fabris. Como consequência disso, todo o fluxo de produção pode ser otimizado. É mais um detalhe importante que os chefes gostariam que os colaboradores soubessem.

10 – Melhoria na fixação de preços

Com a introdução das medidas de controle de qualidade, também é possível experimentar melhoria nas possibilidades de precificação. Isso resolve problemas relacionados à fixação de preços.

11 – Aumento na eficácia dos anúncios

Outro ponto interessante da implementação da ferramenta é que a propaganda se torna mais eficaz. Isso porque com uma melhor qualidade, o produto gera mais confiança no público consumidor.

12 – Aumento nas vendas

Como consequência de tudo o que foi dito, o controle de qualidade também influencia diretamente o aumento das vendas. Isso porque com melhorias na qualidade e aumento na satisfação dos clientes, o processo de atração de clientes se torna mais fácil.

Isso facilita a melhoria na resposta aos anúncios, conforme mencionado no último tópico, o que também é um indicador de melhoria das vendas.

Gráfico de vendas melhorando com a qualidade
É fundamental superar as metas

Como aprender tudo sobre Controle de Qualidade

Esses são apenas alguns dos fatores essenciais que um profissional precisa saber a respeito desse importante assunto.

Quem reconhece cada um dos aspectos citados, e tem o conhecimento necessário para colocar o controle de qualidade em prática, tende a se destacar aos olhos do chefe e da empresa.

Para quem deseja seguir esse caminho, portanto, uma opção é o curso de controle de qualidade online, que prepara os profissionais para ingressar nesse mercado.

 

Nome de um profissional que pratica qualidade

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