Diagrama de Ishikawa: Veja um case aplicando este método

Veja um case para o Ishikawa que preparamos com outras ferramentas também

vídeos

Mais sobre esse material

Diagrama de Ishikawa – Você conhece?

O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta usada para levantar todas as causas raízes que podem estar afetando um problema ou causando um efeito indesejável.

Ishikawa é uma ferramenta muito versátil podendo ser aplicada por qualquer pessoa em toda e qualquer organização, negócio ou atividade onde se espera elencar os itens que geram ou contribuem para que se esta investigando.

 

O que você vai ver neste case?

Neste case você verá como aplicar métodos em um problema para que sejam colocadas em práticas ações para resolver o que esta diminuindo a produtividade e qualidade de uma reunião em uma empresa.

Serão usadas, além do Ishikawa, ferramentas como Matriz de Esforço e Benefício além de um modelo de plano de ação que estará disponível para download.

Benefícios

O Ishikawa é um modo muito eficiente de usar da melhor forma possível o conhecimento de pessoas sobre um determinado tema que esteja sob análise.

No caso do usar o Ishikawa para encontrar as causas raízes potenciais de um problema, tanto a participação de pessoas quanto a análise de dados existentes é muito importante.

Aplicando o Ishikawa do modo como temos sugerido neste case (exemplo de aplicação prática), você entenderá como usar o conceito de “Abrir” e “Fechar” contido em metodologias como Lean Six Sigma.

Abrir” significa que usando o ishikawa serão levantados todos os itens, que por ventura gerem uma interferência ou impacto no que se esta estudando, desta forma as pessoas podem lançar mão de todo seu conhecimento sob o tema de forma participativa, ou seja, sem ser desqualificado qualquer sugestão de causa.

Como resultado do processo acima, se abre a possibilidade de indicar inúmeras causas por pessoas, o que é muito bom!

Fechar” significa que uma vez que há muitas causas apontadas no diagrama de ishikawa, se faz necessário usar outras ferramentas para priorizar quais causas deverão ser tratadas, e para isto é usada a matriz de esforço e benefício.

Por último mas não menos importante será vista uma sugestão de como usar um plano de ação baseado no conceito 5W2H.

Ícone do Diagrama de Ishikawa

Baixe:

os Anexos deste Vídeo clicando em: Anexos do Ishikawa

Veja nosso treinamento sobre Ishikawa em: https://www.laboneconsultoria.com.br/treinamentos/fishbone/

Visite também o site da ASQ – American Society for Quality para conhecer um pouco sobre qualidade.

 

Já possui uma conta? Faça seu Login