Gemba Significado: Lugar onde o trabalho acontece
Leia nosso artigo sobre GEMBA “logo abaixo”, e depois aproveite para baixar o eBook GEMBA WALK! Inscreva-se para obter acesso ao e-book!
Mais sobre esse material
O que é Gemba ?
Gemba significado: é o ‘lugar verdadeiro’, ou seja, é o lugar onde o trabalho acontece. A origem da palavra é japonesa e significa que o local onde a ação acontece, ou seja, reúne pessoas e a produção. É onde pode-se encontrar fatos e, geralmente, onde é um lugar passível de promover melhorias em processos.
Gemba significado: traduzindo de uma maneira mais simples e direta quer dizer: “lentar da cadeira e ver como a atividade acontece no local onde acontece!!”
Por isso, estar no Gemba é fundamental para avaliar com assertividade os processos e adquirir conhecimento com quem realmente lida com eles, no dia a dia. Para abordar problemas sob a ideia do Gemba é necessário que a gestão assuma as responsabilidades na obtenção da qualidade, custo e entrega – QCD.
Alguns pontos importantes para a gestão do Gemba:
- A gerência deve estabelecer objetivos claros e ser o principal responsável por alcançá-las
- Identifique as necessidades do Gemba diretamente com as pessoas que trabalham nele
- Todos os envolvidos devem pensar em todos os tipos de problemas e soluções, porque com isso a resistência à mudança diminui
- A melhoria contínua precisa ser uma possibilidade concreta, clara para todos
- A abordagem deve enfatizar bom senso e baixo custo, fazendo com que as soluções propostas também sejam mais concretas para todos
- A filosofia do Kaizen deve inspirar o trabalho e a melhora da eficiência do trabalho
- Lembrar que nem todas as mudanças necessitarão de aprovação da alta administração.
Atividades do Gemba
As duas principais atividades do Gemba são:
- Manutenção – que deve seguir os padrões estabelecidos e manter o status planejado de performance.
- Kaizen – que auxiliará na melhoria constante, realizada dentro dos padrões estabelecidos. Fazem parte do Kaizen: a Padronização, os 5S e Eliminação do Muda (Desperdício).
Faça-se presente!
Lembre-se que a gestão do Gemba depende de que se vá ao local, por isso, para que seja eficaz, você deverá
- Ir ao Gembra quando o proplema aparecer
- Cheque o Gembutsu, que são os objetivos relevantes, como refugos, máquinas quebradas, mercadorias devolvidas, entre outros
- Promova ações temporárias
- Encontre a causa-raiz
- Padronize de forma a evitar reincidências
As lideranças devem ir ao gemba e ajudar as equipes a solucionar problemas. Essa ação tem sempre o objetivo de avaliar criteriosamente o fluxo da produção, e, como tal, entender possíveis gaps, identificar oportunidades de melhoria, auditar a padronização do trabalho e ter uma atitude aberta e colaborativa para que essas soluções ajudem a criar cultura interna, conscientizando a todos da importância da qualidade e da manutenção dela pela melhoria contínua.
Veja este artigo do Lean Enterprise Institute!