Ferramentas do Lean Six Sigma: 30 ferramentas para você conhecer e aplicar

Conheça 30 ferramentas para otimizar processos

e-book

Mais sobre esse material

As ferramentas do Lean Six Sigma possuem uma importante função quando o assunto é melhorar e otimizar processos. Sendo extremamente importante para alcançar os objetivos da organização, essas ferramentas podem proporcionar diversos benefícios não somente para o processo, mas também para os profissionais envolvidos no mesmo, já que o trabalho tende a se tornar menos denso.

Foto sobre Ferramentas do Lean Six Sigma

Existem muitas ferramentas do Lean Six Sigma, onde cada uma dessas ferramentas possui uma determinada finalidade. Sendo assim, é extremamente importante analisar qual é o objetivo da ferramenta antes de fazer a sua aplicação, pois uma aplicação inadequada pode gerar retrabalho e ineficiência.

O que é Lean Six Sigma?

O Lean Six Sigma consiste em uma metodologia que uniu a filosofia Lean Manufacturing (Produção Enxuta) com a metodologia Six Sigma. Essa metodologia é tão eficiente que se tornou um dos melhores modelos de melhoria contínua de processos, sendo este o mais eficiente e que vem sendo amplamente utilizado pelas maiores empresas de todo o lugar do mundo.

As ferramentas do Lean Six Simga podem ser aplicadas em empresas de pequeno, médio e grande porte, sendo necessário sempre adequar o uso das ferramentas com o tipo de processo e objetivos.

Classificação das ferramentas do Lean Six Sigma

De modo mais abrangente, as ferramentas do Lean Six Sigma podem ser classificadas de duas formas: ferramentas de otimização de processos e ferramentas de análise estatística.

As ferramentas de otimização de processos são as que dão a possibilidade de as equipes criarem fluxos de trabalho mais eficientes, por meio da eliminação ou redução do tempo de atividades que não agregam valor ao processo.

Já as ferramentas de análises estatísticas são as que permitem fazer uma análise de dados mais eficiente, sendo muito útil na tomada de decisões e geralmente utilizada por cargos mais gerenciais e estratégicos.

Objetivo da metodologia Lean Six Sigma

O sistema Lean Seis Sigma foi desenvolvido para atender às principais demandas do mercado, seja com a criação de produtos tangíveis ou serviços. Como principais objetivos do método podemos citar:

  • Eliminação de desperdícios;
  • Eliminação de erros;
  • Redução e otimização de processos ao reduzir etapas que não são essenciais;
  • Redução da variabilidade dos processos;
  • Aumento da qualidade do produto final ou serviço.

Oito desperdícios no Lean

A filosofia de Produção Enxuta tem como objetivo principal reduzir ou erros e agregar qualidade ao produto. Para isso, é necessário entender sobre os 8 tipos de desperdícios citados no Lean para que as ferramentas mais adequadas possam ser utilizadas. Os 8 desperdícios da filosofia Lean que devem ser eliminados são:

  • Superprodução: a superprodução gera estoque em excesso, já que se produz mais do que o necessário;
  • Tempo de espera: o tempo de espera pode ser relacionado ao tempo de aguardo dos materiais para a fabricação ou aguardo de manutenção do equipamento;
  • Transporte: o desperdício com o transporte é quando ocorre o deslocamento de pessoas, equipamentos, estoque e matéria prima de forma desnecessária;
  • Superprocessamento: consiste nas etapas desnecessárias no processo que somente fazem o produto ou serviço chegar mais tarde até o cliente final;
  • Estoque: estoque parado é dinheiro parado, ter mais do que o necessário no estoque também é uma forma de desperdício;
  • Movimento: o deslocamento excessivo dos funcionários gera perda de tempo e consequentemente desperdício;
  • Defeitos: os defeitos são falhas que não permitem o uso adequado do produto acabado;
  • Habilidades: os defeitos relacionados às habilidades são os desperdícios humanos.

Caso queira veja na ASQ temas relacionados a Ferramentas do Lean Six Sigma.

Já possui uma conta? Faça seu Login