Metodologia Estruturada para implantação do Lean Six Sigma

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Ciência de Foguete ou Metodologia Estruturada?

A implantação do Lean Six Sigma em empresas não é ciência de foguete, mas sim uma metodologia estruturada que faz uso de conceitos, métodos e ferramentas, mas deve contar sempre demanda liderança e gerenciamento, pois não acontece por acaso. Há passos bem definidos para se ter sucesso neste desafio que gera resultados.

O planejamento da implantação é vital para o sucesso, e as empresas devem investir muito tempo neste item, e precisam investir o mesmo tempo que aplicam na produção, planejamento estratégico, e outros, ou seja, Lean Six Sigma demanda disciplina.

Muitas vezes os green e black belts são treinados para aplicar o DMAIC de maneira estruturada em projetos relevantes para o negócio, mas são arrastados para outros projetos não organizados e, muitas vezes para resolver “crise” e apagar incêndio.

Conhece as duas últimas palavras (crise e incêndio), eu tenho certeza de que você já ouviu certo!? O resultado deste tipo de “desvio” na implantação é catastrófico para a empresa no longo prazo, pois a empresa estará sendo sempre reativa ao invés de ser proativa.

Lean Six Sigma deve ser parte do planejamento da empresa, não concorrer com o mesmo e deve trazer benefícios como:

Resultados Resultados e mais Resultados

No mundo corporativo não há espaço para romantismo ou pensamentos filosóficos, mas sim um foco total em resultados, o que se espera de qualquer iniciativa usando metodologia científica ou não.

Maior envolvimento dos funcionários

Um dos grandes benefícios do Lean Six Sigma é o aumento da participação dos funcionários durante o desenvolvimento da implantação pois estes estão ciente de que irá ajudá-los a melhorar os processos e aumentar o valor para seus clientes, internos e externos.

Ao envolver os funcionários na implantação, eles desenvolvem uma maior valorização pelo impacto do trabalho que desempenham nos resultados finais do negócio, e uma apreciação de como o trabalho de outros funcionários e departamentos também leva ao sucesso.

Custos Reduzidos

Para as empresas envolvidas em ações Lean Six Sigma, entre os principais benefícios desejados está uma redução nos custos associados a melhorias nos processos para exigir menos tempo (e recursos dos funcionários) e para diminuir os defeitos ou erros que podem levar ao retrabalho.

Maior satisfação do cliente

Uma vez que a metodologia Lean Six Sigma envolve um forte foco nas necessidades e exigências dos clientes, e entrega de alto valor aos clientes, um dos benefícios de trabalhar com essas técnicas é um aumento na satisfação do cliente final.

Por fim, o aumento da satisfação do cliente resultará em negócios repetidos, aprimoramento do boca-a-boca otimista e, juntamente com a execução bem-sucedida, melhorará as vendas e o sucesso geral dos negócios.

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