Lean e Six Sigma: Quais as diferenças entre essas metodologias?

Você conhece as metodologias Lean e Six Sigma? Cadastre-se e tenha acesso ao nosso vídeo com todas as informações!

vídeos

Mais sobre esse material

Lean Manufacturing, ou simplesmente “Lean” é uma abordagem sistemática para reduzir o desperdício em um sistema de produção, mantendo a produtividade. A manufatura enxuta, que tem suas raízes no Sistema de Produção Toyota (TPS) do Japão, tem como objetivo reduzir o desperdício nas operações de manufatura, enfatizando o que agrega valor enquanto elimina o que não agrega.

Há uma variedade de ferramentas Lean disponíveis, permitindo que cada empresa adapte as estratégias de manufatura Lean a seu próprio processo de produção único. Abaixo vamos ver  as oito categorias de desperdícios que a manufatura Lean visa remover.

Os 8 desperdícios do Lean Manufacturing

Aqui temos os 8 desperdícios do Lean

Aplicar o Lean, como foi dito anteriormente, começa com a eliminação de desperdícios, a fim de se concentrar no que fornece valor ao seu processo, o que leva a agregar valor para seus consumidores.

É fundamental entender os muitos tipos de desperdícios e como eles influenciam sua empresa. Existem oito tipos diferentes de desperdícios:

O que é Six Sigma?

Six Sigma é um conjunto de metodologias e ferramentas para melhorar os processos comerciais e gerenciar a qualidade. O Six Sigma tenta aumentar a repetibilidade e a precisão dos resultados dos processos, identificando problemas, descobrindo suas causas e atualizando os procedimentos.

A qualidade e a pontualidade da entrega do produto melhoram à medida que a eficiência e a redução de defeitos melhoram, e com isso, idealmente, o entusiasmo e a confiança dos funcionários – e o resultado final da empresa.

Six Sigma utiliza abordagens estatísticas para detectar problemas e melhorar os processos com o objetivo de atingir resultados quase perfeitos. Os projetos de melhoria orientados por dados são realizados em uma ordem específica e com objetivos específicos de melhoria em mente, referidos como metas de valor.

O projeto é patrocinado, gerenciado e completado por equipes com ampla experiência na abordagem Seis Sigma.

Mas afinal o que é Sigma?

O Seis Sigma é derivado da modelagem estatística do processo de fabricação. Um “sigma”, é uma unidade de desvio padrão. Um processo que é considerado bem regulado criou algo que está dentro de +/-6s, Seis Sigma, a partir da linha média de um gráfico de controle.

Dito de outra forma, há pouco desvio do padrão e ele está dentro de limites aceitáveis. O Seis Sigma também é conhecido como 6 Sigma. A Motorola registrou o nome nos anos 90.

Na prática, um processo Seis Sigma garante que 99,99966 % de todos os produtos, chamados de oportunidades, estejam livres de defeitos.

Em essência, o processo gera 3,4 erros para cada milhão de oportunidades (DPMO). Os níveis de Sigma também podem ser considerados como o grau de desvio de um processo ou de um produto em relação à perfeição.

Um princípio-chave é ver as falhas sigma como falhas para atingir as expectativas dos clientes. Você tem uma boa chance de criar coisas que estão bem dentro das especificações, se você visar o nível Seis Sigma.

Como mostrado na tabela abaixo, existem vários níveis Sigma, cada um dos quais representa o número de defeitos permissíveis por milhão e, consequentemente, o grau de maturidade de um processo.

Na tabela, temos os níveis sigma

Não deixe de conferir nosso curso 100% gratuito de Lean Manufacturing!

 

 

Já possui uma conta? Faça seu Login