Gráfico de Dispersão em Excel e Minitab: Aprenda a fazer e interpretar

Aprenda a fazer e a interpretar o Gráfico de Dispersão no Excel e no Minitab e também confira dicas do nosso instrutor de como usar todo o potencial com gráficos diferentes. Inscreva-se para ver o vídeo!

vídeos

Mais sobre esse material

Aprenda a fazer Gráfico de Dispersão, que também é conhecido como Diagrama de Dispersão, no Excel e no Minitab com este vídeo explicativo.

Esta ferramenta é uma das ferramentas da qualidade bastante usada para entender como dados de entrada (variáveis X) se relacionam com dados de saída (variáveis Y), usando para isto gráficos para facilitar a interpretação dos dados.

Este gráfico pode ser gerado por diversos aplicativos, dentre eles o Excel e o Minitab. Abaixo pode ser visto um exemplo feito pelo Excel:

Diagrama de Dispersão em Excel

Outro aplicativo também usado para gerar o diagrama de dispersão é o Minitab. Veja abaixo um exemplo gerado:

Diagrama de Dispersão no Minitab

O gráfico de dispersão é difundido em diversas áreas como Qualidade, Melhoria Contínua, Engenharia de Produção, dentre outras podendo propiciar a correlação entre diversas variáveis.

Quando você deve usar o Gráfico de Dispersão?

Os gráficos de dispersão são usados principalmente para observar e demonstrar correlações entre duas variáveis numéricas.

Os pontos de um gráfico de dispersão não apenas representam os valores de pontos de dados individuais, mas revelam padrões quando os dados são vistos como um todo.

Os gráficos de dispersão são comumente usados para identificar relações correlatas. Nestas circunstâncias, queremos saber o que seria uma boa previsão para o valor vertical se nos fosse dado um valor horizontal específico.

A variável no eixo horizontal é freqüentemente referida como uma variável independente, enquanto a variável no eixo vertical é referida como a variável dependente. As relações das variáveis podem ser descritas de várias maneiras: positiva ou negativa, forte ou fraca, linear ou não-linear.

Um gráfico de dispersão também pode ser usado para identificar outros padrões nos dados. Podemos categorizar os pontos de dados dependendo de quão próximos os conjuntos de pontos se agrupam.

Os gráficos de dispersão também podem revelar quaisquer lacunas inesperadas nos dados, bem como quaisquer pontos mais externos. Isto é útil se quisermos separar os dados em áreas diferentes, como na criação de personas de usuários.

Caso queira saber mais, veja: Scatter Chart

Já possui uma conta? Faça seu Login