O Lean Office contra desperdício: como usar o método com eficiência
Lean Office é uma metodologia aplicada em diversos segmentos para obter resultados positivos em vários aspectos. Para ter acesso ao material, faça seu cadastro.
Mais sobre esse material
O Lean Office, no contexto de negócios, é uma filosofia contra o desperdício que ajuda as empresas a trazer valor aos clientes mais rápido e melhor, executando os mesmos processos de forma mais inteligente do que antes.
Numerosas definições são fornecidas em diferentes fontes para este termo, mas ele poderia ser descrito da
seguinte forma:
Lean Office é a aplicação da filosofia “Lean” aos processos chamados de front-end, ou seja, os processos não diretamente relacionados com a produção, como compras, sistemas, rh, etc.
No início dos anos 90, a Toyota Manufacturing desenvolveu a ideia de Lean, identificando oito tipos de desperdício de processo (ou “muda”).
Como afirmam os pioneiros deste conceito, um fabricante pode realmente agregar valor aos produtos, removendo o desperdício nesses nos processos e serviços.
Esse avanço permeia a produção atual e agora começa a ser visto em áreas fora do chão de fábrica: especificamente, os escritórios.
Empresas de fabricação de ponta começaram a reconhecer muitas semelhanças entre suas linhas de produção e seus próprios escritórios.
Ambas as configurações têm pessoas e processos gerando saída de trabalho. Mais importante ainda, ambos têm processos – que, deixados sem tratamento, tornam-se ineficientes.
O conceito de um escritório enxuto (lean) é comparativamente novo, e ainda há diferentes perspectivas sobre como ele pode ser alcançado com sucesso, mas um ponto de convergência: todos concordam que o lean gera benefícios tangíveis e positivos.
A eliminação de resíduos em um ambiente de trabalho também pode ser mais difícil do que na linha de fabricação, porque o crescimento em um escritório é muito menos quantificável. Mas esses seis princípios centrais permanecem testados e verdadeiros.
1. Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM)
2. Padronização
3. Fluxo
4. Foco
5. Cultura
6. Alinhamento
Para entender mais sobre o Lean Office ou escritório enxuto, baixe nosso ebook. Basta clicar no botão ao lado e aproveitar o conteúdo sobre esta filosofia de mudança.