O que é Gestão por Resultados?

A gestão por resultados é orientada através de um modelo de negócio regido por estratégias de administração de empresas. Esse tipo de gestão necessita de alto comprometimento da equipe pois foca no empenho dedicado por todos para o atingimento das metas.

No trabalho em equipe, não há uma exigência de horas trabalhadas, mas de dedicação para alcançar as metas estabelecidas. A gestão por resultados busca atribuir metas em todas as ações executadas, ou seja, ninguém planejará uma ação que não esteja atrelada a uma meta.

gestão por resultados

A gestão por resultados, diferente da gestão tradicional,  pois se concentra em determinar objetivos a serem alcançados e os valores da organização. A gestão tradicional se destina a focar em processos.

Um dos objetivos é otimizar o desempenho da empresa, independentemente de seu tamanho ou de sua abrangência geográfica de atuação.

Para adotar esse tipo de gestão é importante que a direção corporativa conheça como o processo funciona, e se o mesmo é adequado para atingir seus objetivos comerciais, financeiros e técnicos.

A gestão por resultados e suas características

As principais características da gestão de resultados são:

– O procedimento fica em segundo plano, a chave para todo o processo é o foco no resultado;

– Todos são responsáveis por atingir ou não os resultados propostos;

– A liderança é compartilhada e participativa;

– A sede da empresa atua com todas as unidades da empresa sempre integradas para obter o resultado estabelecido, cada unidade de negócio contribui.

Integração de setores e de unidades de negócios

Todos os departamentos da empresa atuam, conjuntamente, com a elaboração de projetos, processos e ações para atingir as metas e gerar os melhores resultados estabelecidos pela gestão.

gestão por resultados

Todos os departamentos e filiais da empresa andam juntas e trabalham sempre integradas.

Vantagens da Gestão por resultados

Ao implementar a gestão por resultados na empresa, há uma renovação no ambiente corporativo. Todos os funcionários e colaboradores se sentem mais motivados.

Todas as equipes de trabalho se sentem envolvidas em todo o processo e sabem que sua participação realmente faz diferença para o alcance dos objetivos.

As principais vantagens da gestão por resultados são:

– Integração de todos os departamentos e unidades da empresa;

– Motivação da equipe;

– Melhoria da comunicação;

– Comprometimento da equipe;

– Elevação do engajamento entre todas as hierarquias da empresa;

– Sentimento de pertencimento;

– Trabalho realizado com foco e metas.

A comunicação da empresa

A empresa que implementa a gestão por resultados no seu processo produtivo incentiva a melhoria de comunicação interna, todos ficam mais atentos às informações corporativas e dão maior atenção às palestras, reuniões e informativos internos.

Aumento do nível de comprometimento

A equipe passa a ter mais comprometimento, o que ajuda a aumentar a produtividade da empresa. O estabelecimento de objetivos ajuda a cada membro da equipe a ter mais visão sobre o seu papel para atingir os resultados.

O comprometimento com a produtividade também gera o sentimento de pertencimento, e engajamento à produção junto com todos os membros da equipe. O ritmo de produção e qualidade consequentemente melhoram.

Metodologias para aplicar a gestão de resultados na empresa

Para implementar a gestão por resultado, há várias metodologias:

– Revisão de objetivos da empresa;

– Renovação da percepção de gestores e empresários sobre o planejamento estratégico do negócio;

– Definição de objetivos da equipe;

– Organização de reuniões para estudar se os objetivos efetivamente serão alcançados;

– Avaliação de desempenho;

– Análise sobre dados precisos para saber se os objetivos traçados foram atingidos;

– Recompensar a equipe de trabalho quando as metas forem atingidas.

Objetivos da gestão por resultados

A gestão por resultados pode buscar diferentes tipos de objetivos, desde a redução de gastos até o aumento da produção. Os resultados podem ser propícios com a redução de custos, otimização de um projeto ou elevação da produtividade da equipe.

Em determinados casos, além do comprometido, é necessário elaboração de cursos, e-books e treinamento da equipe para capacitar todos os envolvidos na aplicação de soluções.

gestão por resultados

A busca dos resultados exige maior envolvimento dos gestores e dos colaboradores, desde que o estabelecimento de objetivos sejam atingíveis com prazos específicos para cada setor.

As equipes podem e devem ser monitoradas pela direção da empresa ou pela gerência responsável por administrar a gestão de resultados. É importante que todas as equipes possam contar com os líderes para os momentos de desafio.

Atingindo os objetivos

Ao atingir os objetivos, a empresa pode oferecer uma recompensa pelo envolvimento e dedicação com o trabalho. Dessa forma todos saem ganhando e se sentem motivados para novos desafios.

Porte da empresa

Esse método de gestão pode ser empregado em empresas de diferentes portes e tamanhos. O modo como se administrar empresa é essencial para determinar se suas metas principais serão ou não atingidas.

Aumento da produtividade

A gestão por resultados ajuda no aumento de produtividades, acelera a obtenção de resultados necessários para a empresa, podendo gerar um nível elevação do engajamento de colaboradores na empresa.

gestão por resultados

Em todo o mundo, esse modelo é conhecido como MBO ( Management by Objectives) ou MBR (Management by Results). Todas as empresas buscam resultados, mas esse modelo de gestão visa estimular toda a empresa na busca de novas metas ou conclui-las .

Responsabilidade compartilhada

Toda a equipe de funcionários e colaboradores, independente das funções que desempenham na organização, se sentem mais responsáveis pelos resultados gerados pela empresa.

A responsabilidade compartilhada gera atenção sobre perdas e oportunidades desperdiçadas, por exemplo. Todos os membros da equipe se sentirão envolvidos na seleção dos objetivos a serem atingidos.

Todos os esforços devem ser orientados e recompensados. A recompensa ajuda a manter o engajamentos para o cumprimentos de novas metas.

Resultados no lugar de processo

Na aplicação de metas, é necessário seguir determinadas diretrizes para serem cumpridas, não deve existir uma imposição de determinadas formas de agir ou de realizar uma tarefa.

A busca deve sempre focar nos resultados estabelecidos e não nos variados processos e procedimentos desempenhados na organização.

Melhoria no ambiente de trabalho

Com a aplicação dessa formatação de gestão, o ambiente de trabalho se torna mais positivo, gerando relação mais próxima entre os funcionários. Os processos se tornam integrados em diferentes níveis de hierarquia, havendo mais compartilhamento de informações, com mais feedbacks positivos e colaboração entre os profissionais.

Recompensa

As recompensas concedidas pela empresa quando uma meta é atingida pela equipe pode ser uma viagem, uma bonificação no salário, realização de festa ou a oferta de cursos profissionalizantes, entre outros tipos de recompensas oferecidas.

É perceptível que os colaboradores se dedicam mais em projetos de autoria própria do que em tarefas impostas por terceiros. Dessa forma, todos da equipe sentem mais motivação quando percebem que fazem parte de um processo decisório e compartilhado.

Aumento da produtividade

A produtividade aumenta com o engajamento da equipe. Os colaboradores que se sentem identificados com a empresa, se sentem responsáveis pelos resultados, com objetivos comuns, essa identificação aumenta a produtividade da empresa.

Etapas para implementação da gestão por resultados

– Revisão dos objetivos – A empresa deve revisar os objetivos da empresa e torná-los comunicáveis e acessíveis para todos. Deve-se conhecer as características e intenções da empresa e estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo.

– Definição de objetivos – Os líderes e os liderados devem definir os objetivos e os resultados de todos os projetos. Estar acordados com metas e com os prazos estabelecidos para alcançá-las.

– Monitorar processos – Todos os envolvidos devem acompanhar o processo para atingir os resultados buscados antes do prazo final estabelecido anteriormente. As avaliações devem ser feitas conjuntamente entre líderes e liderados.

– Avaliação de desempenho – A empresa deve avaliar o desempenho de toda a equipe em nível individual e coletivo.

– Recompensa – Distribuir as recompensas de forma justa e equitativa entre os membros da equipe e da empresa que se dedicaram a atingir as metas.

A gestão por resultados para a sua empresa

A sua empresa obterá ganhos de otimização de tempo e de produção ao aplicar a gestão por resultados, ela é orientada para engajar a sua equipe de trabalho.

Por meio de um modelo de negócio regido por estratégias de administração de empresas a gestão de resultado deve ser compartilhada por líderes e liderados.

Diferente da gestão de processos, esse método que trabalha focado em atingir mentar precisa de alto nível de comprometimento de todos os colaboradores da empresa.

Dessa forma, a equipe de trabalho tem mais liberdade para criar soluções e sugerir ideias de modo participativo. O foco principal está no empenho de cada um em âmbito individual e coletivo dedicado por todos.

No trabalho executado pela equipe a responsabilidade sobre as perdas e os ganhos devem ser compartilhados, por não haver uma exigência de horas trabalhadas, mas de dedicação contínua para alcançar as metas estabelecidas.

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