O Lean Office contra desperdício: como usar o método com eficiência

Lean Office é uma metodologia aplicada em diversos segmentos para obter resultados positivos em vários aspectos. Para ter acesso ao material, faça seu cadastro.

Saiba mais sobre lean office ou escritório enxuto
e-book

Mais sobre esse material

O Lean Office, no contexto de negócios, é uma filosofia contra o desperdício que ajuda as empresas a trazer valor aos clientes mais rápido e melhor, executando os mesmos processos de forma mais inteligente do que antes.

Numerosas definições são fornecidas em diferentes fontes para este termo, mas ele poderia ser descrito da
seguinte forma:

Lean Office é a aplicação da filosofia “Lean” aos processos chamados de front-end, ou seja, os processos não diretamente relacionados com a produção, como compras, sistemas, rh, etc.

No início dos anos 90, a Toyota Manufacturing desenvolveu a ideia de Lean, identificando oito tipos de desperdício de processo (ou “muda”).

Como afirmam os pioneiros deste conceito, um fabricante pode realmente agregar valor aos produtos, removendo o desperdício nesses nos processos e serviços.

Esse avanço permeia a produção atual e agora começa a ser visto em áreas fora do chão de fábrica: especificamente, os escritórios.

Empresas de fabricação de ponta começaram a reconhecer muitas semelhanças entre suas linhas de produção e seus próprios escritórios.

Ambas as configurações têm pessoas e processos gerando saída de trabalho. Mais importante ainda, ambos têm processos – que, deixados sem tratamento, tornam-se ineficientes.

O conceito de um escritório enxuto (lean) é comparativamente novo, e ainda há diferentes perspectivas sobre como ele pode ser alcançado com sucesso, mas um ponto de convergência: todos concordam que o lean gera benefícios tangíveis e positivos.

A eliminação de resíduos em um ambiente de trabalho também pode ser mais difícil do que na linha de fabricação, porque o crescimento em um escritório é muito menos quantificável. Mas esses seis princípios centrais permanecem testados e verdadeiros.

1. Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM)

2. Padronização

3. Fluxo

4. Foco

5. Cultura

6. Alinhamento

Para entender mais sobre o Lean Office ou escritório enxuto, baixe nosso ebook. Basta clicar no botão ao lado e aproveitar o conteúdo sobre esta filosofia de mudança.

desperdício

Já possui uma conta? Faça seu Login