FMEA – Descubra os pontos mais importantes para sua implementação

Confira os detalhes do FMEA com nosso infográfico gratuito! Cadastre-se ou faça login para acessar!

Saiba os principais pontos do FMEA
infográfico

Mais sobre esse material

O que é o FMEA ou Failure Mode and Effect Analysis?

Nesta imagem, temos a explicação do que é o FMEA

A análise FMEA introduzida na década de 1940 pelo Exército Americano, pode ser considerada um método progressivo para reconhecer todos os defeitos potenciais em um projeto, no desenvolvimento ou fase de montagem, ou ainda em um produto ou serviço.

  • “Modos de falha”: refere-se a como algo pode falhar. Falhas são erros e defeitos que afetam o cliente, seja agora ou futuramente.
  • “Análise dos efeitos” significa uma investigação das consequências de tais falhas.

As falhas possuem prioridade com base na gravidade de suas consequências, sua frequência e sua facilidade de detecção. O objetivo do FMEA é tomar medidas, começando com alta prioridade, para eliminar ou reduzir as falhas.

Os modos de falha e as análises de efeitos também documentam o conhecimento e as ações atuais sobre o risco de falha a serem usados para a melhoria contínua. FMEA é usado para prevenir falhas durante o projeto. Ele é subsequentemente usado para controle antes e durante a operação de processo contínuo. Idealmente, o FMEA começa nos primeiros estágios de design do projeto e continua ao longo da vida útil do produto ou serviço.

Quando usar o FMEA?

  • Quando um processo, produto ou serviço é redesenhado
  • Se houver uma nova aplicação de um processo, produto ou serviço existente
  • Antes de desenvolver um plano de controle de processo novo ou modificado
  • Quando um processo, produto ou serviço existente visa a melhoria
  • Quando um processo existente, falhas de produto ou serviço são analisadas
  • Ao longo da vida do processo, produto ou serviço

O que é FMECA?

Nesta ilustração, temos o que é o FMECA

A Análise de falhas de critérios e efeitos de modo (FMECA) é uma versão abrangente de análise de criticidade do FMEA.

Failure mode and effect analysis é um método qualitativo em sua forma fundamental, explorando apenas cenários hipotéticos. Quando adicionamos os componentes de criticidade aos modos de falha identificados, atribuímos uma medição quantitativa.

Assim, o nível de risco pode ser estimado com mais precisão – e as medidas corretivas podem ser priorizadas com mais precisão.

Quer saber mais sobre o FMEA e FMECA? Conheça nosso treinamento online FMEA e compreenda como aplicar as diferentes versões desta ferramenta.

Além disso, não deixe de adquirir seu infográfico de forma 100% gratuita! Basta fazer o login ou se cadastrar em nossa plataforma para ter acesso!

Já possui uma conta? Faça seu Login